SEO on-page: o que é + como aplicar? 6 boas práticas

ArtigosCategory
10 min read
Amanda Britto

Entender o que é SEO on-page é essencial em uma estratégia que planeja captar mais clientes. 

Se você chegou até aqui, já sabe o quanto a otimização de sites é fundamental em uma boa estratégia de captação de clientes, certo? 

Afinal, sem essa tática não é possível oferecer a melhor experiência ao usuário nem aparecer no topo dos motores de busca. 

Mas, será que você está por dentro de todas as tendências e entende como o SEO on-page pode te ajudar?

Se ainda restam dúvidas sobre esse assunto, você chegou ao lugar certo. Aqui compartilhamos dicas essenciais para aplicar a tática e sair na frente da concorrência! 

O que é SEO on-page? 

SEO on-page é um tipo de SEO que se preocupa em otimizar as seções internas do site ou blog visando auxiliar os mecanismos de pesquisa a encontrar, indexar e ranquear suas páginas. Ou seja, o SEO on-page reúne as práticas de otimização realizadas dentro do site para aumentar o tráfego. 

O objetivo é tornar os conteúdos mais relevantes e amigáveis aos motores de busca.

O SEO on-page não inclui as ações externas, que auxiliam no ranqueamento de um site, nos mecanismos de busca, como compartilhamento de links em redes sociais, promoções e parcerias e link building. 

Logo, o SEO on-page é um dos braços de uma estratégia completa de otimização, que ainda inclui:

  • SEO Off-page: envolve otimização de fatores externos ao site como a conquista de backlinks de outros sites, menções em redes sociais, compartilhamento de conteúdo, comentários em blogs, participação em fóruns e mais.
  • SEO Técnico: está relacionado à otimização de aspectos do código fonte do site como estrutura, velocidade de carregamento, compatibilidade com dispositivos móveis, segurança, sitemaps, redirecionamentos, e mais.

Leia também: PageRank — Entenda Mais Sobre Seu Ranqueamento No Google

Afinal, quais são os principais fatores de SEO on-page para apostar?

Agora que você já sabe que as ações on-page são parte de uma estratégia de SEO, é hora de compreender quais são as atividades que vão auxiliar o seu site a ocupar os primeiros lugares de resultados de busca no Google.

1. Crie conteúdo original e de qualidade

Impossível falar de SEO on-page sem destacar a produção de conteúdo relevante.

Isso porque os textos com riqueza de informações, português impecável e palavras-chave, atraem pessoas interessadas no que você tem a dizer. 

Em relação aos resultados de SEO, uma boa prática indicada é começar a sua estratégia a partir de uma pesquisa de palavras-chave sobre os temas relacionados ao seu negócio.

Esses assuntos, geralmente, estão atrelados ao tipo de serviço ou produto ofertado e às demandas que os clientes em potencial apresentam até chegar à sua empresa. 

Como o objetivo do SEO on-page é te ajudar ranquear dentro do Google, uma boa pesquisa de palavras-chave é essencial, afinal, ela envolve entender o comportamento de busca dos usuários da ferramenta.

Recursos como o Google Keyword Planner mostram os termos mais usados nas pesquisas relacionadas ao universo que você deseja abordar.   

Ao entender quais são essas perguntas, comece a produzir conteúdos que respondam a essas questões, dentro de suas plataformas, para que eles apareçam como resposta em pesquisas futuras.

2. Priorize títulos mais longos e chamativos

Já que a produção de conteúdo é um dos fatores essenciais de SEO on-page, é importante saber estruturar as informações. 

Primeiramente, comece com um título (H1) que traga insights e realmente desperte a atenção dos seus visitantes.

Esses títulos devem gerar curiosidade em que está tendo contato com o material. Afinal, é isso que fará com que o visitante tenha interesse em continuar a leitura do texto. 

Isso é importante porque o tempo médio que o usuário passa na sua página é uma dos fatores considerados pelo Google na avaliação de sua relevância. O que ajuda você a ganhar posições nos resultados da ferramenta, conforme o artigo é visto.

Além disso, criar um bom título é essencial na apresentação do tema do conteúdo e para ganhar mais cliques do que o seu concorrente na SERP. 

De acordo com um estudo da SEMrush, os títulos mais longos geram 2x mais tráfego e 2x mais compartilhamentos

Na missão de deixar o título mais atraente, uma alternativa é acessar a ferramenta do Google Trends e verificar quais são as frases mais procuradas pelas pessoas. 

Fora isso, as técnicas de copywriting também ajudam a criar chamadas persuasivas. 

Sobre isso, leia mais em: 10 dicas de copywriting para otimizar seus conteúdos!

3. Defina um meta título informativo e com CTA

Os meta títulos são exibidos nos resultados dos mecanismos de pesquisa como o título principal de uma página. 

Com essa função, eles desempenham um papel crucial no SEO on-page, por serem um dos fatores considerados pelos algoritmos do Google na determinação da relevância e da adequação de uma página à busca do usuário. 

Em outras palavras, o Google usa o meta título na avaliação do conteúdo, entendendo se ele responde à pergunta feita em uma busca.

Logo, ao invés de usar meta titles simples, aposte em frases que passem informações relevantes. 

Já o CTA (call to action) também é essencial para instigar o clique. 

Por exemplo, em uma página de roupas femininas, vale colocar: “Blusas e calças com preços imperdíveis. Clique e aproveite”. 

Mas atenção! Não crie títulos que ultrapassem o limite de visualização da SERP. Use simuladores de páginas de resultado, como a plataforma To The Web

Ela é gratuita e te ajuda a ver se o tamanho do título segue as diretrizes da plataforma de pesquisa.

Ao tomar esse tipo de cuidado, você evita que os meta títulos fiquem muito longos e sejam cortados pelo Google, reduzindo a taxa de cliques.

Outra boa prática para facilitar que o Google encontre o meta título e a meta descrição da sua página, facilitando o ranqueamento, é por meio de plugins como o YOAST SEO.

Leia também: Qual a Importância de Descriptions e Titles Para E-Commerce?

4. Faça listas

Ainda sobre a estratégia de conteúdo, uma forte tendência é usar listas. 

Suponhamos que você tenha um blog sobre moda feminina. A dica, então, é pautar temas como: 

  • “X características do minimalismo”;
  • “X roupas essenciais para a primavera-verão”, entre outros.

Isso porque esses conteúdos com informações listadas atraem muito as pessoas. 

Outro fato importante: utilize H2 ou H3 na organização dos tópicos do texto, além de aumentar as chances de ranquear nos motores de busca. 

Se você está apenas começando a estudar sobre SEO on-page talvez não saiba o que é H2 e H3. Então vamos a uma breve explicação: os dois são elementos de cabeçalho HTML, usados para estruturar e organizar o conteúdo de uma página. Eles fazem parte da hierarquia de cabeçalhos, que define seções e subseções do conteúdo.

Contudo, esses elementos não são úteis apenas na organização visual, mas também interferem na otimização da página, uma vez que os buscadores também usam esses cabeçalhos na avaliação da relevância do conteúdo.

5. Busque pelo “Resultado zero”

Você já ouviu falar em Featured Snippets (“resultado zero”) do Google? 

Quando fazemos uma pesquisa, a página de resultados, geralmente, exibe uma caixa com informações que respondam à questão diretamente e sem que o usuário precise clicar na resposta. 

Observe o exemplo abaixo de uma busca com o termo “lista de roupas essenciais para o verão”. 

Perceba que a resposta tem um grande destaque dentro do resultado de busca. Isso aumenta as chances de receber clique e ainda amplia a reputação da marca e seu alcance. 

Com tudo isso, é inegável que ocupar esse lugar é uma excelente estratégia de SEO on-page.

Para aplicar isso, é fundamental que o seu site siga todas as regras de SEO e, claro, que tenha conteúdos originais e relevantes.

Outra dica para aumentar as chances de ocupar essa posição zero é dar respostas diretas às perguntas realizadas pelos usuários. 

Se você vende tênis, por exemplo, pode uma resposta direta, em formato de lista, respondendo à pergunta “quais os melhores tênis de corrida”. 

Após apresentar essa lista respondendo objetivamente à questão, continue seu conteúdo e aborde os benefícios de cada produto apresentado, tornando o conteúdo ainda mais relevante.

6. Desenvolva páginas responsivas

Na era da internet e, principalmente, dos smartphones, o SEO mobile é indispensável.

No Brasil, já existem mais de 242 milhões de celulares em uso. Os dados são de uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), divulgada em 2022. 

Mas os números não param por aí! Afinal, segundo o relatório TIC Domicílios 2022, dos 149 milhões de usuários de internet no Brasil, mais de 92 milhões, cerca de 62%, acessam a internet apenas pelo celular!

Quer mais? Então saiba que, desde 2020, o Google prioriza a indexação de sites responsivos em relação àqueles que não possuem uma versão amigável aos dispositivos móveis. 

Ou seja, as páginas do seu site ou blog podem deixar de ranquear em melhores posições, porque não oferecem uma boa experiência mobile. 

Como você não quer isso, e está justamente em busca de como melhorar o SEO do seu site, é hora de considerar uma adaptação, caso ela ainda não tenha sido feita. 

Em suma, tenha certeza que todas as páginas da sua plataforma virtual são responsivas e funcionam perfeitamente em qualquer dispositivo móvel. 

Além do layout adequado, a responsividade depende de:

  • tempo de carregamento das páginas;
  • imagens não muito grandes;
  • botões clicáveis pela ponta dos dedos, entre outros fatores. 

On-page SEO: checklist

O checklist de SEO on-page inclui a aplicação das seguintes boas práticas: 

  • Crie conteúdo original e de qualidade
  • Priorize títulos mais longos e chamativos
  • Defina um Meta Title informativo e com CTA
  • Organize o conteúdo em lista
  • Busque pelo “Resultado zero”
  • Desenvolva páginas responsivas

Seguindo essas dicas você terá um bom plano de ação de SEO on-page em mãos. 

Com a GoDaddy, você encontra vários mecanismos para o sucesso da sua casa on-line, como, por exemplo, o Criador de Sites e a Otimização de Páginas. Aliás, é possível criar o seu website em menos de uma hora. Conheça nossa solução e impulsione seus resultados hoje mesmo!