Cache — 7 Perguntas e Respostas que Você Sempre Procurou Sobre o Assunto

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:4 min
Bruna Diniz

Muito antes de ter um site ou uma loja on-line, você, provavelmente, já tinha ouvido falar em memória cache — parte extremamente importante para o funcionamento de computadores e dispositivos móveis. Mas, afinal, o que é, exatamente, esse componente? Como atua? Será que isso realmente importa para a sua página virtual?

Pois bem, pensando em todas as possíveis dúvidas sobre o assunto, reunimos todas as informações para você destrinchar o cache. Continue a leitura do artigo e descubra dicas que farão a diferença nos seus investimentos!

1. Para começar, o que é cache?

O primeiro grande passo é descobrir ao que se refere o termo. Então, vamos lá… Memória cache ou, simplesmente, cache é uma parte dos aparelhos digitais que funciona como biblioteca.

2. Para que serve a memória cache?

Como o próprio nome já adianta, cache é responsável por armazenar dados e informações de navegação, seja de sites ou de aplicativos, em computadores, notebooks, tablets e celulares.

3. No geral, como funciona nos aparelhos digitais?

Para entender a ação como um todo, vamos usar um exemplo bastante prático e comum… Toda vez que você acessa um site pela primeira vez, a memória cache salva todas as informações (textos, layout, imagens, etc.) em códigos dentro do seu equipamento. É por isso que nos referimos a ela, também, como biblioteca.

4. Mas, afinal, qual a importância disso tudo?

O que acontece é que, se não fosse pelo cache — para você acessar qualquer página web ou aplicativo de celular — o equipamento teria que recorrer à memória RAM, um processo mais complexo e que, consequentemente, leva mais tempo.

Então, para simplificar e otimizar tudo, a memória cache assume a função e mostra todas as informações e dados rapidamente.

Quais são os tipos de cache?

Agora que você já sabe o que é, para que serve e como funciona cache, podemos falar dos tipos existentes. Sim, a espécie de biblioteca digital se divide em três níveis em relação à memória RAM.

Veja só:

  • L1: a mais próxima;
  • L2: fica “no meio do caminho”;
  • L3: a mais distante.

Mas, o que isso significa? O fato é que, o quanto mais perto a cache estiver da RAM, mais rápido é o processo de coletar dados e responder aos comandos dos usuários.

5. Como limpar a memória cache?

Quando o assunto é memória cache, um das perguntas mais recorrentes é exatamente essa. Isso porque fazer a limpeza libera mais espaço e otimiza a performance dos aparelhos.

Para fazer a limpeza, basta acessar as configurações do seu navegador ou do seu aplicativo de celular. Mas, ao mesmo tempo, também é importante lembrar que isso torna a navegação web e o uso de aplicativos menos instantâneos, conforme explicamos anteriormente.

Além disso, vale destacar que existem outras formas de poupar espaço de armazenamento nos equipamentos. Uma delas é guardar fotos, vídeos, documentos e mais em nuvem ou em um HD externo.

6. Qual a diferença entre limpar cache e limpar dados de aplicativos?

Na primeira ação, você exclui as informações instantâneas, que facilitam o carregamento rápido. Já no caso da limpeza de dados de apps, o que acontece é a exclusão de tudo aquilo que já estava salvo.

Por exemplo, se você tem um aplicativo de loja on-line, ao limpar os dados, vai perder o login e a senha. Ou, no caso de um app de jogo, todos os personagens desenvolvidos e fases vencidas também serão perdidos. Basicamente, você reseta e precisa começar tudo do 0.

7. O que o cache tem a ver com hospedagem de sites

O fato é que, como explicamos, a memória cache faz parte de todo o processo de navegação de sites e aplicativos, certo? Esse é um ponto extremamente importante para quem tem um site ou um e-commerce. Afinal, quanto mais equipada e ágil for a navegabilidade, melhor é a experiência dos usuários.

Conheça a GoDaddy

Para garantir toda a eficiência para os seus leitores ou clientes acessarem suas páginas web, você precisa apostar em um plano de hospedagem excelente.

A GoDaddy, maior plataforma de nuvem do mundo, sabe tudo sobre isso. Conheça agora mesmo os planos de servidores e tenha muito sucesso no meio digital!

Gostou das nossas dicas? Então, continue aqui pelo blog da GoDaddy, não faltam ótimos conteúdos para você se tornar uma referência na internet. Aproveite!