Como melhorar a velocidade do site? Tudo o que você precisa!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:6 min
Amanda Britto

Em uma realidade na qual não existe mais a separação entre online e offline, devido à tamanha a proporção que estar conectado à rede mundial de computadores tomou em nossas vidas, melhorar a velocidade do site é vital para proporcionar benefícios como:

  • propiciar uma boa experiência dos usuários dentro da plataforma;
  • melhorar os resultados de SEO (Search Engine Optimization);
  • aumentar a taxa de conversão, sobretudo nas vendas online;
  • manter os visitantes engajados, navegando pelas páginas. 

Contudo, os serviços de internet no país não são dos melhores, impactando significativamente a velocidade dos sites que acessamos. Segundo um relatório da Ookla, o Brasil tem a 65ª internet móvel “mais rápida” do mundo, bem atrás de outros países.

Porém, esse não é o único fator que atrapalha a velocidade de carregamento da página na web. Caso o endereço virtual não seja bem desenvolvido, o usuário ainda tende a sofrer com o carregamento lento, causado por motivos internos do sistema que hospeda o site ou a loja online. 

Mas, afinal, qual é a importância disso para seu negócio? Continue lendo e entenda!

Qual é a importância de otimizar carregamento de site?

Essa é, sem dúvidas, uma época de imediatismos. Por isso, garantir que o carregamento de seu site tenha a velocidade adequada é essencial para uma boa experiência do usuário

O tempo em que se espera uma página carregar é crucial, pois a chance de perder um cliente em potencial para outro site que seja mais rápido aumenta a cada segundo perdido.

Dito isso, podemos afirmar que tempo é dinheiro. Não importa se o conteúdo é bem elaborado. Se a velocidade para acessá-lo não for boa, ninguém pagará para ver. 

Além disso, um dos fatores de rankeamento do Google é exatamente o tempo de carregamento de um site. Portanto, isso pode afetar diretamente seu posicionamento orgânico na página de resultados.

Qual é a velocidade ideal para o site?

De acordo com especialistas de desenvolvimento, o tempo de carregamento de página de 2 segundos (ou menos) é considerado bom. Essa é uma conclusão confirmada por estudos compartilhados pelo SEMRush, que indicam que a probabilidade de rejeição quase triplica se a página demorar mais de três segundos para carregar.

A taxa de rejeição é uma métrica utilizada para medir a porcentagem de visitantes que acessam um site e saem logo em seguida, sem interagir com qualquer elemento ou navegar por outras páginas no site. 

Em outras palavras, é o percentual de visitantes que "rejeitam" o site e saem após visualizar apenas uma página.

Com base na pesquisa citada acima, quando uma página tem um tempo de carregamento de 1 a 3 segundos, existem 32% de chance de rejeição. Já um tempo de carregamento de até 5 segundos tem uma chance de 90% de bounce. 

Como você pode imaginar, uma alta taxa de rejeição geralmente indica que os visitantes da página:

  • não encontraram o que estavam procurando;
  • não se envolveram com o conteúdo;
  • tiveram uma experiência negativa no site. 

Nesse sentido, o carregamento lento da página pode ser a razão para que isso aconteça.

E, se você quer que seus clientes naveguem pelas páginas, é primordial buscar melhorar a velocidade do site.

Como encontrar a velocidade de carregamento do seu site?

Para saber como está a velocidade do site, existem diversas soluções gratuitas, como o Google PageSpeed ​​Insights e a ferramenta de gerenciamento Pro Sites da GoDaddy, que oferece o serviço completo e profissional de monitoramento de desempenho das páginas de sites. 

É possível, inclusive, ter um diagnóstico dos problemas para entender o que deve ser feito para otimizar a página. Com ela, pode-se comparar seus sites a qualquer momento e checar se eles estão sendo executados em alta velocidade. Conheça agora mesmo!

Como melhorar a velocidade do site?

Algumas opções para melhorar a velocidade do seu site incluem: 

  • teste perdidamente o desempenho do site;
  • otimize as imagens e diminua o tamanho dos arquivos;
  • escolha hospedagem e servidor adequados;
  • aproveite o cache do navegador;
  • reduza seus redirecionamentos;
  • minimize CSS, JavaScript e HTML.

Entenda detalhadamente o que fazer, a seguir!

Testar periodidademente o desempenho do site

Uma das práticas principais de quem visa melhorar a velocidade do site é testar constantemente suas páginas, porque a velocidade pode mudar. 

Testes de velocidade avaliam a performance de um site e ajudam os desenvolvedores a rastrear declínios ou melhorias de desempenho.

Otimize as imagens

Reduza o tamanho dos arquivos de imagem sem comprometer a qualidade, utilizando a compressão adequada. 

Existem ferramentas online e plugins disponíveis que podem facilitar esse processo, por exemplo: ShortPixel e Tiny PNG.

Escolha hospedagem e servidor adequados

Certifique-se de que está usando uma hospedagem de qualidade e que seu servidor esteja otimizado para lidar com o tráfego do seu site. 

Considere a possibilidade de utilizar serviços de hospedagem de alto desempenho ou de conteúdo em cache (CDN) para melhorar a velocidade.

Aproveite o cache do navegador

Configure o cache do seu site para permitir que os navegadores armazenem arquivos temporariamente. 

Isso reduzirá a quantidade de dados que precisa ser transferida entre o servidor e o navegador do usuário em visitas subsequentes.

Reduza seus redirecionamentos

Muitos redirecionamentos no site podem prejudicar os tempos de carregamento. Sempre que uma página é redirecionada para outro lugar, isso prolonga o processo de solicitação e resposta HTTP.

Obviamente, em alguns casos, os redirecionamentos podem ser necessários, como quando você está mudando para um novo domínio

Minimize CSS, JavaScript e HTML

Reduza seus códigos CSS, JavaScript e HTML removendo espaços, caracteres, comentários e outros elementos desnecessários para reduzir o tamanho dos arquivos.

Diminuir o tamanho dos arquivos também facilita a combinação deles. O resultado é um código mais limpo e páginas da web enxutas, que carregam mais rapidamente.

Agora que você já sabe como melhorar a velocidade do site, é hora de colocar tudo isso em prática, começando com um bom servidor e uma boa hospedagem. Sem isso, seus resultados vão continuar abaixo do esperado. 

Aqui na GoDaddy, você encontra segurança e todos os recursos necessários para alavancar seus resultados.

Na lista de funcionalidades disponíveis para você quando você contrata nossa hospedagem estão: 

  • certificado SSL gratuito;
  • painel de controle fácil de usar;
  • configuração de nome de domínio com um clique;
  • segurança ininterrupta da rede;
  • backups diários;
  • data centers globais.

Consulte nossos planos e preços para ter acesso a essa ferramenta completa, segura e fácil de usar! 

Produtos Utilizados

Pro SitesSaiba mais