Você Sabe o que é Marketing Digital?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:3 min
Beatriz Okubo

A máxima de que “propaganda é a alma do negócio” faz sentido e, atualmente, pode ser bem aplicada aos meios on-line. Afinal, cada vez mais estamos ligados à tecnologia e nossa rotina conta com a internet para a realização de diversas tarefas. Por isso, entender o que é marketing digital é fundamental para traçar suas estratégias.

Quer garantir resultados ainda maiores para sua empresa? Entenda como!

O que é marketing digital e como aplicar ao seu negócio?

Marketing digital nada mais é do que utilizar canais digitais para divulgar produtos, serviços e empresas para garantir vendas. Este ramo da comunicação proporciona uma troca satisfatória tanto para as marcas — que são promovidas —, quanto para o público-alvo, que recebe as informações relevantes ao próprio perfil.

Algumas ações que parecem despretensiosas aos olhos de muitos, podem fazer parte de um planejamento estratégico para impactar os resultados de companhias e negócios de áreas diversas.

Agora que você já sabe o que é marketing digital, entenderá com mais facilidade o processo. Assim pode identificar melhor as táticas utilizadas no mercado e aplicá-las em seu projeto pessoal.

1. Crie as personas

Para fazer sua comunicação on-line ser assertiva, é importante saber com quem você falará e que tipo de linguagem deve ser utilizada. Dessa forma, procure informações sobre o público-alvo, faça pesquisas e trace perfis.

Um questionamento válido para começar é: “se minha marca fosse uma pessoa, como ela seria?”. A partir das primeiras respostas, terá base para aprofundar a lista de dados. O resultado será um material consistente para guiar você sempre que precisar criar uma campanha, escrever nas redes sociais ou, até mesmo, apenas mandar um e-mail.

2. Faça um planejamento

Planejamento é um passo importante do processo. Ele pode ser feito para um período específico, como trimestral ou semestral, ou até mesmo para ações pontuais, como campanhas para datas comerciais, por exemplo.

Deve fazer parte do seu planejamento de marketing digital: objetivo principal, objetivos secundários, canais a serem utilizados — como site, blog, redes sociais, entre outros — e estratégias para cada um deles.

3. Utilize o cronograma a seu favor

Para que seu plano funcione, é essencial estabelecer prazos. Adicione as datas para cada atividade proposta. Caso tenha uma equipe trabalhando junto a você, adicione também o responsável por cada tarefa. Assim, garantirá efetividade e eficácia.

Comece seu projeto e crie estratégias de marketing digital para ele! Conte com a GoDaddy para obter os melhores serviços para sua página da web!