60% dos empreendedores digitais planejam ter um site, diz pesquisa da GoDaddy

ArtigosCategory
6 min read
Rafael Queiroz Bastos

Investir em marketing digital para impulsionar a presença das marcas no universo online é fundamental para os negócios nos dias de hoje. 

Mais do que um fator competitivo, saber explorar o potencial da internet para divulgar e vender produtos/serviços é uma questão de sobrevivência em diversos segmentos.

Nesse sentido, há uma série de estratégias digitais que devem ser usadas de forma integrada para que uma marca ganhe espaço no mundo digital e seja vista pelos seus clientes. E não só isso: gerar engajamento e fechar vendas!

Aliás, são peças fundamentais na construção dessa autoridade digital: campanhas de e-mail marketing, presença forte nas redes sociais, produção de conteúdos para blogs e materiais ricos e, claro, a construção de um site.

Diante desse quadro, a GoDaddy preparou uma pesquisa que mostra as principais tendências entre os empreendedores digitais brasileiros para fortalecer seu negócio na internet.

Esses resultados estão reunidos na segunda rodada do GoDaddy Data Observatory 2023. Esse projeto foi conduzido pela empresa Advanis em março de 2023, no Brasil, Colômbia, Alemanha, Índia, México, Filipinas, Singapura, Espanha, Tailândia e Estados Unidos.

Confira todos os resultados da Pesquisa GoDaddy Data Observatory 2023 - Marketing.

Os critérios analisados na amostra levam em consideração pequenos donos de negócios e empresas de 1 a 50 funcionários. Foram entrevistados 4.682 empreendedores e pequenos negócios no total, sendo 540 no Brasil.

Veja os resultados obtidos pelo estudo GoDaddy Data Observatory 2023 e conheça as principais novidades do marketing digital brasileiro na atualidade, incluindo como o mundo dos negócios está se adaptando a isso.

Acesse os dados da primeira parte do Observatório de Digitalização GoDaddy 2023, focado na área de negócios.

Pequenos negócios têm o marketing digital na mira

O levantamento GoDaddy Data Observatory 2023 identificou que a grande maioria dos pequenos negócios do Brasil planeja implementar estratégias de marketing digital para seu site próprio, visando divulgar a marca na internet.

Por exemplo, 78% das pequenas empresas planejam desenvolver campanhas para plataformas de redes sociais, enquanto 68% desejam investir em estratégias de marketing de conteúdo e de SEO em motores de busca.

Os motores de busca, no caso, são plataformas como o Google, Bing e Yahoo, que se consolidam como verdadeiras vitrines virtuais. Afinal, 68% das experiências online começam com uma pesquisa em um motor de busca, segundo a AhRefs.

Saiba mais como o SEO pode otimizar a presença online da sua marca por meio do Google:

Outras fortes tendências para aprofundar a presença digital são a criação de um design responsivo para o site (64%) e a realização de um monitoramento de métricas relevantes (62%), como visitas e conversões.

Caso você não saiba, um site responsivo é aquele que se adapta a diferentes formatos de telas e tipos de dispositivos. 

Dessa forma, ao navegar em uma página por um smartphone, a interface mudará automaticamente de proporção para se adaptar à tela do celular e, assim, melhorar a experiência de navegação do usuário.

O que podemos perceber com esses números é que há uma preocupação geral com a divulgação e penetração da marca nos mais diversos canais da internet, como redes sociais e Google.

E, claro, o entusiasmo com a responsividade mostra a importância de tornar suas páginas acessíveis em qualquer dispositivo. 

As empresas querem ser vistas e oferecer uma boa navegação aos seus consumidores 

E o melhor: você encontra na GoDaddy um Pacote de Marketing Digital completo para fazer seu negócio brilhar em todas as etapas e canais do mundo!

Automação de marketing é tendência no Brasil

A internet transformou profundamente a maneira como as empresas lidam com as informações do público. Tecnologias como big data, machine learning e inteligência artificial vieram para ficar.

Com a ajuda delas, é possível coletar, armazenar e analisar dados valiosos do público para gerar insights. 

Esses insights, por sua vez, orientam campanhas de marketing mais personalizadas e voltadas para as demandas e dores do cliente final.

BR - Infográfico Data Observatory 2023 - Marketing

No Brasil, os empreendedores já entenderam a importância dessa inovação. Não é por acaso que a pesquisa GoDaddy Data Observatory 2023 aponta que 69% dos pequenos negócios já abraçaram as ferramentas de automação de dados. Esse percentual supera até os Estados Unidos, que tem 42%, e a média mundial, de 57%.

“O resultado da pesquisa da GoDaddy mostra que o empreendedor brasileiro busca maneiras de acompanhar o desenvolvimento tecnológico e aprende estratégias de marketing digital para ajudar seu negócio a prosperar” 

“A GoDaddy dedica-se em oferecer ferramentas e recursos que eles precisam para obter sucesso na jornada digital. Nossos produtos são fáceis de usar, possuem bom preço e contam com suporte técnico para que os brasileiros naveguem na era dos negócios digitais”, diz Luiz D'Elboux, Country Manager da GoDaddy Brasil.

A importância de criar um site para a estratégia digital

O estudo GoDaddy Data Observatory 2023 aponta que, no Brasil, 40% dos pequenos negócios que ainda não contam com um site próprio pretendem investir na construção de uma página oficial em um período máximo de até 3 meses.  Outros 48% pretendem construir no prazo de até um ano.

Além disso, 60% se dizem entusiasmados para criar uma loja on-line de e-commerce para sua marca, fechando suas vendas no próprio site.

Isso mostra que a criação de um site é visto pelos pequenos empreendedores brasileiros como um fator fundamental na estratégia digital.

E os resultados obtidos nos outros tópicos mostram cada vez mais a necessidade de uma interação holística entre diversos canais e campanhas de marketing digital para prosperar no mundo online.

A pesquisa da GoDaddy ainda aponta que a união desses elementos é vital para desenvolver a autoridade digital da marca, pois 62% dos empreendimentos que já possuem um site ganharam mais visibilidade na internet com ele.

E mais: 61% apontam que um site é uma ótima ferramenta para apresentar seus produtos e 56% dizem que esse espaço os ajudou a atrair mais leads qualificados do seu público-alvo.

Incrível, não é verdade? Então, o que você está esperando para construir seu site? Conte com as soluções da GoDaddy!

Confira a pesquisa completa GoDaddy Data Observatory 2023 - Marketing.