Entender o que é um código-fonte não precisa ser conhecimento específico de desenvolvedores de site. Pelo contrário, hoje em dia, se você possui um negócio digital, um blog, e-commerce ou outro tipo de loja, deve estar atualizado sobre o que rege as configurações de um programa virtual.
O código-fonte possibilita que qualquer indivíduo possa decifrá-lo, fazer ajustes e até corrigir erros.
Mas, o que, de fato, isso significa para você? Qual a importância? Ao longo deste artigo, falaremos o que é código-fonte em informática e como é possível acessá-lo de forma simples.
Continue com a gente, e boa leitura!
O que é um código-fonte?
Código-fonte é um conjunto de comandos escritos em linguagem de programação que compõe um software escrito, ou seja, é a origem de um programa de computador.
Os programas podem conter um ou mais arquivos de texto de código-fonte, que podem ser mantidos no disco rígido de um computador, em um banco de dados ou impressos em livros de códigos.
Para que o programa seja lido, o código-fonte passa por um processamento. Assim, quando você compra um programa cuja única finalidade é executar funções, não será possível fazer mudanças nele. No entanto, se você for elaborar um projeto próprio, certamente receberá o código-fonte para mexer em algumas ações específicas a fim de melhorar o andamento do seu projeto.
Em outras palavras, o código-fonte é uma união de instruções escritas por um programador que usa uma linguagem específica de programação de computador.
Este código é decodificado para a linguagem de máquina por um compilador quando estiver ativo para facilitar suas operações. O código traduzido é conhecido como código-objeto.
Diferenças entre código-fonte, código-objeto e código executável
Além do código-fonte, existem o objeto e o executável. De forma prática, os três tipos trabalham da seguinte forma:
- código-fonte: um bloco de texto onde os comandos da linguagem de programação são criados;
- código-objeto: é criado a partir da conversão do código-fonte na linguagem de máquina, gerada por um compilador;
- código-executável: quando os comandos poderão ser executados pelo sistema operacional, sendo esta a etapa final.
Basicamente, o código-fonte armazena o agrupamento dos comandos que farão o programa funcionar, enquanto que o código-objeto é responsável por transformar esse código em um programa de rodagem. Ou seja, após a linguagem-fonte ser traduzida e processada, ela passa a ser uma linguagem-objeto.
Para que serve e qual a importância de ler o código-fonte da página?
O código-fonte é o recurso que vai permitir ao programador mudar, tirar ou incluir recursos em um site, por exemplo. Não importa qual for a linguagem, o código-fonte estará presente para fazer com que tudo funcione.
Sabe um site com diversas imagens, logos, fontes ou botões diferentes? Pois bem, por trás de cada um desses elementos está o código-fonte, responsável por tornar a experiência do usuário muito melhor e, claro, funcional.
Para quem trabalha com a internet, por exemplo, donos de e-commerces ou negócios que possuem blogs, o código-fonte é o que demonstra o andamento do SEO do seu site.
A relação do Google com o código-fonte
Para indexar as páginas, o Google e outros mecanismos de busca leem o código-fonte, por isso, boa parte do SEO de um site é definido a partir dos elementos que constam nesse conjunto de comandos.
Por essa razão, é importante que alguém com conhecimento técnico saiba abrir o código-fonte no Chrome para ter certeza de que o site esteja com a parte de SEO realmente com bom funcionamento.
Como acessar o código-fonte de um site?
O processo para abrir o código-fonte de um site varia, pois depende do tipo de navegador que você utiliza. Por exemplo, abrir o código-fonte no Chrome é diferente do Firefox ou do Internet Explorer, embora os resultados pós-operação sejam semelhantes.
Em primeiro lugar, para analisar o código de elementos específicos de um determinado site, você deve, inicialmente, acessar a URL da página. Para acessar as informações é bem simples, confira:
- Firefox: pelo PC, basta ir nos comandos CTRL + U ou ir no menu do lado direito, em “Desenvolvedor Web”, e, em seguida, em “Fonte da Página”. Pelo Mac, basta ir “Desenvolvedor Web”, e “Fonte da Página” ou pelo atalho Command + U;
- Google Chrome: no PC, aperte os comandos CTRL + U, botão F12 ou CTRL + Shift + I para abrir as “Ferramentas de Desenvolvedor”. Se preferir, vá nos três pontos horizontais da tela do navegador, no canto superior direito, depois em “Mais Ferramentas” e “Ferramentas de Desenvolvedor”. Pelo Mac, aperte “Option + Command + U” ou pela opção “Ver Fonte da Página” clicando com o lado direito do mouse;
- Internet Explorer: pelo PC, clique com o lado direito do mouse e vá em “Ver Fonte” ou digite o comando CTRL + U;
- Safari: acesse o Menu, selecione Desenvolver e, depois, mostrar a fonte da página. Você também pode utilizar o comando Option + Command + U;
- Opera: com o botão direito do mouse, clique sobre um espaço vazio da página e, no menu, aperte em Ver Fonte da Página, ou utilize o comando Ctrl + U.
Como verificar a instalação do Analytics pelo código-fonte?
Como você já viu, o código-fonte é importante para o SEO de qualquer site, ou seja, mais uma boa razão para confirmar se o Google Analytics está instalado em todas as páginas do site.
Verificar isso é bem simples.
Após abrir o código como ensinamos no tópico acima, encontre as letras “UA.” E aí encontramos duas situações:
- se houver um trecho em que as letras “UA” estiverem com um número de sete dígitos, significa que o Google Analytics está instalado na página;
- se houver mais de uma vez as letras “UA”, significa que o monitoramento de Analytics está inserido mais de uma vez, o que não é preciso. Assim, o desenvolvedor pode remover essa repetição de códigos.
Logo após, identifique as demais páginas do site para ter certeza se o código de analytics está inserido em cada uma delas. Essa verificação é necessária porque somente assim você terá uma visão completa do que está acontecendo no site e também poderá obter relatórios diferentes de visitantes e tráfego, por exemplo.
Dica de leitura: O Que É SQL E Para O Que Serve Esta Linguagem Padrão?
Conte com a GoDaddy
Agora que você já sabe o que é um código-fonte e como utilizá-lo em um site, pode perceber que ele passa recados à máquina de maneira compreensível para quem desenvolve um software.
Mesmo assim, o processo pode ser mais demorado e arriscado para quem não tem conhecimento nenhum. Mesmo assim, se você pretende ter um site, blog e quer aprender a ler o código-fonte, porém está com dificuldades, não perca tempo!
Converse com os profissionais da GoDaddy para ajudá-lo neste processo, o que facilitará o seu dia a dia, ou deixe para que nós façamos isso para você. Conte com a gente!