ArtigosCategoria

O que é CTR? Saiba por que essa métrica é importante

Tempo de leitura: 11 min
Paula Rocha
O que é CTR

Ao construir um site, é importante saber técnicas de SEO e investir em links patrocinados, mas, além disso, entender o que é CTR é igualmente indispensável. Especialmente porque, graças a essa pequena sigla, você consegue novos insights para melhorar o desempenho em suas ações de marketing digital.

Aliás, estudos recentes comprovam a eficácia dessa métrica para o sucesso das companhias. Segundo o Data Reportal, 183 milhões de brasileiros acessam a internet no Brasil diariamente — 86,2% da população total do país!

Além desses números, outra pesquisa, do Word Stream, apresenta um crescimento de 6% no CTR de inúmeros setores, como advocacia, imobiliário e tecnologia.

Ou seja: desconhecer ou ignorar a importância do Click Through Rate pode custar caro para o seu negócio — seja pelo investimento em estratégias sem alinhamento com seus benefícios ou por não entrar em contato com seu público-alvo adequado.

Mas, afinal, o que é CTR? Para que serve esse indicador? Para te ajudar na jornada, preparamos este artigo com os principais pontos sobre o assunto. Aqui, você vai saber:

  • o que significa CTR;
  • qual a importância dessa métrica;
  • como calcular o CTR;
  • como aumentar a taxa de CTR.

Confira o nosso conteúdo e aproveite as dicas! Boa leitura!

O que é CTR — Click Through Rate?

O CTR significa “taxa de cliques”. Trata-se de uma métrica que mensura a eficácia de um anúncio, link ou CTA (Call To Action — Chamada Para Ação). Ou seja, esse indicador mostra o quanto determinada página, aplicação, postagem ou anúncio despertou o interesse e a interação dos usuários.

Basicamente, essa métrica relaciona o número de interações e o de visualizações de um anúncio e indica a qualidade de uma campanha, a partir da porcentagem de usuários que clicaram no link após visualizá-lo.

Para que serve o Click Through Rate?

O CTR serve como um indicador de desempenho para mensurar a eficácia de um conteúdo clicável. Sua principal função é responder à pergunta: “Das pessoas que viram este material, quantas se interessaram o suficiente para clicar?”.

Além desse aspecto, a métrica também:

  • avalia o desempenho de uma campanha de marketing;
  • oferece insights para ajustes em mídias pagas;
  • ajuda a melhorar o SEO;
  • facilita a tomada de decisões;
  • auxilia na otimização de campanhas de e-mail marketing.

Ou seja: o CTR serve para medir o engajamento real do público com seus conteúdos. Dessa forma, de acordo com os resultados, você melhora os materiais para reduzir custos e aumentar as conversões.

Qual a importância do CTR para outras métricas?

O principal ponto de importância do Click Through Rate é sua atuação como um elo entre exposição e ação. Aliás, mais do que apenas mostrar o que funciona ou não em termos de conteúdo, essa métrica tem grande influência em outros indicadores de sucesso da sua companhia. Veja alguns exemplos a seguir.

1. CTR x Conversões

O CTR representa a primeira etapa do funil de vendas: afinal, sem cliques, não há taxa de conversão. Um bom Click Through Rate aumenta o número de visitantes qualificados no seu material e, por consequência, potencializa os resultados de conversão.

2. CTR x ROI — Return on Investment, Retorno sobre o Investimento

O CTR impacta diretamente o desempenho financeiro das suas campanhas. Cada vez mais plataformas utilizam esta métrica para definir índices de qualidade, que afetam a posição do anúncio e o Custo por Clique (CPC).

3. CTR x CAC — Custo de Aquisição de Cliente

Um CTR baixo indica que você paga para exibir anúncios que não geram interação. Quanto melhor o resultado nessa métrica, mais pessoas entram no funil com o mesmo orçamento, ou seja, sem gastos extras com o CAC.

Em outras palavras, o Click Through Rate impacta (direta ou indiretamente) inúmeras métricas de desempenho de qualquer negócio com presença digital. Este indicador é a porta de entrada do funil e uma das melhores formas de diagnosticar a saúde e eficiência das suas campanhas e mensagens.

Quais os benefícios de acompanhar o CTR?

Tão importante quanto saber o que é CTR, é compreender os benefícios que essa métrica traz para seu negócio. Esse indicador funciona como um termômetro de eficácia e, mais do que apenas esse aspecto, você obtém outras vantagens, como as que listamos abaixo.

1. Tomada de decisões com base em dados

Monitorar o Click Through Rate ajuda a comparar o desempenho e, com base nos resultados, descobrir qual ação gera mais engajamento. Assim, você baseia suas decisões de negócio em fatos, e não em achismos.

2. Diagnóstico de problemas no funil de marketing

Um CTR baixo pode indicar que algo antes da interação do usuário está errado. Talvez seu foco esteja no público errado, numa mensagem fraca ou com uma oferta desinteressante. Quando você identifica em que parte estão as falhas, é mais fácil corrigi-las e melhorar os resultados.

3. Otimização de SEO

O Google e outros mecanismos de busca consideram o CTR como sinal de relevância para subir (ou rebaixar) posições nos resultados. Ao melhorar os aspectos de SEO dos seus conteúdos, sua métrica cresce de forma orgânica, ou seja, sem que você precise pagar por tráfego.

4. Avaliação da relevância de palavras-chave e segmentação

Em campanhas de busca paga, no Google Ads, por exemplo, o CTR indica se as palavras-chave geram cliques qualificados. Dessa forma, você consegue avaliar quais termos são melhores para sua estratégia e quais não agregam valor às campanhas.

Como calcular o CTR?

O cálculo do Click Through Rate é bastante simples e rápido. Você só precisa:

  • identificar o número total de cliques;
  • dividir pela quantidade total de visualizações.

O resultado será o seu CTR.

​​o que é ctr

Por exemplo, se o seu anúncio teve 1000 exibições (impressões) e recebeu 50 cliques, o cálculo será o seguinte:

​​o que é ctr

No entanto, o que corresponde a uma taxa alta ou baixa dependerá do seu tipo de negócio, mercado e estratégias. Isto é, esses 5% de CTR podem ser ótimos para um anúncio de baixo orçamento e em um curto espaço de tempo, mas péssimo se o seu investimento for alto, por exemplo.

A seguir, falamos mais sobre o CTR ideal para cada canal.

Qual o CTR ideal?

Como vimos anteriormente, o Click Through Rate é uma métrica cuja eficácia varia de acordo com alguns aspectos — canal, investimento e tempo de exibição, por exemplo. Porém, é interessante ter em mente que existe, sim, uma base que mostra como saber se o CTR está bom. A partir desses valores, você tem uma boa ideia sobre a qualidade da sua métrica.

Veja, na tabela abaixo, um resumo atualizado sobre os valores médios e ideais para cada benchmark.

Canal/PlataformaCTR MédioCTR Ideal
Google Ads3% a 5%acima de 6%
Facebook Ads0,7% a 1,5%acima de 1,57%
Instagram Ads0,22%acima de 1%
E-mail marketing Ads1% a 5%acima de 2,66%
LinkedIn Ads0,39%acima de 1%

Esses números são interessantes, porém, lembre-se: cada negócio e cada estratégia são únicos. É importante avaliar cada caso isoladamente para garantir que os resultados são reais para o seu caso, independentemente desses exemplos, ok?

Se, com essas informações em mente, você ainda sentir que precisa melhorar suas taxas de CTR, veja algumas dicas que selecionamos para te ajudar!

7 dicas estratégicas para melhorar o CTR

Melhorar o CTR significa fazer com que mais pessoas atingidas pelo seu conteúdo interajam com o material — clique em links, abra e-mails ou realize ações do CTA. Para te ajudar nessa jornada, veja algumas estratégias eficientes de como aumentar o CTR.

1. Aposte em títulos e descrições de qualidade

Bons títulos e descrições (meta-title e meta-description) nos motores de busca, como o Google, são capazes de despertar o interesse do usuário. Quando bem construídas, essas tags podem atrair mais cliques para o seu conteúdo, então, capriche!

Seja objetivo, chame a atenção com um título atrativo e explique na descrição o que a pessoa encontrará na página.

2. Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos da mente são formas de persuadir pessoas com determinadas impressões. Existem indicadores de urgência, escassez, exclusividade e prova social, cada um com seu respectivo objetivo.

Um exemplo: você precisa criar um anúncio sobre as joias da sua loja virtual. Utilize frases de escassez, por exemplo, para criar um senso de necessidade na pessoa: “aproveite antes que acabe”, “unidades limitadas”. Avalie quais motivadores fazem mais sentido para o seu público e explore-os!

3. Sempre use as palavras-chave adequadas

Se você já usa estratégias de marketing digital há um bom tempo, certamente sabe o quanto as palavras-chave são fundamentais, certo? Esses termos são fundamentais, tanto para as páginas do site ou loja online, quanto para os anúncios.

Aproveite as ferramentas de pesquisa de keywords e utilize aquelas que melhor se enquadram no seu segmento. Essa seleção é muito importante para atrair os seus usuários, melhorar os índices de tráfego orgânico e, claro, melhorar seus resultados de modo geral.

4. Aposte nos anúncios do Google e suas extensões

Crie as suas campanhas de anúncios para o Google. Afinal, este é o site de buscas mais visitado no mundo e, consequentemente, é uma ótima plataforma para os seus negócios.

Além disso, você conta com extensões específicas para análise de links para páginas específicas do seu site, telefone de contato, botão de chamada, texto adicional, entre outros recursos para aumentar a taxa de CTR.

5. Melhore os seus CTAs

Quais frases você utiliza para instigar as ações dos seus clientes? Uma simples revisão nessa parte já pode melhorar — e muito! — os seus resultados. Fique atento à linguagem e tom de voz, gírias (se necessário), emoticons e outros termos que conversam com a sua audiência.

6. Defina bem os canais para anunciar

É importante cruzar dados para entender quais canais funcionam melhor para o tipo de público que você deseja atingir. Certifique-se de procurar referências de quais anúncios performam bem nas plataformas em que você pretende publicá-los.

Essa estratégia se chama nível de afinidade, e você deve considerá-la, tanto para escolher as redes sociais, quanto os sites onde colocará banners e outros tipos de anúncios.

7. Utilize o retargeting com cuidado

Depois de compreender o que é CTR, você consegue aplicar o retargeting com mais eficiência. Uma boa ideia é, antes de bombardear o público com produtos similares, mostrar a loja em banners menos agressivos e, então, verificar se há interesse por meio da mensuração dos cliques.

Caso haja, você poderá fazer uma pesquisa mais específica sobre quais produtos fazem mais sentido e, após isso, divulgá-los em banners específicos de “itens similares”.

Verifique também o tempo de campanha, para entender se os cliques costumam ocorrer nas primeiras visualizações ou não. Esses insights ajudam a definir os próximos passos de suas ações de marketing digital e até mesmo a entender se o retargeting funciona para você.

Conheça mais da GoDaddy e veja como ajudamos a melhorar seu CTR

Agora que você já sabe o que é CTR, não perca tempo em melhorar a taxa de cliques do seu site — com a GoDaddy ao seu lado, é claro!

A GoDaddy oferece uma variedade de recursos e orientações para te ajudar a melhorar o CTR em diferentes canais de marketing digital. Veja, a seguir, o que você pode fazer com nossas soluções:

  • otimizar anúncios e conteúdos;
  • refinar suas estratégias de SEO;
  • melhorar o e-mail marketing;
  • monitorar e ajustar continuamente os resultados.

Tudo de forma simples, fácil e rápida, com suporte de especialistas prontos para te ajudar a conquistar suas metas.

Chega de insistir em fórmulas que não funcionam: conheça o pacote de marketing digital da GoDaddy e veja, na prática, como nossas soluções são ideais para o seu negócio.

Produtos Usados

como agendar posts no wordpress
SEOSaiba mais
banner show in bio
Show in BioSaiba mais