8 técnicas de SEO para blog para conseguir mais acessos!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:11 min
Rafael Queiroz Bastos

Tem um blog e quer ser encontrado mais facilmente no Google e em outros sites de buscas? Confira as melhores dicas de SEO para blog e saiba como aumentar seus acessos sem precisar investir em anúncios. 

O melhor de tudo é que com medidas simples você pode impulsionar suas visitas de maneira prática.

Ficou interessado em aprender quais as técnicas de SEO para site e blog? Dentre elas, podemos destacar a qualidade do conteúdo, o uso de palavras-chaves, o uso estratégico de links, a periodicidade das publicações e muito mais. 

Comece agora mesmo a deixar seu conteúdo mais atrativo e fácil de ser encontrado por seu público-alvo!

O que é SEO para blog?

Você sabia que 68% das experiências na internet começam com uma pesquisa nos principais buscadores, como o Google e o Yahoo, segundo o Bright Edge

Isso já deixa claro o potencial deste canal para seu blog. Porém, são poucas vezes que as pessoas precisam procurar por algum conteúdo na segunda ou na terceira página, pois já encontram tudo o que precisam nos primeiros resultados.

Para se ter uma ideia, apenas 0.63% das pessoas que fazem uma busca no Google acessam os resultados ranqueados na segunda página, segundo o Backlinko.

Esses dados por si só mostram a importância não só de estar presente nos resultados de pesquisa dos principais buscadores em virtude da grande quantidade de pessoas que utilizam essa ferramenta, mas também de se posicionar em uma lugar de destaque, como na primeira página.

Então que faz um blog ser mais relevante do que outro? Estar bem posicionado nos buscadores e, para isso, é preciso entregar um conteúdo mais relevante que seus concorrentes. O Google e outros sites catalogam todas as páginas de acordo com o que o usuário deseja ler quando procura por termos específicos. 

Eles também avaliam a experiência que as pessoas têm ao acessar páginas da web. Essas análises resultaram em um ranking onde os primeiros colocados seguem as boas práticas e têm seus conteúdos mais acessados.

É nesse contexto que entra a importância de aprender o que é Search Engine Optimization (SEO). Mas, afinal, o que é SEO para blog?

É um conjunto de práticas e requisitos avaliados pelo Google que seu blog deve seguir para ocupar as primeiras opções de pesquisa nesse buscador. Nesse sentido, é fundamental trabalhar técnicas de SEO para deixar seu conteúdo com maior potencial para ser encontrado com facilidade.

Saiba mais sobre SEO no vídeo abaixo:

8 dicas de SEO para blog

Tem interesse em produzir de forma otimizada e ter sua marca vista por um grande fluxo de usuários que utilizam a internet? 

Quais as técnicas de SEO para sites e blogs? Separamos oito dicas simples para você pôr logo em prática no seu projeto:

  1. Escrever com base em palavras-chaves
  2. Crie conteúdos relevantes e não copie de outros sites
  3. Escolha boas imagens e configure-as corretamente
  4. Faça linkagem interna e externa
  5. Tenha URLs curtas e amigáveis
  6. Negocie Guestposts
  7. Faça publicações periódicas
  8. Otimize título, meta-título e meta-descrição.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas!

1. Escreva com base em palavras-chave

Toda busca começa com um termo, não é verdade? Mapeie todas as palavras-chave que têm ligação com o seu negócio ou com a temática do seu blog e crie uma estratégia de conteúdo. 

Assim, você pode relacionar cada termo com uma etapa específica da jornada de compra do seu consumidor.

Ou seja, se ele ainda estiver na etapa de conhecer o seu produto ou serviço, você não precisa escrever de maneira aprofundada, mas pode utilizar a palavra-chave para introduzir este público aos poucos.

Caso a palavra-chave esteja ligada à uma etapa de consideração ou de aquisição, crie artigos mais aprofundados que utilizem o termo-chave para levar o possível comprador à ação.

Em suma, a palavra-chave que deve orientar o conteúdo demanda que você a empresa conheça o funil de vendas do seu público-alvo. Assim, é possível desenvolver um mapeamento de palavras-chaves de acordo com a jornada do cliente desde a descoberta, passando pelo interesse e fechando na tomada de decisão de compra. 

Saiba mais sobre o funil de vendas no canal da GoDaddy:

Para facilitar seu trabalho e ter resultados mais satisfatórios, há ferramentas que podem te ajudar na elaboração da sua estratégia de SEO para blog no mapeamento de palavras-chaves: o Google Search Console.

Essa plataforma é gratuita e nela você pode desenvolver, gerenciar e monitorar o tráfego do seu site ou blog de acordo com as palavras-chaves definidas. Assim, você consegue rastrear a performance de cada uma delas e quais trouxeram mais resultados.

2. Crie conteúdos relevantes e não copie de outros sites

Você pode até pensar na facilidade de copiar um conteúdo de outro blog. No entanto, essa não é uma prática recomendada e, muito menos, ética.. 

E mesmo que adicione os créditos ao autor, o Google e outros motores de buscas compreenderão que seu blog não foi o criador e, por isso, não merece relevância. Pior do que isso, seu blog pode ser penalizado e rebaixado nos resultados.

O conteúdo duplicado pode ser um problema inclusive dentro do seu blog. Evite copiar trechos de artigos próprios, sempre crie novos conteúdos, mesmo quando for sobre assuntos similares. Dessa forma, você ajudará a criar relevância para a sua página.

Os conteúdos precisam ser relevantes, originais e de qualidade para que não só o Google o reconheça para posicioná-lo melhor, mas para que também os leitores sejam atraídos e continuem a leitura até o fim.

Todo conteúdo para blog pode ser uma oportunidade única de fisgar o usuário para que ele passe coloque o sua página no radar, vire um visite corriqueiro e, caso você tenha interesses comerciais, feche negócio com sua marca.

3. Escolha boas imagens e configure-as corretamente

No momento de escolher a imagem, lembre-se de conferir se ela não é muito grande para seu site. 

Arquivos pesados podem dificultar o carregamento da página, tornando todo seu site lento e resultando em uma péssima experiência para o usuário.

Caso a foto que você queria utilizar seja muito grande, é recomendado utilizar um compressor de imagem, como o Fotosizer. Nele, você pode redefinir as dimensões e o peso da foto para ela ficar melhor ajustada no seu blog e contribuir para a navegação do usuário.

Além disso, no momento da implementação, configure as informações da imagem. Adicione uma descrição e um texto alternativo (também chamado de alt tag) na ferramenta do seu blog. 

Esses dados precisam ser claros e conter a palavra-chave — que também é recomendada estar presente no título do arquivo. Esse processo vai facilitar o posicionamento da imagem em ferramentas de pesquisa como o Google Fotos, que não deixa de ser uma forma do usuário chegar até o seu blog.

4. Faça linkagem interna e externa

Uma das dicas de SEO para blog mais importantes é criar links internos e externos. Ao escrever, você terá a oportunidade de direcionar links para outras páginas do seu blog e para outros sites. 

  • Links internos: links inseridos no corpo do texto que levam para uma página dentro do seu próprio blog.
  • Links externos: links que levam para páginas hospedadas em outros domínios de sites de terceiros.

Os links externos são fundamentais pois eles podem dar mais embasamento para as informações que você está dando, principalmente quando essas referências são de qualidade e dizem respeito a uma autoridade oficial ou científica.

E em quantos links eu devo investir em um texto para a otimização SEO para blog? Isso depende do tamanho do conteúdo e até do teor do texto. Na verdade, a preocupação deve ser manter muito mais na qualidade dos links do que na quantidade.

Essa medida dá mais autoridade para quem está sendo linkado e é uma prática bem vista pelos mecanismos de busca. Além disso, eles também podem aumentar a visibilidade de um blog ao ser compartilhado para um maior número de pessoas.

5. Tenha URLs curtas e amigáveis

Seguimos nossas dicas básicas de SEO com a URLs dos seus posts. Elas precisam ser curtas, pois isso expressa clareza e foco. 

Quando um motor de busca avaliar a página em questão, ele terá facilidade para entender do que se trata e também para encontrar a palavra-chave. Sim, ela também precisa constar na URL.

Se está se perguntando o motivo de não poder alterá-la, podemos facilitar para você. Depois que um conteúdo é escaneado e rankeado pelos robôs dos buscadores, ao sofrer alteração no link do endereço, ele perde toda a autoridade.

6. Negocie guest posts

Os guest posts (em tradução direta, post de convidados) é outro ótimo recurso de como melhorar o blog para SEO. Ele funciona a partir de uma negociação entre dois blog/sites que trocam conteúdos com o benefício da divulgação.

Por exemplo, o blog X abre um espaço no seu domínio para que o blog Y publique um conteúdo deles, enquanto o blog Y também publica um conteúdo do blog X no seu espaço. Essa é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade de um blog para outros público e de aumentar a autoridade da sua marca a partir da divulgação feita por um parceiro de respeito.

Vale salientar que essas parcerias devem ser feitas de forma estratégica e com sabedoria, de forma que a troca de conteúdos seja relevante para os dois lados.  

Veja mais dicas de como divulgar um blog com a GoDaddy

7. Faça publicações periódicas

O sétimo ponto das nossas dicas de SEO para blog diz respeito à frequências de publicação. 

Manter seu espaço na internet sempre atualizado de conteúdos de qualidade é crucial para as ferramentas de busca, que passam a indexar mais conteúdos de qualidade do seu blog como relevantes.

Além disso, essa prática também é importante também para seu público, que terão a previsão de se manter informado com conteúdos diversos e com dados sempre novos e frescos.

Isso também dá mais oportunidade para novos usuários continuarem visitando o blog com frequência e compartilhando os conteúdos em redes sociais.

8. Otimize título, meta-título e meta-descrição.

Caso você não conheça, meta-título e meta-descrição são metadados expostos quando um conteúdo aparece nos resultados de pesquisa na internet. Por exemplo, se você pesquisar no Google “o que é a GoDaddy?”, esse é um dos resultados que aparecerão:

O meta-título é a parte em azul, isto é, o título do conteúdo do jeito que ele aparece nos buscadores. Por sua vez, a meta-descrição é aquele texto logo abaixo, que traz um breve resumo do conteúdo.

Caso seu blog esteja no Wordpress, esses metadados podem ser configurados na própria plataforma com a ajuda de plugins. O Yoast SEO, por exemplo, é para muito a melhor ferramenta SEO para Wordpress, pois ela ajuda com inúmeros detalhes da otimização da página.

No caso do meta-título e da meta-descrição, ela recomenda a inserção da palavra-chave e o número de caracteres mínimo e máximo para que o conteúdo ganhe pontos com o Google.

Por sua vez, o título nada mais é que o nome do conteúdo, mas não o que aparece na página do Google, mas sim na própria página do blog. Ele também deve conter a palavra-chave.

Agora que você já conferiu as dicas de SEO para blog, garanta a melhor hospedagem para seu site e um domínio que represente seu negócio com o suporte da GoDaddy! Tenha uma presença on-line muito mais eficaz!

Além disso, se você tiver precisando de uma mãozinha para criar seu próprio blog, mas não tem conhecimento técnico nenhum em desenvolvimento web, que tal contar com o Criador de Sites da GoDaddy?

Essa ferramenta é extremamente prática e simples de utilizar e oferece uma série de templates prontos, fontes tipográficas, banco de imagens e opções de cores para que você personalize o layout do seu blog de forma profissional e de acordo com a identidade visual do seu projeto!

Comece gratuitamente agora mesmo e conheça o poder dessa plataforma!

Produtos Utilizados

SEOSaiba mais
DomíniosSaiba mais