Motivos para ter um site para PME: porque e como criar?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:7 min
Amanda Britto

A criação de um site para pequena empresa é algo praticamente obrigatório hoje, e já faz parte de todo o planejamento inicial do negócio. Mas, afinal, quais são os reais motivos para ter um site?

A resposta a essa pergunta é essencial para que você use a ferramenta de maneira adequada e possa aproveitar todos os seus benefícios.

Afinal, é sim necessário ter um site porque seus concorrentes usam essa plataforma para se comunicar, logo, você também precisa se manter presente ou corre o risco de perder espaço no mercado. 

Contudo, fazer um site porque todo mundo está fazendo, não é a única resposta para quem está em busca das vantagens de ter um site profissional, não é mesmo? 

Fato é que, atualmente, um negócio que não tenha presença na internet, mesmo que de menor escala, pode perder muito espaço no mercado logo em seus primeiros anos de operação. 

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre  por que criar um site é hora de solucioná-las. 

Nesse sentido, organizamos este artigo com alguns motivos e detalhes sobre as vantagens de ter um site profissional. Confira!

Quais os principais motivos para ter um site?

Na lista com os TOP 5 principais motivos para ter um site estão as seguintes razões:

  1. Ampliar a visibilidade do negócio
  2. Reforçar o posicionamento nas redes sociais
  3. Estabelecer credibilidade
  4. Criar e compartilhar conteúdo para estratégias
  5. Gerar materiais ricos e landing pages

Entenda cada uma delas, a seguir.

Ampliar a visibilidade do negócio

Você já parou para pensar em como o seu cliente vai encontrar a sua empresa? Imagine que tudo já está funcionando, seu escritório está lá, os funcionários também, perfeito. E agora? Como trazer os primeiros clientes se você não tiver uma boa rede de contatos, por exemplo?

Ter um site para pequena empresa permite que seus potenciais clientes te encontrem por meio dos seus serviços, principalmente se você fizer um bom trabalho de SEO, aproveitando o potencial dos buscadores, como o Google, a seu favor.

Em certos momentos, alguém pode até ouvir o nome de sua empresa e se interessar. 

Quando isso acontece, o mais provável é que ele vá direto para a internet pesquisar para conhecer mais.

Acredite: se ele não encontrar nada, nem um site, ele vai partir para outra. Portanto, atente-se a isso!

Reforçar o posicionamento nas redes sociais

É claro que você pode ter Facebook, Instagram, Twitter e o que mais desejar sem, necessariamente, ter um site para pequena empresa. Porém, é inegável que uma página na web reforça muito o que é dito nas redes sociais!

Isso porque em um site você poderá adicionar muito mais conteúdo, que permite complementar o que é dito nas redes. 

Postar uma foto no Instagram com uma pequena legenda e, então, direcionar para o link de sua página na web é uma maneira muito mais confortável e eficiente de ajudar quem quer conhecer seus serviços.

Além disso, mais uma vez é importante reforçar o papel do site nas ações de SEO e, consequentemente, na atração de usuários que fazem pesquisas nem mecanismos como o Google. 

E, é claro que esse número não é pequeno. Segundo o estudo “State of search Brazil”, 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar. 

Esse é mais um importante motivo para ter um site, não é mesmo? Afinal, se você não está competindo por esse espaço e essas visitas, então elas vão para a concorrência. 

Estabelecer credibilidade

Em um universo corporativo praticamente 100% voltado para o digital, um site para pequena empresa não é mais um diferencial, e sim uma necessidade. 

Hoje, ao pesquisar por uma organização, o mínimo que um usuário espera é encontrar uma página para verificar.

Caso contrário, ele pode até mesmo duvidar da credibilidade e qualidade dos serviços oferecidos, ainda que sejam os melhores do mercado! 

Sendo assim, é importante não só ter um site, mas também mostrar a identidade da empresa e o que ela pode oferecer para ajudar o usuário a sanar seus problemas.

Criar e compartilhar conteúdo para estratégias

Um site permite que você crie um blog. Lá, poderá colocar diversos conteúdos a respeito de seu negócio e do mercado, mostrando que tem expertise e que entende realmente do que sua empresa faz e como ela trabalha.

Além disso, ter conteúdos publicados é um ponto crucial para algumas estratégias de marketing, principalmente focadas em inbound marketing.

Com textos bem escritos é possível atingir muitos usuários que, de outra forma, não saberiam de seu negócio.

Pode ainda, direcioná-los para diferentes etapas do funil de vendas, levando o leitor por meio de links internos de uma fase de reconhecimento de seu problema até a compra do produto ou serviço que oferece.

Apostando em boas palavras-chave você pode conseguir inclusive leitores fiéis de seus conteúdos, tornando-se referência no assunto e atingindo melhores posições nos buscadores.

Leia mais em: Como Escrevo Conteúdo Para Meu Site? Receita

Gerar materiais ricos e landing pages

Contar com um site e um domínio próprios ajuda muito a reforçar as estratégias com materiais ricos, como e-books e infográficos. Além de ajudar a hospedar suas landing pages para divulgação de produtos e conteúdos com mais facilidade e relevância para o usuário.

Além disso, essa estrutura de construção do conteúdo permite a você fazer um fluxo de e-mails para facilitar as conversões de seus futuros clientes.

Todo esse cenário envolvendo sua página, conteúdos de blog, materiais ricos e e-mails fazem com que você tenha um trabalho preciso de divulgação e marketing para vendas, sem deixar de entregar valor e informação ao usuário.

Por que as empresas devem investir em sites?

As empresas devem investir em sites porque eles são uma forma eficaz de alcançar seu público. Afinal, um site bem projetado e otimizado pode:

  • aumentar a visibilidade da marca;
  • fornecer informações valiosas aos clientes potenciais e atuais;
  • possibilitar a compra de produtos e contratação de serviços;
  • otimizar estratégias de marketing.

Logo, se você acha que tudo isso é importante para que o seu negócio cresça e alcance seus objetivos, está na hora de criar e aproveitar todas as vantagens de ter um site.

Como construir um site para pequena empresa?

Para criar um site para sua empresa é preciso escolher a plataforma em que essa construção irá acontecer. 

Para começar, você pode optar por um criador de sites gratuito e fácil de usar, que facilite a escolha de um modelo de layout, permita adicionar conteúdo e otimize suas ações de marketing.

Porém, antes disso, é fundamental que você escolha o domínio para que as pessoas te encontrem com facilidade, compreendam o que você faz e se direcionem à sua plataforma. 

Aqui na GoDaddy te ajudamos a encontrar o domínio certo para atrair mais atenção e visitantes. Acesse nossa plataforma de domínios e encontre o endereço do seu site. Tudo isso em poucos segundos e com a máxima segurança; 

Com a GoDaddy você também pode criar sua loja online do zero, se for o caso de sua empresa, e otimizar seu SEO para ganhar ainda mais relevância. Conheça mais sobre os nossos serviços!