O que é lead? Entenda tudo sobre esse conceito de marketing!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Rafael Queiroz Bastos

Entender o que é lead é um dos pontos fundamentais para desenvolver uma campanha de marketing digital de sucesso, pois eles representam boas oportunidades de negócios e a chance de uma empresa focar esforços e recursos para sua conversão.

De forma geral, podemos definir um lead como um cliente em potencial que forneceu algum dado de contato (e-mail ou número de celular) para receber mensagens ou conhecer mais sobre uma marca.

De cara, podemos ver que esse tipo de consumidor é valioso para qualquer negócio, pois ele já está em estágio mais avançado no funil de vendas e necessita de um olhar mais atencioso por parte da empresa.

Quer dados sobre a importância dos leads em uma estratégia digital? 53% dos profissionais da área acreditam que a captação de leads recebe uma fatia de pelo menos 50% do orçamento de marketing, segundo o Bright Talk.

E mais: 91% dos marketeiros acreditam que a geração de leads é o principal objetivo no plano de marketing, de acordo com o Ruler Analytics.

Ficou curioso então para aprender mais sobre o é lead em vendas e marketing? Pois vem com a gente que vamos te explicar tudo!

O que é lead no marketing?

Primeiramente, vamos iniciar explicando uma pequena confusão que geralmente existe no marketing digital entre dois termos: você sabe o que são leads e prospects e qual a diferença entre eles?

O prospect diz respeito ao consumidor que ainda está em estado inicial na jornada de compra. A empresa não possui nenhuma informação de contato ou dados mais relevantes sobre ele e, por isso, uma possível interação deve acontecer por meio de um contato mais discreto e superficial, de forma que ele passe a conhecer a marca pouco a pouco.

Caso esse prospect goste dos conteúdos e deseje saber mais sobre a marca, possivelmente ele vai: 

  • assinar uma newsletter
  • preencher um formulário para baixar um ebook;
  • ou simplesmente entrar em contato via e-mail, Whatsapp ou qualquer outro canal.

A partir desse momento, ele fornece seus dados para a empresa e se torna um lead! Dessa forma, sua equipe de marketing terá uma ponte para interagir de forma mais assertiva e personalizada com esse possível comprador.

Essa gestão de leads, por sua vez, é o que vai fazer esse consumidor continuar caminho no funil de vendas até finalmente fechar negócio.

O que são leads qualificados?

Entendido que é lead de uma forma geral, vamos falar agora dos leads qualificados. Esses são aqueles consumidores que, após receber ofertas e interações mais atrativas da marca, já está bem próximo de fechar um negócio.

Esse tipo de lead, geralmente, procura proativamente mais informações sobre um produto ou serviço vendido por uma empresa, como suas características, preços, condições de pagamento, entre outras dúvidas.

De forma geral, a captação de leads qualificados já direciona esses consumidores para uma oferta do time de vendas, pois houve um esforço e um interesse mais explícito por parte dele em fechar negócios.

Eles são, enfim, os queridinhos de qualquer equipe de marketing ou vendas, pois as chances de conversão são bem mais altas!

Como fazer geração de leads?

Aprendeu o que é lead qualificado, certo? Então sua dúvida agora deve ser quanto à melhor forma de fazer uma geração de leads realmente eficiente.

Uma boa isca, por exemplo, é a produção de materiais ricos, como e-books, cursos onlines, workshops, inscrições em lives, etc. Dessa maneira, você pode condicionar o acesso a esses conteúdos ao preenchimento de um formulário com o pedido do nome, e-mail, telefone ou outra informação relevante.

Lembre-se: um lead só é realmente qualificado quando ele de forma autônoma compartilha seus dados com sua marca. Compra de listas de e-mail aleatórias, por sinal, são configurados como spam e em uma atitude antiética.

Com o interesse sinalizado e com dados estratégicos do consumidor em mãos, você já tem os insumos necessários para fazer uma gestão de leads bem eficiente e realizar interações com ofertas mais personalizadas para que o cliente cumpra sua jornada de compra.

Os leads, portanto, são os grandes protagonistas, por exemplo, em uma boa estratégia de e-mail marketing!

Qual a importância da captação de leads qualificados?

A captação de leads, enfim, é fundamental para dar mais eficiência à jornada de compra e aos esforços de marketing de um negócio. 

Pois, com uma base de contatos sólida formada por clientes em potencial, é possível direcionar a comunicação de forma personalizada para aqueles que têm mais chances de virarem uma conversão.

Já imaginou como seria infrutífero uma ação de marketing que não levasse em consideração a divisão entre leads e prospects e, dessa forma, fizesse interações sem critérios e com baixo índice de acerto?

Aprender o que é lead em vendas, especialmente, facilita bastante o trabalho dos profissionais dessa área, pois a captação e gestão feita pelo marketing já vai deixar esses consumidores preparadíssimos para receber uma oferta e finalizar a compra!

Quer construir uma base de leads qualificados bem sólida? O Pacote de Marketing Digital da GoDaddy é a solução completa para te ajudar na missão. 

Desde as ferramentas de e-mail marketing até os recursos de criação de artes, você terá tudo que precisa para chamar a atenção do seu cliente e turbinar as vendas do seu negócio! 

Comece gratuitamente agora mesmo!

Aprendeu direitinho o que é lead e sua importância? Para ficar ainda mais expert em marketing digital, continue acompanhando as novidades do blog! Até a próxima e boas vendas!