Qual a melhor linguagem de programação de sites?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:10 min
Rafael Queiroz Bastos

O desenvolvimento web é uma área da tecnologia de informação voltada para a criação e programação de sites para a internet. Esse segmento é um dos mais comentados no últimos anos como a profissão do futuro. Mas o que estaria por trás desse fenômeno?

Primeiramente, podemos elencar a transformação digital como o principal combustível para esse crescimento. Afinal, vemos negócios de todos os tipos — desde empresas do varejo até organizações da área da saúde e advocacia — aderindo às práticas digitais para otimizar processos e melhorar resultados.

Além disso, com a internet cada vez mais popularizada e presente na vida das pessoas, esse espaço virou uma grande oportunidade de negócios para atingir mais consumidores. Logo, não é por acaso que contar com um site próprio virou um elemento fundamental na estratégia comercial das empresas.

É nesse contexto que se explica o crescimento da área desenvolvimento web, pois esse conhecimento é uma demanda crescente, em virtude da grande quantidade de empresas que desejam ingressar no universo digital.

Essa área reúne uma série de linguagens para desenvolvimento web, como o JavaScript, Python, C++, Java e HTML, dentre outras.

Mas qual a melhor linguagem de programação para sites? Como saber qual delas usar? Pois é, existem vários tipos que podem ser utilizados para a realização de um projeto, com formas distintas de construir as páginas da web e que se adequam melhor a certas finalidades.

Se você está pensando em construir um site e tem dúvidas sobre qual seria a forma mais adequada de fazê-lo, veja só estas dicas que a GoDaddy selecionou para te ajudar!

O que é linguagem de programação de sites?

A linguagem de programação de sites é a organização de distintas formas de construir códigos que são capazes de criar páginas na internet que realizam várias funções. Por exemplo, podemos citar as funcionalidades de exibir conteúdos, produtos, vídeos e imagens, entre outras formas de disseminação de informações online. 

Cada uma delas tem objetivos, qualidades, facilidades e dificuldades diferentes. O desenvolvedor web precisa, então, ter o conhecimento de vários desses “idiomas” para que possa realizar seus projetos. 

As linguagens mais comuns são:

  • Java — faz configurações simples em sites e, principalmente, aplicativos;
  • JavaScript — versão que se originou do Java, consegue desenvolver páginas mais elaboradas, com conteúdos que interagem entre si, multimídia, entre outras coisas;
  • CSS — mecanismo responsável pela adição de estilos em documentos web, em um mecanismo de cascatas;
  • PHP — possui um sistema de códigos abertos, que não requer licenciamentos, e é uma das linguagens mais simples, sendo recomendada para programadores iniciantes;
  • HTML — essa linguagem de marcação de hipertexto é a forma mais básica de construção de páginas na web;
  • Python — linguagem de programação muito versátil e bastante utilizada em aplicações web, soluções complexas, jogos, cursos de lógica de programação;
  • C e C++ — é uma das primeiras linguagens web ensinadas em cursos de Ciência da Computação. É muito utilizada no desenvolvimento de jogos, editores de texto, editores de imagem e outras finalidades, como gerenciamento de memória, ponteiros e programação orientada a objetos;
  • Ruby — é uma linguagem de programação fácil, legível, de sintaxe simples e também orientada a objetos. É bastante utilizada para o desenvolvimento de aplicações web e possui código aberto (open source).

Por sinal, ainda existem outras formas de elaborar os códigos, como .NET, ASP, Perl, Go, entre outras. 

Tais linguagens de programação podem ser divididas em baixo e alto nível. No primeiro caso, elas possuem sintaxe mais complexa e difícil de ler e escrever, enquanto as de alto nível são mais parecidas com as linguagens de comunicação humana e, por isso, mais simples de serem assimiladas. 

Dentre as linguagens de baixo nível, temos o Assembly e a C como principais exemplos. Já entre as de alto nível, destacam-se Python, Ruby e Java.

Elas também podem ser divididas de acordo com a aplicação, como:

  • desenvolvimento web; 
  • desenvolvimento de aplicativos móveis; 
  • ciência de dados; 
  • inteligência artificial; 
  • dentre outras.

Enfim, há uma enorme variedade de linguagens que podem ser utilizadas não só para programação de sites, mas também em outras frentes de atuação digital. Ciência de dados e inteligência artificial, por exemplo, são fundamentais para a análise de indicadores de marketing digital.

Qual a melhor linguagem de programação?

Agora que já sabe o que é linguagem de sites, chegou o momento de escolher qual utilizar. Já que existem várias delas, você deve estar se perguntando se não há alguma que seja a melhor entre as concorrentes. 

Entretanto, este não é um conceito que realmente existe no universo dos códigos. Isso porque a linguagem web ideal é aquela que se adequa ao tipo de projeto que está sendo desenvolvido. Inclusive, é válido ressaltar que, para cada questão que o programador encontrar, existem, também, inúmeras formas de resolver. 

Confira alguns cenários possíveis e algumas das maneiras mais comuns de tratar estas situações de desenvolvimento.

Páginas estáticas

Sabe quando você entra em uma página com conteúdo institucional — quem somos, missão e valores, produtos e serviços oferecidos, informações de contato, entre outros recursos? Essas são consideradas estáticas porque não requerem atualizações constantes, rotatividade de dados, criação de mecanismos de visualização elaborados e afins.

Para esse caso, o mais recomendado é utilizar a linguagem de programação para sites HTML ou CSS. Isso porque ambos os tipos conseguem fornecer ao profissional os elementos básicos para a criação da página, já que elas são bastante simples — muitas vezes, não contam nem com arquivos de multimídia, como imagens.

O CSS é considerado uma linguagem de estilo, pois pode-se ajustar cores, tamanho dos objetos da interface e fontes tipográficas da página. 

Por sua vez, o HTML é uma linguagem de sites de marcação. Por meio dela, o desenvolvedor organiza os elementos da estrutura da página, como: títulos, imagens, cabeçalho e menu, dentre outras opções. Ela funciona, portanto, como uma planta do site para fazer a disposição dos elementos que o compõem.

Quer aprender mais sobre essa linguagem de programação de sites? Confira o artigo da GoDaddy sobre HTML!

Este também é o caso das landing pages, “páginas de aterrissagem”, um recurso muito utilizado pelo marketing digital para a obtenção de mais leads e aumento na taxa de conversão de um site.

Páginas com rotatividade de conteúdo

Por outro lado, há sites que precisam de configurações mais complexas para que seja possível a criação de estruturas que propiciem maior rotatividade. É o caso de blogs e portais de notícia, que se atualizam periodicamente e precisam de projetos que possam oferecer aos usuários formas de visualizar melhor esses conteúdos.

Nessa situação, o uso do PHP se torna mais comum. Afinal, ele permite maior dinamismo na criação de códigos e pode ser trabalhado diretamente junto ao servidor. Esse tipo de código pode ser inserido, por exemplo, no WordPress para a introdução de elementos gráficos nos conteúdos.

Aliás, este é o mesmo caso: não é indicado apenas geradores de conteúdo, mas também para lojas virtuais. Se você tem a intenção de abrir um e-commerce, essa é a melhor linguagem de programação para utilizar. Inclusive, é possível fazê-lo por meio do WordPress, já que essa plataforma faz a criação de sites com base no PHP.

Quer aprender a usar o Wordpress como linguagem de programação para criar um blog? Veja o vídeo abaixo!

Redes interativas

Você já parou para pensar em qual tipo de linguagem de programação é usada para a criação de plataformas sociais de interação, como Facebook e Twitter, assim como os serviços do Google, como YouTube e Gmail? 

Para esse tipo de projeto, utiliza-se o JavaScript. Essa modalidade é conhecida por permitir a criação de estruturas que facilitam não apenas a navegação dos usuários, mas a utilização de sistemas de redes sociais.

O JavaScript é uma linguagem de site muito utilizada para aprimorar a interatividade entre os usuários e as páginas. Com ele, você pode adicionar conteúdos dinâmicos, como gráficos animados, botões mais sofisticados e efeitos diversos, tal como aquela informação que surge quando se passa o mouse por cima de um elemento.

Aplicativos mobile

Possuir versões do site que sejam mobile friendly às vezes não é o suficiente, pois não conseguem oferecer toda a praticidade possível para aqueles que têm a tecnologia na palma das mãos. 

A criação de aplicativos é, então, uma ótima saída para melhorar a experiência do usuário e torná-lo mais próximo da marca. E, para isso, recomenda-se tanto o Java quanto o JavaScript, que são os favoritos para esse tipo de finalidade. 

Outra opção também conhecida é o Swift, que é voltada para o desenvolvimento de apps no iOS e macOS, os sistemas operacionais da Apple. A linguagem tem uma sintaxe bem simples e acessível e, como tal, tornou-se a queridinha entre os programadores.

Podemos citar também o React Native, o Xamarin e o Flutter.

Preciso saber programação de sites para criar um uma página na web?

A resposta é não! Saber programação de sites não é um pré-requisito para que você consiga criar um site com aspecto profissional e que ofereça uma excelente experiência de navegação para o usuário. 

Isso é possível em virtude do surgimento de ferramentas como o Criador de Sites da GoDaddy. Essa plataforma é simples e intuitiva, mas seus recursos são extremamente complexos e eficientes para que uma pessoa sem conhecimento técnico de desenvolvimento web consiga criar um site exclusivo e elegante para sua marca.

Veja como criar um site profissional de forma simples e rápida com o Criador de Sites da GoDaddy:

Basta selecionar um template dentre as inúmeras opções disponíveis na biblioteca da ferramenta e customizá-lo da maneira que você preferir.

São várias as opções de interface, desde sites one page ou com tantas páginas quanto desejar. A propósito, você pode definir se o menu de navegação fica na parte superior ou lateral da página.

Além da variedade de interfaces, você tem acesso a um grande volume de fontes tipográficas, cores e, ainda, um banco de imagens completo para incrementar a experiência de navegação do site.

A ferramenta também conta com recursos de marketing digital integrados para impulsionar o posicionamento das páginas nas redes. Não adianta nada ter um site mais bonito se ele não será visto por ninguém, não é verdade? 

Você vai poder planejar estratégias em diversas frentes, como redes sociais, buscadores, e-mail e muito mais. E o mais legal é que você pode gerenciar tudo isso a partir de um único painel central e de qualquer dispositivo, seja computador ou smartphone.

Comece gratuitamente agora mesmo e veja como é simples colocar qualquer negócio no mapa do universo digital!

Gostou de saber qual a melhor linguagem de programação de sites? Então, continue lendo conteúdos como este aqui no blog da GoDaddy Brasil!

Produtos Utilizados