As métricas de marketing digital mostram se suas estratégias online atuais deram resultados ou se é preciso mudá-las. Caso contrário, sem atenção à avaliação de desempenho do seu site, você dificilmente saberá quais são os possíveis erros e perderá oportunidades de melhorar.
Para entender melhor, pense no seguinte: 63% dos consumidores preferem buscar informações sobre marcas e produtos pelo celular, de acordo com o relatório HubSpot State of Consumer Trends, de 2024.
Ou seja, ter apenas um site “no ar” não é suficiente; é preciso que a plataforma funcione bem, seja rápida e fácil de usar no celular. Quem não souber essa informação pode perder boa parte dos visitantes e, consequentemente, clientes em potencial.
Então, quer entender melhor o papel das métricas de marketing digital para tomar decisões mais inteligentes no seu negócio? Continue a leitura e confira:
- o que é marketing digital;
- o que são métricas de marketing digital;
- qual a diferença entre métricas e KPIs;
- quais são os tipos de métricas mais importantes (e as de vaidade) do marketing digital;
- como definir quais métricas mais importantes de marketing digital acompanhar;
- como acompanhar suas métricas.
O que é marketing digital?
Marketing digital tem basicamente a mesma definição que o marketing tradicional. A principal diferença é que o primeiro é adaptado para a realidade do mundo online. Isto é, em vez de promover a sua marca para receber visitas na loja, você foca em ter acessos em suas plataformas digitais.
Parece uma mudança pequena, não é? Mas, na prática, muda muito.
No marketing digital, por exemplo, você costuma economizar com materiais impressos, aluguel de espaço e com equipe. Sem contar que pode trabalhar de onde estiver, até do sofá de casa, com o notebook no colo. Inclusive, em um domingo chuvoso, em que você consegue fechar negócio ‘’só’’ com uma boa campanha de vendas no Instagram.
Por outro lado, a disputa por atenção é muito maior. No digital, você compete com vários negócios que estejam na internet e tentem atrair o olhar da mesma pessoa do seu interesse. Em compensação, o alcance também cresce.
Quais as ferramentas de marketing digital?
Com as ferramentas certas, como WhatsApp, redes sociais, e-mail marketing, Google e outras ferramentas de busca, seu marketing de conteúdo pode chegar a pessoas que você nem imaginava alcançar. Veja as características dos canais mais usados e como aplicar no dia a dia.
WhatsApp como canal de atendimento direto
Use o WhatsApp para conversar com clientes, tirar dúvidas rápidas, enviar orçamentos e manter um relacionamento próximo. É prático, pessoal e funciona como uma extensão do seu negócio.
Redes sociais para mostrar seu trabalho
Plataformas como Instagram, Facebook e YouTube são ideais para divulgar conteúdo, expor seu portfólio, criar autoridade e se conectar com seu público.
E-mail marketing para se manter presente
Enviar e-mails com dicas, novidades e promoções pode ser uma estratégia eficaz. Além de ser barato, você fala direto com quem já demonstrou interesse nos seus produtos ou serviços.
Melhor ainda se você tiver um e-mail profissional, concorda? Isso porque, com esse tipo de ferramenta, é possível transmitir confiança, fortalecer sua marca e deixar tudo mais organizado.
E se puder juntar esse recurso a ferramentas como Word, Excel e Teams, sua rotina fica muito mais eficiente. Confira nossos planos e como a gente pode te ajudar!
Google e outras ferramentas de busca
Ter um site bem estruturado e aparecer nas buscas do Google é importante para gerar tráfego orgânico. Em outras palavras, quem busca o que você oferece pode encontrar sua marca de forma natural, sem pagar por anúncios, embora o SEO envolva outros investimentos.
Por exemplo, você tem um brechó online? Então, pesquise no Google por algum termo relacionado ao seu negócio, como roupas de segunda mão baratas, e veja quem aparece nos primeiros resultados. É bem provável que esses sejam os sites escolhidos pelos clientes ao decidir em qual lugar comprar.
Quer aprender como colocar seu site na 1ª posição do Google, mesmo sendo um pequeno negócio? No nosso vídeo, mostramos como é fácil começar a aplicar boas práticas.
Quais os elementos clássicos do marketing aplicados ao ambiente digital?
O mix de marketing (também conhecido como os 4Ps) também continua mais atual do que nunca. Inclui:
- Praça;
- Preço;
- Produto;
- Promoção.
Nessa lista, a Praça é o que mais mudou com a transformação digital. Antes, a praça significava canais físicos, como lojas e pontos de venda locais. Hoje, se expandiu para um universo de canais digitais, como seu site, redes sociais e marketplaces, fundamentais para chegar até seu público.
Gostou de saber? Aprenda mais sobre marketing digital em nosso vídeo:
O que são métricas de marketing digital?
Métricas de marketing digital são indicadores que ajudam você a medir o desempenho das suas ações na internet. Esses recursos funcionam como um painel de controle que revela quais estratégias trazem bons resultados, como o retorno do investimento (ROI), e quais podem ser aprimoradas.
Por exemplo, sabe quando você cozinha para alguém e percebe, pelos gestos, se a comida agradou? Ou quando conta uma piada e nota qual parte fez as pessoas rirem mais? Esses sinais indicam se você acertou ou se deve ajustar algo.
Nos negócios, as métricas de marketing digital funcionam de forma semelhante, porém com muito mais precisão. Afinal, os indicadores são baseados em dados reais, como número de visitas, cliques, vendas e tempo que o usuário passa no site.
Agora, quer um exemplo real? A marca de roupas Lela Brandão Co esgotou todo o estoque em apenas 15 minutos, em 2024, conforme reportagem da Globo. A métrica de venda sinaliza sucesso, certo?
Ainda assim, como foi a experiência do cliente durante a compra rápida? Houve impacto na logística e no atendimento ao cliente? Essas questões também influenciam o sucesso em longo prazo. Por esse motivo, é preciso analisar as métricas com calma.
Qual a diferença entre métricas e KPIs?
As métricas são os dados que você coleta. Já os KPIs são as metas estabelecidas com base nesses dados para avaliar se sua estratégia funciona. Saiba mais!
Métricas de marketing digital
São as medidas brutas que mostram dados quantitativos do seu negócio, como cliques, tempo de navegação e taxa de rejeição. Esses indicadores representam informações que você coleta para entender o que acontece com o seu empreendimento digital.
Por exemplo, sabe quando você passa muito tempo em uma página porque gostou do produto visto? Existem formas de mensurar esse comportamento e indicar o tempo que cada pessoa permanece no site.
Ou seja, esses números mostram que você tem interesse naquele produto. Afinal, não foi uma visita rápida ou distraída. Assim, o site entende que aquele item chamou sua atenção e sinaliza para o dono do negócio quais estratégias funcionam.
KPIs (Key Performance Indicators)
São os indicadores-chave de desempenho, ou seja, os resultados específicos que você usa para medir o sucesso das suas ações.
Quer um exemplo? Sua métrica pode ser a taxa de conversão do seu site (quantos visitantes fizeram uma compra). Enquanto o KPI talvez seja alcançar 10% de conversão em uma campanha.
Você pode entender mais detalhes sobre métricas digitais em nosso vídeo:
Qual a importância das métricas de marketing digital?
As métricas de marketing digital ajudam você a estabelecer metas concretas e, ao mesmo tempo, permitem ajustar suas estratégias para alcançar resultados melhores continuamente. Entenda!
Orientar o trabalho da equipe com metas claras
Esses índices contribuem para definir objetivos palpáveis. Logo, com metas bem estabelecidas, todo mundo sabe para qual direção focar os esforços.
Por exemplo, a média de conversão em landing pages é menor que 10% para quase 2 em cada 3 profissionais de marketing, de acordo com o relatório HubSpot State of Marketing Report, de 2023.
Com essa informação, você sabe que, embora a landing page seja importante, não vale concentrar todos os investimentos apenas nessa estratégia. É fundamental distribuir recursos entre outras ações, como:
- melhorar o conteúdo;
- investir em redes sociais para empresas;
- fortalecer o relacionamento com clientes.
Assim, você aumenta as chances de sucesso e de obter resultados mais consistentes para o seu negócio.
Ajustar e melhorar suas estratégias constantemente
Se os resultados não alcançam o esperado, as métricas indicam o que fazer para otimizar suas campanhas.
Para você ter uma ideia, conforme a Statista, vídeos do TikTok com mais de 54 segundos chegam a ter em média 38 mil visualizações. Já vídeos mais curtos, especialmente abaixo de 10 segundos, engajam muito menos, com cerca de 19 mil visualizações.
Percebe como os dados podem guiar decisões práticas sobre o formato do seu conteúdo para gerar mais impacto?
Quais são os tipos de métricas mais importantes do marketing digital?
Os tipos de métricas mais importantes do marketing digital, separadas em grupos para facilitar o entendimento, são:
- Métricas de Engajamento;
- Métricas de Conversão e Vendas;
- Métricas de E-mail Marketing;
- Métricas de Satisfação e Fidelização;
- Métricas de Publicidade e Aquisição;
- Métricas Técnicas e de Acesso.
A seguir, confira os detalhes de cada uma!
1. Métricas de Engajamento
Esses indicadores mostram o quanto seu público interage com suas ações digitais.
Taxa de engajamento (em redes sociais)
O nível de engajamento nas redes sociais também influencia as vendas. Não por acaso, anualmente, pesquisas fazem o ranking dos maiores influenciadores digitais do Brasil e do mundo, como fez a Favikon.
O levantamento avaliou, entre outros critérios, o engajamento desses perfis. Quanto mais elevado, maior tende a ser o potencial de gerar vendas, já que esses influenciadores mobilizam seu público de forma efetiva.
Portanto, manter um bom engajamento é importante para posicionar a marca, chegar a novos públicos e fidelizar os que já são consumidores.
Sendo assim, acompanhe o crescimento do número de seguidores e entenda quais tipos de publicações geram mais compartilhamento e comentários. Assim, será bem mais fácil criar conteúdos voltados para as mídias.
Você pode medir a taxa de engajamento nas redes sociais por meio dessa fórmula básica:
Taxa de engajamento = (interações / alcance ou seguidores) x 100.
Para calcular a taxa de engajamento, siga estes passos:
- Escolha o período que deseja analisar (como últimos 7 ou 30 dias);
- Some as interações, como curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos;
- Defina a fórmula:
- Taxa pública: (curtidas + comentários) ÷ seguidores × 100
- Taxa real: (todas as interações) ÷ alcance × 100
Ferramentas como o Squarelovin facilitam esse processo com relatórios mensais, sugestões de horários ideais para postar e insights sobre o que mais engaja no seu perfil.
Tempo médio de permanência no site
Essa métrica indica quanto tempo, em média, os visitantes navegam em suas páginas. Inclusive, o Google também pode usar esse índice como critério de classificação nos resultados de busca. É como ter uma loja física cheia. O volume de pessoas sugere que a marca oferece valor, certo?
Porém, não existe uma fórmula exata para medir o tempo de permanência, mas dá para ter uma ideia bem próxima com algumas ferramentas, como o Google Analytics.
Confira um roteiro básico:
- Acesse sua conta do Google Analytics;
- No menu, clique em Comportamento > Conteúdo do site > Landing Pages;
- Depois, crie um segmento só com Tráfego orgânico (quem chegou pelo Google, por exemplo);
- Veja o campo Duração média da sessão. É nele que você encontra uma estimativa do tempo médio que as pessoas ficam no seu site após entrarem por aquela página.
Taxa de rejeição (bounce rate)
A taxa de rejeição mede a porcentagem de visitantes que entram no site e saem rapidamente sem realizar nenhuma ação. Ou seja, é o famoso “tô só dando uma olhadinha’’, mas na versão digital. Para calcular, é simples:
Taxa de rejeição = número de pessoas que saíram rápido (sessões de página única) / total de visitantes (sessões) x 100
Por exemplo, se 50 pessoas visitam seu site e 10 saem sem interagir, a taxa de rejeição é:
10/50 x 20 = 20%
No Google Analytics 4 (GA4), a taxa de rejeição é calculada como:
Taxa de rejeição = 100% - Taxa de engajamento
Nesse caso, a taxa de engajamento é a porcentagem de sessões que:
- duraram mais de 10 segundos;
- tiveram uma interação importante e relacionada à conversão, como fazer uma compra ou preencher um formulário;
- acessaram outra página.
Visualizações de página (métrica de vaidade)
Visualizações de página mostram quantas vezes uma página do seu site foi aberta durante um período. Então, sempre que alguém acessa o seu endereço, clica em um link dentro do site ou atualiza a página, essa ação conta como uma nova visualização.
A boa notícia para quem precisa mensurar os dados é que esse talvez seja o indicador mais fácil de calcular. Você pode acompanhar essas informações em ferramentas gratuitas, como o Google Analytics.
Porém, não existe uma fórmula para calcular visualizações, o próprio sistema conta cada vez que uma página é carregada.
Sessões
Sessão é o conjunto de interações que um usuário tem com o seu site em um período contínuo. Inclui tudo que ele faz, como:
- visitar páginas;
- clicar em botões;
- assistir vídeos;
- preencher formulários.
Logo, se uma pessoa entra no seu site, navega por 5 páginas e sai, essa ação conta como 1 sessão e 5 visualizações de página. Ou seja, uma sessão pode ter várias visualizações de página.
Então, cada vez que um usuário acessa seu site e interage em torno de 30 minutos seguidos, o Google Analytics registra 1 sessão.
Se o mesmo usuário sair do site e voltar depois de 30 minutos de inatividade, uma nova sessão é registrada, mesmo sendo a mesma pessoa.
Dwell Time
É o tempo que a pessoa permanece em uma página após clicar em um resultado de busca, antes de voltar ao Google. Dessa forma, o Dwell Time ajuda o buscador a entender se a página atendeu ou não à intenção da busca.
Por exemplo, você pesquisa “como fazer bolo de cenoura”, entra em um blog, lê tudo e só depois volta para o buscador.
Esse comportamento indica que o conteúdo foi útil (bom Dwell Time). Agora, se você entra e sai rapidinho, o Google pode entender que a página não entregou o que prometia.
O Dwell Time em si não aparece diretamente no Google Analytics, mas dá para acompanhar algo bem próximo:
- duração da sessão, que mostra quanto tempo, em média, os usuários ficam no site;
- tempo médio na página, já que indica quanto tempo, em média, cada visitante passa em uma página específica.
2. Métricas de Conversão e Vendas
São as métricas que mostram o impacto direto no resultado financeiro do seu negócio.
Taxa de conversão
A taxa de conversão mede o:
Número de vendas realizadas no site da empresa / Número de visitas X 100
Por exemplo, imagine que seu e-commerce tenha 100 visitas no mês de novembro e um total de 35 conversões em vendas. Então, a taxa de conversão corresponde a:
100 / 35 x 100 = 35%
Custo por aquisição (CPA)
O CPA calcula o custo médio de adquirir um novo cliente, o que é feito pela fórmula:
Investimento em marketing / Número de novos compradores = CPA
Por exemplo, suponha que você invista R$ 1.000 no pacote de marketing digital da GoDaddy e conquiste 20 clientes. Portanto, seu custo por cliente (CPA) foi de R$ 50.
Se cada cliente gera um lucro médio de R$ 150 para o seu negócio, esse investimento é vantajoso. Afinal, você gastou R$ 50 para ganhar R$ 150. Ou seja, para cada real investido, seu retorno é 3x maior.
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Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI (Return on Investment) mostra claramente se o seu investimento gera lucro para o seu negócio. Dessa forma, esse indicador ajuda a tomar melhores decisões orçamentárias.
A fórmula para calculá-lo é a seguinte:
ROI = (Lucro / Custo do Investimento) x 100
Sendo:
Lucro = Receita - Custos totais do investimento
ROI alto indica que seu investimento vale a pena. Já o ROI baixo é um sinal para analisar e ajustar sua estratégia.
Ticket médio
Essa é uma métrica que mostra o valor médio gasto por cada cliente ao comprar seus produtos ou serviços. Ter esse dado em mente é importante porque você pode guiar estratégias para aumentar o valor das vendas, como promoções e pacotes, por exemplo.
A fórmula é bem direta:
Ticket Médio = Faturamento total / Número de vendas
Então, se sua equipe vendeu R$ 20.000 em um mês e realizou 100 vendas, o cálculo fica assim:
R$ 20.000 / 100 vendas = R$ 200 por venda
Lifetime Value (LTV)
LTV significa valor da vida do cliente e indica quanto dinheiro, em média, um cliente gera para sua empresa durante toda a jornada de compra. Ou seja, desde a primeira até as próximas vendas.
Logo, esse índice mostra o valor de investir em relacionamento e fidelização. Além disso, o LTV permite comparar o custo de aquisição (CAC) com o retorno esperado.
A fórmula mais comumente usada é:
LTV = (Ticket médio) x (Frequência de compra) x (Tempo de Vida do Cliente)
Agora, imagine que você contrate um pacote de marketing digital da GoDaddy, que inclui ferramentas para gerenciar redes sociais e planejar suas ações de marketing.
Com esse apoio, vamos supor que o ticket médio das suas vendas seja R$20. E ainda, suponha que seus clientes comprem 5x durante o tempo em que permanecem ativos com sua empresa.
Nesse caso, o LTV é calculado assim:
LTV = R$20 (ticket médio) x 5 (frequência de compra) x tempo de vida do cliente
Churn
O churn indica quantos clientes pararam de fazer negócio com você em um determinado período. Por esse motivo, é especialmente útil para quem trabalha com planos mensais ou pacotes de serviço, em que o cliente pode cancelar a qualquer momento.
O cálculo funciona assim:
Churn = (Número de clientes que cancelaram / Número total de clientes no início do período) x 100
3. Métricas de E-mail Marketing
Para quem usa e-mails como ferramenta de comunicação e vendas.
Taxa de abertura (métrica de vaidade)
Esse indicador mede a porcentagem de pessoas que abrem um e-mail de marketing em relação ao total de destinatários. Você pode calculá-lo desse jeito:
Taxa de abertura = (E-mails abertos / E-mails entregues) x 100
Ou seja, se você enviou 1.000 e-mails e 250 foram abertos, sua taxa de abertura é 25%. Esse número ajuda a medir o interesse inicial dos seus contatos e pode indicar se você:
- precisa melhorar a linha de assunto;
- horário de envio;
- segmentação da lista.
A gente separou outras dicas de como criar um e-mail profissional mais atraente, evitar ir para spam e aumentar sua taxa de abertura. Confira em nosso vídeo:
Taxa de cliques
Essa taxa calcula a porcentagem de pessoas que clicam no link ou botão diante do total de visualizações de um anúncio nas redes sociais, publicação ou e-mail. Ou seja, com essa métrica, você avalia se o seu material chama atenção o suficiente para engajar.
Calcule a taxa de cliques com essa fórmula:
CTR = (Número de cliques únicos / Número de e-mails entregues) X 100
4. Métricas de Satisfação e Fidelização
Mostram como seus clientes enxergam sua marca.
Net Promoter Score (NPS)
O NPS funciona como um termômetro de satisfação e engajamento, e pode ajudar você a melhorar seus serviços, produtos ou a comunicação com seus clientes.
A avaliação é simples: o cliente responde à pergunta “De 0 a 10, qual a chance de você recomendar nossa marca para um amigo ou colega?”
Com base na nota, o NPS é classificado em:
- 0 a 6 – Detratores - clientes que não tiveram uma boa experiência e que provavelmente não indicariam sua marca;
- 7 ou 8 – Neutros - satisfeitos, mas não empolgados. Eles não atrapalham, mas também não promovem;
- 9 ou 10 – Promotores - são os fãs da sua marca! Provavelmente vão recomendar e voltar a fazer negócio.
A fórmula é:
NPS = % de promotores – % de detratores
Exemplo rápido: se você teve 70% de promotores, 10% de detratores e 20% de neutros, o NPS será 70 – 10 = 60.
5. Métricas de Publicidade e Aquisição
Essas métricas de site sinalizam como seus anúncios performam e quanto custa cada interação, o que ajuda a medir a eficiência da captação de visitantes.
Custo por clique (CPC)
O CPC é um dos indicadores mais usados no tráfego pago e mostra quanto você gastou para cada clique recebido no seu anúncio em alguma plataforma. Para calculá-lo, use a fórmula:
CPC = Custo Total / Número de Cliques
Um CPC baixo pode ser bom, mas o mais importante é a qualidade do clique. Se a pessoa clicou, mas não comprou, agendou ou entrou em contato, talvez a campanha precise de ajustes no:
- texto;
- público;
- página de destino.
Click-through rate (CTR)
Esse é o percentual de pessoas que clicam em um anúncio ou link em relação ao número de impressões.
A fórmula é:
CTR = Cliques / Impressões
Então, se um anúncio foi exibido 1.000 vezes (impressões) e recebeu 100 cliques, o CTR é de 10%.
Esse índice é importante porque, entre outros motivos, indica o poder de chamada do seu criativo. Logo, títulos, imagens e CTAs (chamadas para ação) influenciam diretamente essa taxa.
6. Métricas Técnicas e de Acesso
Essas métricas ajudam a identificar pontos de melhoria para atrair e manter visitantes.
Dispositivo de acesso
Entender a origem dos acessos, como celular, computador ou tablet, é útil para ajustar suas estratégias e melhorar a experiência de quem visita seu site.
Confira como essa informação pode te ajudar:
- ajuste o layout para o dispositivo mais usado - especialmente se a maioria acessa pelo celular, é essencial que seu site seja responsivo (se adapte bem às telas menores, com navegação intuitiva e rápida);
- otimize campanhas por canal - campanhas em redes sociais, por exemplo, tendem a atrair mais acessos via celular. Saber essa informação permite criar anúncios e páginas específicas para esse tipo de usuário;
- fique de olho nas quedas de acesso - se as sessões por mobile caírem inesperadamente, vale investigar se há problemas técnicos na versão mobile do seu site (como lentidão);
- Considere soluções focadas em mobile - com base nos dados, pode ser interessante explorar formatos pensados para navegação mobile, como o uso de recursos de Progressive Web App (PWA), que deixam o site mais ágil.
Feature snippet
É aquela caixinha que aparece no topo do Google, antes mesmo do primeiro lugar (por essa razão é chamada “posição zero”). Nela, o Google destaca uma resposta direta retirada de algum site considerado o mais relevante para a pergunta feita.
Ou seja, mesmo sem título chamativo ou meta description, o Google já mostra parte do seu conteúdo ali. Então, se o texto responder bem à dúvida da pessoa, há mais chances de você ser clicado.
Bastante coisa, certo? Relembre das principais com a ajuda de nosso infográfico!

Como definir quais métricas mais importantes de marketing digital acompanhar?
Cada negócio e campanha têm objetivos diferentes. Logo, não adianta querer medir tudo. É importante:
- Definir objetivos claros (ex.: aumentar vendas, gerar leads e melhorar engajamento);
- Escolher métricas que estejam alinhadas com esses objetivos, que serão seus KPIs;
- Acompanhar com frequência e ajustar suas ações com base nos resultados.
Como acompanhar suas métricas?
Existem várias ferramentas que facilitam esse acompanhamento, como:
- Google Analytics - para métricas de site e tráfego;
- Ferramentas nativas das redes sociais - Instagram, Facebook, LinkedIn oferecem relatórios básicos;
- Plataformas de e-mail marketing - como Mailchimp, que mostram abertura e cliques.
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Então, tirou as suas principais dúvidas sobre as métricas de marketing digital? Mensurar esses índices é só o começo. Também é preciso usá-los para tomar decisões que façam seu negócio crescer.
Por exemplo, se a taxa de rejeição do seu site está alta, vale revisar o conteúdo, a velocidade das páginas ou a usabilidade. Caso o custo por aquisição esteja alto, repense os canais e públicos-alvo.
Nesse sentido, aproveite o nosso Pacote de Marketing Digital. Com esse recurso, você pode:
- criar e gerenciar campanhas nas redes sociais;
- enviar e-mails personalizados que geram resultados;
- monitorar e ajustar estratégias com relatórios fáceis;
- melhorar o SEO para atrair mais visitantes;
- produzir conteúdos visuais que valorizam sua marca.
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