O que é provedor de hospedagem? Para que serve? Saiba tudo!

ArtigosCategory
4 min read
Beatriz Okubo

Se você já possui um site ou deseja desenvolver um, precisa conhecer as melhores soluções digitais para atender bem o seu projeto. Dentre as principais está o provedor de hospedagem, e esse é nosso assunto de hoje!

Um provedor de hospedagem deve ser escolhido com muito carinho, pois a performance e segurança de um site depende dele. Em especial para aqueles que vão criar um site para a sua marca, o cuidado então em garantir a melhor experiência de navegação para o seu usuário é redobrado.

No final das contas, uma experiência ruim ao navegar em uma loja online, por exemplo, pode ser o suficiente para que o cliente desista do seu negócio e compre com o concorrente, não é mesmo?

Por isso, preparamos esse artigo para que você saiba como escolher os melhores provedores de hospedagem do mercado de acordo com a estrutura e demandas do seu site. Confira!

O que é provedor de hospedagem?

Se você levar ao pé da letra o termo, o que vem à sua mente? “Provedor” é aquele agente que oferece uma solução específica, já “hospedagem de site” é a estrutura física de um servidor para abrigar sites na internet. Então, quer dizer que um provedor de hospedagem oferece abrigo para o seu site? Isso mesmo!

Mas, afinal, como funciona um provedor de hospedagem?

Imagine a internet como um grande espaço — o que de fato é, já que todo o conteúdo digital está disposto em diversas máquinas ao redor do mundo. Para ter o seu território, é preciso pagar pelo local, justo? 

Os provedores, neste caso, são aqueles que ofertam este serviço para que suas páginas da web fiquem no ar e estejam sempre ativas para receber visitantes.

Por isso, ao criar seu site, você precisará de um servidor, de um domínio e dos seus arquivos que vão dar forma a tudo! O melhor é que todas estas soluções, além de muitas outras, fazem parte dos serviços da GoDaddy!

Saiba mais sobre como funciona hospedagem de sites com esse vídeo do canal da GoDaddy Brasil:

Como escolher um provedor de hospedagem?

Para escolher o melhor provedor de hospedagem é preciso estar atento à credibilidade da empresa, bem como à trajetória dela no mercado. Confira se ela tem respaldo e se todos os serviços são oferecidos com excelência.

Além disso, é preciso estar atento para que serve um provedor de hospedagem para além da oferta do espaço em servidor para desenvolver um site. Afinal, esse serviço é o que garante a velocidade, estabilidade e segurança das páginas na internet.

Por isso, é preciso pensar nos tipos de servidores disponíveis e como eles suprem as necessidades do projeto para seu site. 

  • Qual o seu objetivo? 
  • Suas páginas exigem muita personalização? 
  • Seus conteúdos são pesados?
  • Qual a expectativa de tráfego que você espera no site? Lojas online, por exemplo, podem demandar um servidor mais potente.

Tenha uma visão geral para escolher entre servidor dedicado (exclusivo para você) ou compartilhado (com espaço dividido entre outros sites e recursos menos personalizáveis).

No fim, o importante é que o servidor de sua escolha consiga oferecer tanto a segurança necessária por meio de Certificados SSL, assim como a garantia de que o site não ficará lento ou ficará fora do ar durante a navegação dos usuários.

Agora que já conhece como escolher o melhor provedor de hospedagem, chegou a hora de conhecer a melhor opção do mercado!

Qual o melhor provedor de hospedagem do mercado?

A GoDaddy conta com as melhores ofertas para empreendedores digitais e até mesmo para quem deseja lançar um site pessoal, mas com ferramentas de alta qualidade. 

Todos os planos de hospedagem de site da GoDaddy contam com Certificado SSL de segurança para que os dados e informações pessoais dos seus usuários estejam protegidas. Em casos de compras para e-commerce, essa certificação é um diferencial e tanto para que os consumidores optem pelo seu negócio e façam suas transações com tranquilidade.

Além disso, todas as opções da GoDaddy também incluem um painel de controle centralizado simples e intuitivo de usar para que você consiga gerenciar as configurações e dados de suas páginas.

Quer o melhor desempenho para seu negócio? Comece com a nº 1 do mercado! Consulte planos e preços e dê o primeiro passo para construir um site profissional para sua marca!