Entenda como fazer um banner para blog de forma simples e rápida!

ArtigosCategory
6 min read
Rafael Queiroz Bastos

Quer saber como fazer um banner para blog? Esse elemento gráfico pode fazer toda a diferença no visual dos seus conteúdos e, ainda, direcionar os leitores dos artigos da marca para uma landing page.

Um blog é uma ferramenta crucial para o marketing digital. Afinal, quando associado a um planejamento de otimização SEO (Search Engine Optimization), ele é capaz de colocar sua marca em destaque na talvez mais importante vitrine da internet: o Google.

Para que você entenda melhor, essa estratégia consiste em uma série de recursos e pré-requisitos com o propósito de otimizar um conteúdo para que ele apareça ranqueado entre os principais resultados de pesquisa do Google (e outros motores de busca) para uma palavra-chave específica.

Mas será que realmente vale a pena investir para aparecer em destaque nas primeiras páginas do Google? Quando citamos que essa plataforma é uma das mais relevantes vitrines da internet, falamos a sério.

Para se ter uma ideia, 93% de todo o tráfego global na rede mundial de computadores começa com uma pesquisa em algum dos mecanismos de busca do Google, o que inclui o Google Imagens e o Google Maps, segundo o Spark Toro.

E o blog é um dos principais instrumentos para fazer com que uma estratégia de SEO alcance o sucesso esperado. 

Mais do que simplesmente otimizar palavras-chaves, meta títulos e meta descrições, é preciso pensar em elementos que enriqueçam as postagens no blog para que ganhe mais pontos no Google.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo especial de como fazer um banner para blog! Vamos te explicar do que se trata esse elemento da interface de uma página e o porquê é uma ideia interessante para o marketing de conteúdo da sua marca.

Confira!

Por que fazer um banner para blog?

A parte mais importante de uma estratégia SEO é atrair tráfego orgânico para seu blog e, consequentemente, redirecionar esse tráfego para outros canais importantes da marca, como uma landing page em loja virtual ou site institucional.

Essa estratégia, no final das contas, não só fortalece a autoridade do negócio no cenário digital, mas também contribui na jornada de compra do cliente até colocá-lo em uma posição interessante para a conversão.

Nesse sentido, aprender como fazer um banner com link para inserir no corpo dos artigos do seu blog é importante por diferentes motivos.

O primeiro deles é a introdução de conteúdos complementares e associados ao tema do artigo para enriquecer ainda mais a experiência do leitor. 

Além de contar pontos no ranqueamento do Google, essa tática reforça a autoridade da marca e incita o interesse do leitor a conhecer e consumir novos conteúdos mais ricos ou até fechar negócio.

Portanto, o banner deve estar contextualizado com o conteúdo da página, de preferência em uma posição estratégica e próxima a um parágrafo que fale algo relacionado ao conteúdo que o banner vai redirecionar o usuários.

Adicionalmente, o banner é importantíssimo como CTA (call-to-action). Para quem não sabe, o CTA é um botão de ação com um link que incentiva o usuário a tomar uma decisão. Em geral, essa ação é visitar uma landing page para se colocar em situação de conversão.

Nessa linha, um banner para blog é interessante para redirecionar o usuário a outro conteúdo associado, a fim de enriquecer seu conhecimento, como um ebook ou webinar, mas também para convertê-lo, seja em lead ou cliente. 

Veja como é simples e rápido criar um blog para seu negócio com a ajuda da GoDaddy:

Como fazer um banner para blog?

Mas, afinal, como fazer um banner para blog? Primeiramente, é fundamental pensar no objetivo do material. Será um link para o download de um ebook, cadastro em um curso, conversa com um consultor de vendas ou página de checkout?

São várias as possibilidades e tudo depende do contexto em que o conteúdo do blog se encaixa no funil de marketing digital. A ideia é um texto de topo ou meio de funil para angariar leads? Ou é de fundo de funil para fechar uma venda?

Decidido o objetivo? Agora, chegou o momento de pensar em uma ferramenta de design para botar a mão na massa. 

Há opções mais complexas, como as plataformas do Adobe, como o Illustrator ou o Photoshop, assim como ferramentas mais simples, como o Canva. 

Entretanto, o GoDaddy Studio merece um destaque especial em virtude da sua simplicidade e funcionalidade de recursos, que permite a criação de peças gráficas incríveis e profissionais com apenas alguns cliques e sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos em design gráfico.

Pense nas proporções adequadas da do banner. Geralmente, a ferramenta já tem um modelo padrão de banner para blog. Essa definição é relevante para que a imagem não seja muito pesada e demore para carregar.

Por fim, capriche em um copywriting bem chamativo para enfatizar o CTA e a importância de clicar no banner. Use cores, fontes tipográficas e imagens de acordo com a identidade visual do seu negócio para que a imagem seja autêntica e exclusiva.

Ao inserir o banner no Wordpress, basta clicar sobre a imagem para associá-la ao link de destino.

Qual é o melhor site para fazer um banner?

O GoDaddy Studio é a melhor ferramenta para criar artes incríveis de forma intuitiva, rápida e prática, com qualidade profissional!

Esse é o melhor site para fazer banners, peças de redes sociais, páginas de site e qualquer outro elemento gráfico que você imaginar! Tudo isso sem precisar ter conhecimentos de design gráfico!

Como fazer um banner para meu site? Veja mais detalhes do GoDaddy Studio com esse vídeo exclusivo do canal da GoDaddy:

Experimente gratuitamente agora mesmo, direto do seu navegador!