O que Evitar no Seu Site Para Melhorar a Leitura do Google

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:3 min
Beatriz Okubo

Você sabia que os buscadores estão cada vez mais aprimorando seus algoritmos para escanear sites e rankeá-los de uma maneira justa? Hoje, vamos ajudar você a entender a leitura do Google, responsável pelo maior serviço de pesquisa on-line, a partir de práticas que podem ser evitadas para que suas páginas sejam encontradas facilmente.

O que pode prejudicar o seu site na leitura do Google?

As pesquisas funcionam dessa maneira: as pessoas buscam informações por meio de palavras-chave e os melhores resultados são posicionados nos primeiros lugares. Mas, como que a leitura do Google funciona para rankear cada uma das páginas? Simples. Cada site é avaliado segundo uma série de quesitos que vão desde um cuidado especial com o conteúdo, até mesmo à estrutura e à segurança do sistema.

São muitos detalhes, mas, a partir de boas práticas, você pode tornar o seu site melhor estruturado e bem configurado em termos de SEO.

De forma prática, veja o que você precisa evitar para garantir que sua casa digital esteja bem preparada para a leitura do Google:

Conteúdo duplicado ou plagiado

Seu site não pode conter páginas com conteúdos repetidos. Por mais que o assunto seja o mesmo ou bastante similar, é imprescindível abordar a temática de maneiras distintas, pois a cópia é mal vista pelo buscador.

Dessa maneira, as cópias entre sites diferentes é considerada pior ainda. Primeiro, porque continua sendo um conteúdo replicado, mesmo que em plataformas diferentes. Segundo, porque é antiético e criminoso plagiar um artigo, texto ou matéria que alguém criou.

“Mas e se eu colocar a fonte?” — esta é a dúvida de muitos. Porém, mesmo com a fonte, o Google vai entender que você não produziu um novo conteúdo e apenas o reproduziu, dessa forma, quem publicou primeiro tem mais autoridade e você corre o risco de ser penalizado.

Imagens pesadas

As imagens dentro do blog ou mesmo as utilizadas para ilustrar produtos e páginas de serviços precisam estar em boa qualidade. Isso requer um cuidado especial para que também não estejam pesadas, pois podem acarretar em um aumento no tempo de carregamento e, consequentemente, na má experiência do seu usuário.

Quanto mais demorar para acessar suas páginas, maior a probabilidade de o visitante sair e procurar outro site. A leitura do Google vê o peso do site e a má usabilidade como pontos negativos.

Páginas com erros

Páginas com erros, URLs quebradas e outros problemas estruturais ou de servidor precisam ser resolvidos. Afinal, eles também aumentam a taxa de rejeição, já que o seu cliente acessa e, em poucos segundos, tem a decepção de não encontrar o que procurava e, muitas vezes, de nem ser redirecionado. Por isso, é importante contratar um bom serviço de hospedagem.

Estrutura não responsiva

Cada vez mais as pessoas estão conectadas por meio de dispositivos móveis, o que pede às plataformas digitais uma estrutura responsiva que se adapte às diversas proporções de telas.

Esta é uma característica muito relevante na leitura do Google e, se seu site ainda não conta com um layout e demais configurações do tipo, precisa resolver urgentemente.

O melhor é que você pode contar com a GoDaddy para criar seu site, hospedá-lo e garantir a segurança on-line necessária para obter muito sucesso. Cresça com o apoio da líder no mercado em soluções digitais.

Produtos Utilizados

SEOSaiba mais