ArtigosCategoria

O que é copywriting? Dicas e técnicas de copy para vendas

Tempo de leitura: 20 min
Magali Pereira

Principais aprendizados

  • Copywriting é a criação de textos persuasivos para convencer o público a agir, sem manipulação, com transparência e foco no valor entregue.
  • As principais técnicas de copywriting incluem conhecer o público, criar títulos irresistíveis e usar verbos de ação para criar textos envolventes que despertam interesse imediato.
  • Combinar storytelling com gatilhos mentais, como reciprocidade, prova social, afeição, autoridade e escassez, gera conexão emocional, engajamento e maior chance de conversão do público no copy para vendas.
  • As dicas de copywriting mais eficientes são: criar arcos narrativos, elaborar CTAs claros, manter o engajamento, usar voz ativa, vender benefícios e desenvolver a personalidade da marca.
  • Aplicar copywriting fortalece a comunicação digital, aumenta engajamento, conversão e fideliza clientes mesmo em mercados competitivos.

Ser bom com as palavras e ter poder de persuasão são duas características que ajudam a alavancar o sucesso de um negócio. No entanto, nem todo mundo sabe como engajar pessoas ao escrever um texto. Por isso, é importante saber o que é copywriting e as técnicas de copy para vendas mais eficientes para a estratégia de marketing digital. 

Basicamente, o objetivo do copywriting é convencer o público a realizar uma determinada ação, com o intuito de engajar os consumidores e aumentar o volume de vendas. 

Mas, não se engane, essa forma de comunicação não tem nada a ver com manipular ou enganar o público. Uma das premissas do copywriting é a transparência e honestidade com o leitor.

Por isso, não faça promessas que o seu produto não cumpre. Essa estratégia pode manchar a imagem da empresa, caso algum cliente se sinta enganado ou frustrado.

Também não é interessante que a escrita persuasiva envolva apenas propaganda. Afinal, para construir um relacionamento duradouro da marca com o público é fundamental entregar conteúdo de valor.

Quer saber o que é copywriting no marketing digital e como aplicar a estratégia corretamente no seu negócio?  Continue a leitura e aprenda as principais técnicas, gatilhos mentais e dicas para aplicá-las.

O que é copywriting?

Copywriting é a ação de produzir textos para sites, posts, e-books, slogan ou e-mails, cujo objetivo é induzir a audiência para uma tomada de decisão. A técnica pode ser integrada à compra direta de um produto ou serviço, ou apenas promover uma ideia e oferecer conteúdo. 

Existe muita confusão entre copywriting e redação publicitária, mas os dois termos têm significados diferentes.

Do ponto de vista estratégico, o copywriting usa uma call to action (CTA) forte, seja um link ou botão que indica o que o usuário deve fazer, para concluir o processo de vendas.

A redação publicitária trata-se de um anúncio mais leve, ou seja, uma escrita voltada diretamente para vendas diretas, que destaca os atributos do produto ou serviço anunciado.

Na prática, o copywriting surgiu da redação publicitária e, hoje, são conceitos complementares, que usam abordagens semelhantes. 

O que faz um copywriter?

Copywriter é o responsável por convencer as pessoas sobre determinado assunto. No universo do marketing digital, o profissional é fundamental para converter o público-alvo em clientes por meio de textos persuasivos. 

Entre as funções que o copywriter realiza estão:

  • fazer e-mail marketing: e-mails de vendas, de nutrição de leads e onboarding;
  • criar textos de sites: descrição de produtos e home pages;
  • escrever conteúdos de landing pages: textos de página de captura de leads;
  • montar os textos de campanhas online: anúncios para campanhas no Google Ads ou Social Ads. 

Agora que você já sabe o que é copywriting e a sua importância no marketing digital, entenda como as técnicas podem facilitar a construção de uma estratégia bem-sucedida.

Quais são as principais técnicas de copywriting?

As principais técnicas de copywriting incluem conhecer profundamente o público-alvo, criar títulos irresistíveis e utilizar verbos de ação que estimulam a resposta imediata. Ao aplicar essas estratégias de forma integrada, o copywriter desenvolve textos mais envolventes e persuasivos, capazes de despertar interesse e converter potenciais clientes.

A seguir, você confere como cada técnica funciona na prática.

Foco no público-alvo

Conhecer para quem está escrevendo é uma das principais técnicas de copywriting. Por isso, defina o gênero, a ocupação, os interesses, a idade, os hobbies e outras informações relevantes para entender o perfil e o comportamento do público-alvo

Assim, você cria conteúdo com facilidade, com informações que se aproximem da realidade da sua persona.

Construção de títulos irresistíveis

O título é contato inicial do leitor com a marca, portanto, seja direto e irresistível. Use diversos formatos, como números e sugestões de perguntas. 

Na hora de criar títulos para e-mails, landing pages e páginas de sites, não esqueça que o texto deve ter a palavra-chave principal e até 55 caracteres.

Uso de verbos de ação

Utilizar verbos no imperativo pode ser sua principal arma para que o visitante do seu blog ou site realize as ações esperadas. Como exemplos dessa técnica de copywriting:

  • título: saiba como ganhar dinheiro trabalhando menos;
  • intertítulo: analise nossas dicas;
  • CTA: baixe nosso e-book e tire todas as dúvidas sobre como trabalhar menos e ganhar mais.

Preste atenção para não exagerar na hora de usar as técnicas de copywriting. As histórias e exemplos devem ser convincentes e não cansativos ou fantasiosos demais para não deixar o leitor enjoado da sua intenção.

Por que a escrita persuasiva ajuda a vender mais?

Saber o que é copywriting aproxima sua estratégia de marketing digital de uma técnica poderosa de convencimento, baseada na neurociência e na psicologia: a persuasão

Segundo o psicólogo Robert Cialdini, autor do livro As Armas Da Persuasão, o comportamento humano é guiado por conexões neurais que ocorrem de forma automática. 

Esse mecanismo significa que, por mais que sejamos seres totalmente racionais, não processamos ativamente boa parte da informação que chega ao nosso cérebro. Dessa forma, tomamos decisões baseadas nas informações que o ambiente nos dá.

Por exemplo, suponha que você está andando e se depara com um incêndio. Todo o seu corpo entra em estado de alerta automaticamente e se prepara para a fuga, porque é um sinal de perigo para o cérebro. 

Você não tomou nenhuma decisão consciente, os seus neurônios fizeram todo o trabalho no seu lugar. Neste ponto, está a grande sacada do que é copywriting! 

A escrita persuasiva usa os gatilhos mentais para criar conexões neurais que levam as pessoas a tomar uma decisão. Por isso, as técnicas de copy para marketing digital são tão estratégicas.

Como fazer uma copy irresistível?

Como mencionado, o ponto de partida para uma copy perfeita é conhecer bem o seu público-alvo. Afinal, a capacidade de gerar conexão e identificação é o que diferencia um copywriting bom de um ruim. Para isso, é preciso colocar a emoção no conteúdo.

Nada melhor para atingir esse objetivo do que o storytelling para vendas. Histórias geram interesse, engajam, despertam sensações e preparam o público para tomar uma ação. Confira o vídeo para entender como usar essa técnica para vender mais:

Para tornar a sua copy ainda mais irresistível, una o storytelling aos gatilhos mentais. Conheça os quatro principais!

1. Reciprocidade

Imagine que está no trabalho e o colega da mesa ao lado se oferece para pegar um café. Esse ato de cortesia inesperado faz com que você se sinta impelido a retribuí-lo na próxima vez que for encher sua caneca.

É natural do ser humano responder a uma ação de forma equivalente. O ditado “gentileza gera gentileza” não é famoso à toa. No marketing digital funciona da mesma forma! Se você deseja que o seu cliente tome uma ação em favor à sua marca, é preciso dar uma contrapartida. 

A Netflix, por exemplo, utiliza o gatilho mental da reciprocidade dando 30 dias de acesso gratuito à plataforma. Ao final desse período, a pessoa está mais inclinada a se tornar cliente, graças à cortesia.

Essa estratégia pode ser utilizada de várias formas no copywriting, por exemplo, dando um e-book, um cupom de desconto, um brinde ou oferecendo um teste gratuito. Existem inúmeras possibilidades, vale avaliar o que faz mais sentido para o seu negócio.

2. Prova social

Já que falamos da Netflix, imagine que está se aventurando no catálogo do streaming. É comum ficar horas procurando algo para assistir sem nada parecer a escolha certa, mas quando um amigo indica um filme, aquela parece a melhor opção. Já aconteceu com você?

A decisão acontece porque a todo momento somos influenciados por pessoas que confiamos, e é disso que se trata o gatilho da prova social no copywriting. 

O que outras pessoas falam dos seus produtos e serviços tem um poder muito grande de influenciar a decisão de compra do seu público. Por isso, sempre que puder, utilize depoimentos no copy para vendas. 

3. Afeição

Já falamos que uma copy deve, acima de tudo, gerar identificação, essa característica se encaixa no gatilho mental da afeição. As pessoas tendem a se conectar com mais facilidade com quem se parece com elas e já enfrentam os mesmo problemas.

Garanta que a sua copy demonstre como sua marca entende a dor do público-alvo, justamente por enfrentar desafios similares, e mostre como o seu produto é a solução.

4. Autoridade

Se você decidisse começar a investir, seguiria as orientações de um familiar muito próximo que acabou de entrar no universo das finanças ou de um consultor de investimentos que nunca viu na vida?

Com certeza ouviria a segunda opção, mesmo sem o conhecer, porque essa pessoa é uma autoridade no assunto. Esse gatilho mental traz a ideia de que o ser humano tende a concordar com alguém que ele vê como superior em alguma área. 

Para utilizar essa estratégia no copywriting da sua marca, pense quem é visto como uma autoridade no seu nicho. Pode ser um influenciador local, profissional do segmento ou até mesmo um famoso.

5. Escassez

Um dos gatilhos mentais mais poderosos para vender mais é o da escassez. Já se deparou com um produto que tinha o aviso “restam apenas duas unidades” enquanto fazia uma compra online?

Provavelmente, esse detalhe despertou um sentimento de “preciso comprar logo ou vai acabar”. A estratégia desperta um senso de urgência e deixa a pessoa mais propensa a tomar uma ação.

Mas lembre-se que a premissa para um bom copywriting é a verdade. Se você disser que as vagas do seu curso estão acabando e, no dia seguinte, abrir uma nova turma, essa informação falsa vai frustrar seu público e pode fazer com que percam a confiança em você.

Exemplos de copywriting com gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são recursos do cérebro usados para facilitar a tomada de decisões. Para um copy, não há necessidade de usar todos, o importante é que sejam empregados corretamente conforme o objetivo da comunicação de cada material de marketing.

Por exemplo, se sua meta é vender um produto, use a autoridade e a prova social. Já para mandar um e-mail marketing, tente o de escassez para fazer com que o leitor compreenda o que significa não ter o produto.

Conheça dois exemplos de copywriting para usar os gatilhos mentais de forma eficiente.

A.I.D.A.

  • Atenção: desperta a atenção do cliente;
  • Interesse: mostra como solucionar um problema;
  • Desejo: ressalta os benefícios do seu produto;
  • Ação: direciona o cliente para a conversão.

Exemplos:

  • Título de blog post: 5 segredos para envelhecer com saúde revelados pela ciência
  • Banner para e-commerce: Compre agora e economize 20% em acessórios | Oferta válida por 24 horas

P.A.S.

  • Problema: foca a dor do usuário;
  • Agitação: mostra que o problema do lead é importante para a empresa;
  • Solução: apresenta a solução e revela como o problema será resolvido.

Exemplo 1:

  • Está cansado de perder vendas online? (Problema)
  • Já listou os fatores que mais influenciam a perda de oportunidades no dia a dia? (Agitação)
  • Descubra como impulsionar suas vendas com técnicas de persuasão no copywriting da sua comunicação digital. (Solução)

Exemplo 2:

  • Cansou de esperar pelo ano novo e está pronto para entrar na academia? (Problema)
  • Imagine como seria frustrante perder oportunidades de viver momentos maravilhosos por falta de condicionamento físico. (Agitação)
  • Conheça nossos planos trimestrais, semestrais e anuais e escolha aquele que se encaixa na sua meta! (Solução)

Quer aprender ainda mais sobre os gatilhos mentais? Então assista o vídeo:

9 dicas de copywriting para ser mais persuasivo

Agora que você sabe o que é copywriting e a importância da escrita persuasiva para a comunicação da sua marca, chegou a hora de desenvolver boas habilidades de redação para site, redes sociais e e-mails marketing e landing pages. Sim, dá para aplicar as técnicas em todos os materiais.

Pensando em todas essas aplicações, separamos 10 dicas de copywriting fundamentais para otimizar a comunicação com sua audiência. Confira o conteúdo até o fim e prepare-se para trabalhar!

1. Crie um arco narrativo

Como qualquer boa história, a redação funciona melhor quando existe um arco narrativo. Uma newsletter, por exemplo, deve ter início, meio e fim. 

O mesmo vale para um blog post ou até mesmo para uma legenda de um post no Instagram. O arco da narração pode ter a seguinte estrutura:

  • começo: uma introdução para apresentar a audiência ao tema do conteúdo;
  • meio: tem o que é importante para o tema de forma objetiva;
  • fim: uma conclusão que conecta todas as etapas do texto e deixa um sentimento de satisfação e inspiração para a audiência.

Desenvolver a redação dessa maneira ajuda a criar um significado que realmente vai persuadir o público-alvo.

A jornada do herói

Outro conceito famoso que pode guiar seu arco narrativo é a jornada do herói, método narrativo clássico identificado por Joseph Campbell, que também é estratégico no copy para marketing digital.

Nesse contexto, o leitor segue um percurso semelhante ao do herói. De forma resumida, esse caminho envolve: 

  • a descoberta de um problema; 
  • o entendimento dos desafios que deverá percorrer para solucionar a questão;
  • o encontro com um mentor ou aliado que o ajudará;
  • o uso da solução que garantirá a vitória sobre o problema.

O conteúdo deve conscientizar o usuário da sua dor, mostrar como resolvê-la e guiá-lo para a solução ao adquirir seu produto/serviço.

Além disso, valorize as ferramentas visuais para aprimorar as narrativas. Por exemplo, recursos como o carrossel do Instagram são eficazes para convencer o público a ver a próxima foto do slide. 

De forma similar, produza conteúdos em vídeo utilizando essa dica de copywriting: introduza o tópico, desenvolva a mensagem e finalize com um CTA memorável e convincente.

2. Elabore um CTA irresistível 

A redação para vendas é efetiva quando os consumidores realizam uma ação de engajamento com o conteúdo da marca.

Como objetivo maior é vender, elabore um CTA (chamada para ação) persuasivo e claro, preferencialmente com um verbo no imperativo. Assim, o conteúdo terá mais chances de encorajar a audiência a realizar a ação desejada.

Um banner inserido em um artigo de blog com uma chamada para baixar um e-book ou conhecer um produto é um ótimo exemplo de CTA. 

A ação também pode ser representada por uma chamada de "experimente gratuitamente” ou “conheça nossos serviços” em uma landing page ou página do seu site.

Além disso, um CTA pode ter as etapas da jornada do cliente. Nesse caso, é importante considerar as seguintes questões:

  • Eu desejo uma base de leads para e-mail marketing?
  • Quero que os clientes comprem um produto?
  • Desejo apenas que eles naveguem no site da minha marca?
  • Ou quero um feedback sobre um possível lançamento?

Independentemente do seu objetivo, o essencial é facilitar os próximos passos do cliente na jornada de compra. 

3. Mantenha o consumidor engajado

O terceiro ponto das nossas dicas do copywriting é sobre a importância de atrair e cultivar a atenção do público-alvo por meio de um engajamento eficaz.

Afinal, vivemos em uma economia voltada para chamar a atenção, na qual marcas estão constantemente competindo pelo olhar, coração e carteira dos consumidores.

Nesse sentido, qualquer conteúdo precisa oferecer um retorno positivo ao cliente, como:

  • informações pertinentes, educativas e esclarecedoras;
  • publicação pouco usual ou que provoque reflexões;
  • dados extremamente relevantes para as necessidades do momento;
  • conteúdo leve e interessante.

Além disso, considere misturar os exemplos listados, mas tenha cuidado para não encher seu conteúdo com dados irrelevantes só para ter textos maiores. 

Desse modo, você transmitirá informações desnecessárias para seu público e perderá pontos preciosos com um copywriting pobre.

4. Desenvolva títulos criativos e persuasivos 

Os títulos são elementos que chamam a atenção dos usuários logo de cara. Por isso, devem despertar interesse em poucas palavras e transmitir a ideia concreta do conteúdo para a audiência.

Essa dica de copy para marketing digital também é válida para subtítulos que dividem a estrutura da publicação, que devem ser coerentes e consistentes com o tema do conteúdo até o fim.

Ou seja, os temas devem estar intimamente relacionados. A criatividade é essencial, mas não exagere ou escreva algo muito abstrato. Esses conceitos de copywriting são válidos para criar:

⚠️Lembre-se: quanto mais estratégico seus títulos forem, mais atenção sua marca terá da sua audiência.

5. Acerte na gramática!

A gramática pode até não ser sua prioridade, mas erros de escrita podem pegar muito mal para sua marca. Entretanto, não significa que está proibido ser informal em algumas ocasiões.

Afinal, a depender da persona, jargões e gírias são bem efetivos em algumas situações. O essencial é saber o básico da estrutura das sentenças, pontuação e ortografia.

Uma redação limpa de erros de gramática mostra para os clientes que a empresa tem credibilidade e profissionalismo. Esses fatores são muito fundamentais para que alguém decida gastar seu suado dinheiro com seus produtos/serviços.

Portanto, tire um tempo para checar duas ou mais vezes seu copywriting, pois esse cuidado faz toda a diferença na reputação da marca.

6. Seja específico

Uma abordagem vaga e pouco específica é um grande erro quando falamos de copy para vendas. Ao fazer uma oferta, seja claro e objetivo em relação:

  • ao que está vendendo;
  • as qualidades do produto/serviço;
  • motivos que os clientes devem comprar.

Explique todos os detalhes para não deixar o cliente com dúvidas. A última coisa que você deseja é deixá-los confusos e inseguros quanto a fechar negócio, não é mesmo?

Portanto, foque frases curtas, use a voz ativa e aposte em artifícios gráficos, como listas em bullet points. Pode confiar que seu consumidor ficará muito mais confiante com essas dicas de copywriting!

7. Use a voz ativa em vez da passiva

Como mencionado, as dicas de copywriting servem para levar os consumidores a tomar uma decisão. Para alcançar esse objetivo, escreva em voz ativa em vez da passiva sempre que possível.

Por exemplo, “compre dois itens hoje e ganhe 15% de desconto” é bem mais poderoso do que “15% de desconto a cada dois itens comprados”. Inconscientemente, essa estrutura grava uma mensagem inversa ao conceito na mente do leitor.

Destacar o ato de comprar algo é uma ação bem mais clara do que o desconto. Apesar da diferença sutil, essa é uma técnica fundamental para o engajamento de clientes.

8. Venda os benefícios, não as características

Embora seja um conceito antigo, nunca é demais reforçar: ao vender um produto ou serviço, foque os benefícios para o cliente, não apenas as suas características gerais.

Mostre os detalhes que tornarão a vida do consumidor melhor, mais simples ou mais divertida.

Por exemplo, imagine que você tenha uma loja de sucos. Em vez de listar as frutas e vegetais de cada suco, fale a respeito das vitaminas e minerais de cada ingrediente, assim como seus benefícios para a saúde.

Lembre-se: seu cliente está interessado no que as soluções vão trazer de positivo  para seus problemas.

9. Desenvolva a personalidade da sua marca

Para encerrar nossas dicas de redação para site, fique atento para que o copywriting responda aos atributos e características da marca. 

A maneira como seu negócio se comunica deve demonstrar a “personalidade” da marca, ou seja, a brand persona.

Responda as principais perguntas sobre a identidade e as pessoas que compõem a empresa e as características que marca deve transmitir para o público:

  • ela é formal ou informal?
  • descolada ou séria?
  • moderna ou tradicional?

Essas respostas são essenciais para que a comunicação da empresa tenha o mesmo estilo e tom de voz em todos os seus canais de comunicação.

Lembre-se de que a audiência provavelmente interage com sua marca em mais de um canal, seja online ou offline. Afinal, seria esquisito ser informal e engraçada no Instagram, mas ter linguagem mais séria e corporativa no site oficial, certo?

Crie copies persuasivo com a GoDaddy

Quando você entende o que é copywriting, percebe por que suas técnicas são tão importantes. Cada empresa tem um objetivo diferente: uma pode querer mais engajamento do público, outra apresentar um novo produto, ou também incentivar o download de um material rico.

Se o aspecto visual é essencial, as palavras são ainda mais importantes para reter a atenção da audiência. Os textos mantêm os clientes engajados e estimulam as tomadas de decisão.

Com as dicas de copywriting, você aumenta suas chances de alavancar a presença online mesmo nos segmentos mais competitivos. Afinal, desenvolver uma boa redação ajuda na lealdade e fidelização de seu público.

Se o seu objetivo é esse, atraia mais clientes com a ajuda da GoDaddy!

O nosso pacote de marketing digital tem todas as ferramentas para que sua empresa se mantenha conectada com os clientes. O sistema possibilita que você gerencie redes sociais, anúncios e e-mails em um único painel.
Comece hoje o teste de 30 dias gratuitamente e impulsione o seu negócio na internet!

Produtos Utilizados

banner loja online GoDaddy
Loja OnlineSaiba mais