Você sabe o que é e-mail corporativo? Não? Pois fique sabendo que essa ferramenta é extremamente valiosa para o branding e a comunicação das empresas com seu público.
Estamos vivendo tempos de intensa transformação digital, em que os canais online são cada vez mais protagonistas na intermediação entre companhias e clientes.
Temos, por exemplo, o poder de viralização das redes sociais, a espontaneidade do Whatsapp e o alcance dos mecanismos de pesquisa, como o Google.
Entretanto, um velho conhecido dos primórdios da internet continua tão relevante - ou mais - que esses novos atores tão badalados. Estamos falando do e-mail!
Em 2023, eram cerca de 4 bilhões de usuários diários de e-mail. É um número e tanto, concorda? Não é por acaso que 37% das empresas estão aumentando seu orçamento em e-mail marketing, com base nos dados do Hubspot.
Nesse contexto, além das técnicas de e-mail marketing para enriquecer a base de leads, interagir de forma personalizada com os clientes e enviar mensagens automatizadas, entender o que é e-mail corporativo é vital para fortalecer a credibilidade da marca na web.
Mas, afinal, para que serve o e-mail corporativo? Como criar um para seu negócio? Será que vale a pena o investimento? Continue a leitura do nosso guia e entenda tudo sobre o tema!
O que é e-mail corporativo?
O e-mail corporativo nada mais é que uma conta com domínio personalizado com o nome da empresa que ele representa. Dessa forma, ao entrar em contato com um cliente ou quando a empresa divulga um endereço de e-mail para o consumidor, ele destaca o nome da empresa após o @.
Em vez de aparecer a nomenclatura de provedores gratuitos, como Hotmail, Gmail, Yahoo, Outlook e outros, o nome que vai aparecer é o da marca que interage com o cliente.
Em geral, o domínio de e-mail corporativo funciona assim: financeiro@nomedaempresa.com ou suporte@nomedaempresa.com. Sendo assim, cada segmento da organização é identificado sob o selo do negócio e até os colaboradores podem utilizar esse nome de domínio.
O mais legal é que essa modalidade de e-mail profissional pode ser usada em diversos tipos de empresas, não importando o tamanho.
Pequenos negócios podem utilizá-lo para criar uma identidade para a marca em suas comunicações via correio eletrônico.
Já as grandes empresas, além desse fator, podem contar com a ferramenta para armazenar arquivos, gerenciar agenda, conversar com colaboradores e equipes etc.
Essa personalização do endereço de e-mail é o que chamamos de domínio de e-mail corporativo. Para quem não sabe, o domínio representa o endereço ou identidade de um site ou conta de correio eletrônico na internet.
No caso dos sites, ele é o nome que fica após o www, como: godaddy.com/pt-br. Já no caso dos e-mails, ele é a parte final do endereço que fica localizado depois do @. Portanto, podemos ver que um domínio empresarial personalizado é essencial para o reconhecimento da marca.
Saiba mais sobre domínio de sites e entenda sua relação com o e-mail empresarial:
Para que serve o e-mail corporativo?
Mas, afinal, para que serve o e-mail corporativo? Vale realmente a pena investir nisso? A resposta é sim! O e-mail empresarial oferece uma série de vantagens para que qualquer negócio consiga explorar o potencial deste canal online tão importante para as vendas.
A primeira vantagem é a credibilidade que ele transmite, pois mostra como a empresa lida com a comunicação via e-mail de forma profissional.
Imagine você no papel de cliente. Convenhamos, não é lá muito convidativo receber respostas de um domínio como fulanodetal@gmail.com quando entra em contato com um negócio, não é verdade?
Essa situação pode gerar dúvidas e desconforto no consumidor. Muito mais efetiva é uma comunicação direta com a marca na qual você consegue identificá-la de forma clara. Assim, o cliente sente-se mais confiante de que realmente está falando com um remetente credenciado pela organização.
Portanto, entender o que é e-mail corporativo e aplicá-lo no seu negócio vai colocar seu negócio na rota de fortalecimento da marca. Cada mensagem recebida pelo cliente virá com a divulgação da empresa, o que consolida ainda mais o nome no imaginário do público e reforça o branding.
Dentre outros benefícios do e-mail corporativo, podemos citar:
- segurança reforçada e filtragem contra spams;
- recursos adicionais, como disparos em massa automatizados;
- gerenciamento da base de contatos, conforme a jornada de consumo;
- controle administrativo para adicionar e remover funcionários, comunicação entre setores e gerenciamento de agenda;
- aumento da produtividade e integração por meio de calendários compartilhados e colaboração compartilhada de documentos armazenados em nuvem.
Saiba mais sobre o poder do e-mail na estratégia de marketing do seu negócio com esse vídeo da GoDaddy:
Conheça exemplos de e-mail corporativo
Entendeu direitinho o que é e-mail corporativo, certo? Mas como utilizá-lo na prática? Veja, abaixo, alguns exemplos de e-mail corporativo que podem ser utilizados, dependendo da função de cada endereço.
Quando o endereço representa um funcionário ou colaborador da empresa, o mais comum é utilizar o nome dele seguido pelo domínio empresarial. Por exemplo:
- nomedocolaborador@GoDaddy.com
Ainda para otimizar a gestão administrativa nesse canal, é possível designar os e-mails corporativos a partir do setor da organização, como:
- financeiro@GoDaddy.com
- suporte@GoDaddy.com
- comercial@GoDaddy.com
O nome do departamento é uma opção interessante para utilizar na comunicação com o público externo, como os clientes, ou parceiros institucionais, a exemplo dos fornecedores.
Se o consumidor está participando de alguma promoção ou recebeu uma mensagem para participar de uma campanha, o ideal é utilizar como referência o departamento de marketing, como: marketing@GoDaddy.com.
Já se ele está recebendo confirmação de uma compra ou tirando dúvidas sobre um pagamento, é interessante referenciar o domínio de e-mail empresarial com comercial (ou vendas) e suporte, respectivamente.
Enfim, há diversos exemplos de e-mail corporativo e eles devem ser pensados de acordo com as características e os objetivos de cada negócio.
Empresas menores tendem a simplificar esse gerenciamento. Grandes organizações, por sua vez, costumam criar um número ainda maior de endereços para segmentar departamentos, colaboradores e tipos de comunicação com o público.
Como fazer um e-mail corporativo?
Quer aprender como fazer um e-mail corporativo? Confira nosso passo a passo e veja como esse processo pode ser mais simples do que você imagina!
1. Registre um nome de domínio para seu site
O primeiro passo para ter um e-mail corporativo é registrar o nome de domínio. Como explicamos mais acima, essa é a fachada digital de um negócio.
Esse é o endereço de URL que escrevemos na barra de navegação para acessar um site. E, para ser efetivo, precisa conter o nome da marca ou alguma expressão simples e direta que remete à identidade do negócio.
Ao escolher esse nome de domínio, ele será utilizado para aparecer logo após o @ nos e-mails profissionais.
Caso você ainda não tenha um nome de domínio registrado, a GoDaddy pode te ajudar! Pesquise abaixo a disponibilidade do nome dos seus sonhos e faça o registro conosco agora mesmo:
2. Escolha um provedor de hospedagem para e-mail
Zoho Mail, Google Workspace, Office 365, Outlook, Apple Mail e outros. São várias as opções de provedor de hospedagem para e-mail que podem se encaixar com as aspirações do seu projeto online.
A GoDaddy, por exemplo, oferece Outlook, Apple Mail e outras plataformas para o gerenciamento do e-mail corporativo.
Veja qual deles combina com as necessidades da sua estratégia de marketing e orçamento. Assim, você já está pronto para a etapa seguinte!
3. Escolha o melhor plano de assinatura
Provedor escolhido? O próximo passo é selecionar o melhor plano de assinatura. Em geral, cada plano se diferencia do outro com base no preço e desempenho das funcionalidades.
Por exemplo, quanto maior a capacidade de armazenamento de dados, melhor é a performance e, consequentemente, maior o valor do plano. O ideal é buscar o equilíbrio perfeito entre um bom orçamento e recursos que resolvam as demandas do seu negócio.
Os planos de e-mail empresarial da GoDaddy são bastante acessíveis.
O Plano Individual oferece:
- e-mail que corresponde ao seu domínio;
- 10 GB de armazenamento de e-mail;
- webmail móvel;
- calendário, contatos e tarefas;
- funciona com o aplicativo de e-mail de sua preferência.
Já o Plano Equipe propicia:
- e-mail que corresponde ao seu domínio;
- 30 GB de armazenamento de email;
- webmail móvel;
- compartilhamento de calendários e contatos com a equipe;
- atribuição de tarefas aos integrantes da sua equipe;
- funcionamento com o aplicativo de e-mail de sua preferência.
E aí, qual deles você achou mais interessante?
4. Faça as configurações necessárias para seu negócio
Plano contratado? Chegou a hora de fazer as configurações necessárias de acordo com as necessidades e características gerais da sua empresa.
Faça o registro das contas dos colaboradores para otimizar a administração interna, compartilhar documentos, liberar cronogramas conjuntos para as equipes e muito mais.
Isso tudo pode ser feito de forma simples no painel de controle do provedor de hospedagem para que todos os colaboradores e departamentos estejam integrados entre si e prontos para interagir com o público.
Com os planos da GoDaddy, você pode organizar e atribuir tarefas e cronogramas, além de montar calendários para que toda a equipe esteja na mesma página em torno dos objetivos.
Entendeu direitinho o que é e-mail corporativo? Conte com a GoDaddy para fortalecer a identidade da sua marca nesse canal tão importante para os negócios.
Tenha mais credibilidade junto aos clientes e parceiros e impulsione os processos internos com o melhor provedor de e-mail empresarial do mercado!
Veja mais detalhes sobre o que é e-mail corporativo e como implementá-lo no seu negócio:
Esperamos que tenham gostado do conteúdo e tirado todas as suas dúvidas. Quer mais dicas de empreendedorismo online para fortalecer a presença digital da sua marca? Fique de olho nas novidades do blog da GoDaddy!