Guia completo de SEO para e-commerce

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:10 min
Rafael Queiroz Bastos

Será que vale a pena investir em SEO para e-commerce? A resposta é sim! O tráfego orgânico (sem investimento em mídia paga) continua sendo um das estratégias mais eficientes e acessíveis de marketing digital, trazendo resultados incríveis para landing pages, blogs e, claro, também para as lojas virtuais.

O Google e as outras ferramentas de pesquisa são valiosas vitrines para os comércios digitais. Esses espaços são acessados rotineiramente por clientes em potencial que buscam por informações e produtos que podem estar disponíveis na sua loja.

Mas para estar presente nesta vitrine é preciso saber direitinho as principais técnicas de SEO no e-commerce para implementá-las direitinho na estratégia de marketing digital.

Você sabia que 44% das pessoas dão início a jornada de compra online por meio de uma pesquisa em mecanismos de busca? Além disso, 23,6% das compras no varejo digital são resultado de tráfego orgânico. Essas informações do Online Marketing Gurus.

E o principal: 95% dos acessos provenientes de tráfego orgânico são de conteúdos ranqueados na primeira página do Google, segundo o Web FX.

Viu como é importante saber posicionar sua loja online na primeira página? E com a implementação dessa estratégia você conseguirá isso sem gastar um centavo com anúncios de mídia paga.

Entenda melhor o que é SEO no e-commerce e como utilizar as melhores técnicas para tornar seu comércio mais visível e turbinar as vendas!

O que é SEO no e-commerce?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que, em tradução livre, significa otimização para mecanismos de pesquisa. Essa estratégia reúne uma série de recursos e pré-requisitos de otimização para páginas na web com o intuito de melhor posicioná-las em ferramentas de busca, como o Google, Yahoo e Bing.

O Google, por exemplo, utiliza um complexo algoritmo para avaliar uma série de fatores que contribuem para o bom ranqueamento de uma páginas nas primeiras páginas da plataforma.  

Esses fatores geralmente estão relacionados com a:

  • estrutura da página, como responsividade, velocidade, estabilidade e arquitetura da informação;
  • relevância e qualidade do conteúdo;
  • inserção de links para outras páginas como forma de validação da informação com outras fontes;
  • qualidade do tráfego, isso é, com relação a média de tempo que os usuários passam na página e interagem com ela, dentre outros fatores.

Portanto, o robô do Google monitora automaticamente esses critérios para assim hierarquizar os conteúdos em sua página de acordo com a busca de palavras-chaves dos usuários.

No caso específico do e-commerce, fatores como a usabilidade do site, arquitetura da informação e performance da página são fundamentais para um bom ranqueamento e para, assim, garantir a melhor exposição nesta vitrine tão importante no empreendedorismo digital.

Saiba mais sobre SEO e como turbinar o tráfego orgânico do seu site ou loja virtual com esse vídeo da GoDaddy:

Qual a importância do SEO para e-commerce?

O SEO vai muito além de simplesmente atrair novos clientes em potencial para a loja online. Afinal, implementar as principais técnicas dessa estratégia estimula a criação de páginas responsivas, user-friendly e de qualidade.

Por exemplo, para ser bem avaliado pelo algoritmo do Google, o e-commerce precisa oferecer uma experiência de navegação mais estável, ágil e fluida ao cliente. Ela funciona como uma série de protocolos a serem seguidos para criar um site otimizado, simples, dinâmico e de qualidade.

Isso contribui para que o usuário passe mais tempo navegando pelas páginas e seções da loja de forma prazerosa, assim como também contribui para associar o site a um ambiente que transmita autoridade no segmento e credibilidade perante o público–alvo.

Em termos financeiros, o SEO ainda traz benefícios por não demandar investimento em campanhas pagas. Além disso, 70% dos profissionais de marketing afirmam que estratégias de marketing orgânico são melhores que os famosos PPC (pay-per-click) para gerar conversões em vendas.

Como fazer SEO de e-commerce?

Já falamos mais acima de alguns requisitos importantes e técnicas de SEO para e-commerce. Agora, vamos nos aprofundar mais no tema e falar como otimizar as páginas que mostram e disponibilizam para venda aquilo que há de mais valioso para uma loja: os produtos!

Otimizar páginas de produtos garante que eles ganhem o verdadeiro destaque na hora de mostrar a marca nas pesquisas do Google, principalmente, quando o possível cliente pesquisa por um produto específico que sua empresa oferece. 

Sabe quando o usuário faz uma pesquisa de um produto no Google? Logo de cara, aparece uma lista de opções com foto, descrição e nome da loja. Esse é o momento do seu e-commerce brilhar para atrair o usuário para a sua página.

Mas, afinal, como fazer SEO de produtos? Nesse ponto, algumas regras tradicionais, como pesquisa de palavra-chave, título e meta título descritivos e atraentes, além de imagens otimizadas, fazem toda a diferença. 

Entretanto, é preciso lembrar que a página de produto tem por característica principal atrair o usuário para uma conversão em venda. Dessa forma, algumas boas técnicas de SEO para produtos são:

  • faça uma profunda pesquisa de palavras-chaves com termos relacionados de forma direta aos seus produtos e às demandas dos clientes para que as páginas fiquem no radar do algoritmo do Google;
  • fazer a devida otimização de imagens para SEO no e-commerce, em outras palavras: capriche em fotos profissionais e de alta qualidade para chamar a atenção do cliente e não esqueça de preencher a tag “alt” com a palavra-chave e um texto descritivo.
  • insira uma descrição rica e detalhada dos produtos, como principais recursos, benefícios e informações objetivas diversas, como tamanho, material, etc. O texto precisa ser legível, claro e, de preferência, incluir as palavras-chaves.
  • incentive os clientes a fazerem reviews e darem notas aos produtos, pois isso vai contribuir com a reputação e credibilidade do item, além de ganhar pontos com o algoritmo do Google;
  • Não esqueça de otimizar meta descrição e meta título com a palavra-chave bem visível, além de com um texto simples, atraente e objetivo.

Outras técnicas de SEO no e-commerce

Aprendeu como fazer SEO de e-commerce? Pois ainda temos algumas dicas complementares para te ajudar a otimizar as páginas da sua loja virtual. 

Uma delas é sobre a importância de otimizar categorias no E-commerce. Uma pesquisa de palavras-chave encontrará algumas tags relevantes para a divisão das páginas de produtos e outras seções do site em categorias.

Elas são termos mais amplos que podem fazer relação com os produtos e ainda dá mais possibilidade de ranqueamento e visualização nas pesquisas no Google. 

Nesse sentido, otimizar a URL no e-commerce também é fundamental para tornar o endereço para as páginas mais amigável e facilmente encontrado pelo algoritmo. 

Isso promove uma navegação mais intuitiva por seções e melhora a experiência e satisfação do cliente com a marca, além de aumentar as chances dele fechar negócio.

Plugin para SEO no e-commerce

Caso você tenha sua loja virtual no Wordpress, vale a pena dar uma olhada no Woocommerce e no Yoast SEO

O primeiro é uma ferramenta valiosa para transformar um site em uma loja funcional com templates e recursos para catálogo de produtos, carrinho de compras, gerenciamento de pedidos. Ele até oferece ferramentas de pagamento! 

Em suma, ele oferece os recursos básicos para você montar uma estrutura otimizada e adequada para os padrões de SEO. Ele é compatível com a maioria dos temas e plugins disponíveis pelo Wordpress, o que possibilita uma rápida e simples personalização da loja virtual de acordo com as demandas e características do negócio. 

Já o Yoast SEO é um plugin para SEO no e-commerce que avalia o conteúdo da página de forma automática a partir de uma checklist completa de requisitos cobrados pelo robô do Google.

Além disso, ele também possui recursos para avaliar a escalabilidade e qualidade de leitura do texto e das informações dispostas no site.

Portanto, o Yoast SEO e o Woocommerce formam uma ótima combinação para que você crie uma loja virtual funcional, intuitiva, dinâmica e otimizada para os principais motores de busca.

Saiba como criar um e-commerce no Wordpress e implemente todas as funcionalidades do Woocommerce:

Dica para turbinar o marketing digital da sua marca

Como melhorar o e-commerce? Se você estiver falando de melhorar os resultados comerciais de forma eficiente, o SEO precisa ser um dos protagonistas da estratégia de marketing digital do seu negócio.

Já vimos aqui como fazer SEO para e-commerce e também mostramos em números o impacto que essa abordagem para tráfego orgânico tem na credibilidade e lucros de uma loja virtual.

Entretanto, o marketing digital demanda um planejamento complexo em que diversas abordagens devem estar em sintonia para que a empresa atinja seus objetivos. 

Por exemplo, apostar em SEO não significa que necessariamente a loja precisa fechar os olhos para o tráfego pago. Campanhas específicas para determinadas fatias do público podem demandar um esforço mais agressivo que só as mídias pagas podem oferecer.

Além disso, alguns contextos, como o início das operações da loja virtual, geralmente pedem uma combinação de tráfego orgânico e pago para que o empreendimento consiga devagarzinho cavar seu espaço na vitrine das  ferramentas de busca.

Por fim, é importante não desconsiderar os outros canais, como redes sociais e e-mail marketing, para que o e-commerce mantenha-se forte em todas as frentes e meios de interação com seu público-alvo. 

Afinal, algumas comunicações funcionam estrategicamente melhor via e-mail, enquanto outras são perfeitas para viralizar nas redes sociais!

Veja como montar uma estratégia de marketing digital completa:

Conheça o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy

O Pacote de Marketing Digital da GoDaddy é uma ferramenta completa com uma combinação de recursos para que sua loja virtual consiga prosperar. 

Ele possui um otimizador de sites integrado para impulsionar o SEO para e-commerce. Além disso, é possível criar e gerenciar estratégias exclusivas de e-mail marketing, redes sociais e tráfego pago por meio um dashboard centralizado e extremamente intuitivo.

Crie artes para aprimorar o layout da loja online e tenha relatórios em tempo real para monitorar a performance da sua estratégia de marketing digital.

Comece gratuitamente agora mesmo!

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre a importância do SEO para e-commerce. Para mais dicas de marketing digital e empreendedorismo online, confira os outros conteúdos do blog da GoDaddy! Até a próxima!