Planejador de palavras-chave: 5 opções gratuitas e pagas [LISTA]

ArtigosCategory
9 min read
Amanda Britto

O planejador de palavras-chave é uma ferramenta responsável por te ajudar a encontrar os termos mais buscados por usuários da internet em mecanismos de busca como o Google.

Ao fazer isso, ele contribui para que você crie páginas que incluam essas expressões e, então, tenha mais chance de conquistar as primeiras posições de uma pesquisa.

Considere que você tem uma clínica odontológica, e quer criar uma estratégia de marketing que mostre o seu site como resultado para uma pesquisa feita por pessoas interessadas em tratamentos estéticos nessa área. 

Ao usar uma ferramenta de planejamento de palavras-chave você encontra uma lista dos termos mais usados por quem pesquisa sobre o assunto.

Com isso em mãos, é possível criar conteúdos que respondam às dúvidas mais frequentes dessas pessoas.

Isso aumenta as chances do seu conteúdo ser identificado pelo algoritmo do sistema de busca como relevante para o usuário. O que, geralmente, coloca suas páginas em melhores posições para pesquisas relacionadas e, consequentemente, gera mais cliques em seu conteúdo.

Essa relação é comprovada por várias pesquisas, como a da plataforma digital Backlinko, que analisou mais de 4 milhões de resultados de buscas no Google e observou que:

  • quem ocupa o primeiro lugar na página de resultados do Google recebe 27,6% do total de cliques dos usuários;
  • os três primeiros resultados ficam com 54,4% de todos os cliques.

Conseguir conquistar essas posições é a lógica por trás de uma estratégia de SEO, e parte desse trabalho é feito em parceria com o planejador de palavras-chave.

O que é um planejador de palavras-chave? 

O planejador de palavras-chave permite que qualquer pessoa pesquise e identifique termos relevantes para suas campanhas de anúncios pagos, produção de conteúdo, criação de páginas e mais. A ferramenta é amplamente utilizada por profissionais de marketing digital que desejam planejar estratégias de SEO e CPC, entre outras. 

Por meio de uma estratégia que usa o planejamento de palavras-chave como aliado, é possível tornar seu empreendimento forte e relevante para os motores de busca e, claro, para os usuários. 

De maneira geral, encontrar as palavras-chave mais importantes para o seu negócio é fundamental para a construção ou atualização de todos os tipos de páginas virtuais, seja um site institucional, blog ou e-commerce.

Então, se você ainda não sabe onde encontrar esses termos para sua empresa, ou se precisa renovar os seus conhecimentos, continue a leitura! Mostraremos alguns dos melhores e mais usados planejadores do mercado.

Quais são os tipos de planejador de palavras-chave mais indicados?

Na lista dos principais planejadores de palavras-chave estão:

  1. SEMrush
  2. Keyword Tool
  3. Ahrefs
  4. Planejador de palavras-chave do Google
  5. Google Trends (bônus)

Nessa lista, você encontra um planejador de palavras-chave gratuito, opções pagas, algumas mais simples, outras mais completas.

Existem opções específicas para esse objetivo e, também, ferramentas que não foram necessariamente criadas para isso, mas que mostram excelente desempenho na execução desse trabalho.  

1. SEMrush

A SEMrush é uma empresa de software que disponibiliza serviços para vários países. 

Uma das facilidades oferecidas é a Keyword Magic Tool ou, simplesmente, ferramenta de busca de palavras-chave.  

Para fazer o estudo, você pode usar a versão gratuita (com até 10 pesquisas diárias) ou pagar um dos planos. 

O investimento vale a pena, já que a ferramenta é bem completa, estando entre as melhores opções para planejamento de palavras-chave.

Na página de pesquisa de termos, dá para solicitar a busca por correspondência exata, ampla e ver quais são as perguntas — relacionadas à keyword — mais procuradas. 

Além disso, é possível verificar como está o desempenho dos seus principais concorrentes para determinados termos.

2. Keyword Tool

A Keyword Tool, assim como a SEMrush, possui uma versão gratuita.

O bacana é que para usar o planejador de palavras-chave, você nem precisa criar um cadastro. Basta acessar o endereço eletrônico. 

Em seguida, você escolhe para quais canais (Google, Youtube, Bing, Amazon, Ebay, Play Store, Instagram ou Twitter) deseja saber as melhores keywords.  

Adicione um termo específico e, ao dar “ok”, a ferramenta te mostrará variações interessantes para determinada palavra-chave

Na versão gratuita, não é possível ver volume de busca, a dificuldade de ranqueamento e outros detalhes. Então, se você precisa de um estudo mais robusto, o melhor é pagar pelo serviço. 

Leia também: Ferramentas de SEO indispensáveis para lhe ajudar a otimizar seu site

3. Ahrefs

A Ahrefs é mais uma plataforma para profissionais que trabalham com otimização de sites e criação de conteúdos. 

É permitido experimentar a versão paga para explorar o planejador de palavras-chave.  

A ferramenta mostra keywords interessantes para diversos países. Fora isso, também é possível descobrir:

  • perguntas-chave;
  • termos exatos ou similares;
  • sugestões;
  • ranking de palavras, etc.  

Mais uma vantagem é poder conferir se o seu site ou blog possui páginas no “resultado 0” do Google, também conhecido como featured snippets, uma caixa de resposta que aparece antes mesmo da lista orgânica. 

Na imagem abaixo apresentamos a captura de tela de uma pesquisa feita no Google e indicamos de vermelho dois exemplos de snippet, sendo um de definição e outro de FAQ (perguntas frequentes). Observe como há bastante destaque para os dois. 

4. Planejador de palavras-chave do Google

Não dá para falar sobre esse tema sem citar o planejador de palavras-chave do Google. Na verdade, quem trabalha com marketing digital, sabe que essa ferramenta é imprescindível para o dia a dia.  

Com ele, você pode pesquisar as palavras-chave certas para seu público-ideal, assim seus anúncios terão melhor alcance e chances de visualização.  

O legal dessa plataforma é que ela mostra a frequência como algumas palavras foram pesquisadas no decorrer do tempo, permitindo um realinhamento estratégico. 

O ideal é que ela seja utilizada com o Google Analytics, pois lá você também pode ver:

  • páginas mais acessadas;
  • o perfil do seu público;
  • as taxas de clique;
  • taxas de conversão e muito mais.  

Portanto, para quem visa desfrutar dos benefícios de um planejador de palavras-chave mais completo, aqui é uma excelente opção para organizar sua estratégia virtual, especialmente de tráfego orgânico e pago, de forma mais abrangente.

5. Google Trends [Bônus]

O Google Trends não é exatamente uma plataforma de planejamento de palavras-chave, contudo, pode ser muito útil em sua estratégia. 

Ele mostra quais são os assuntos mais pesquisados no mundo todo. Para descobrir os insights, basta acessar a ferramenta gratuita, adicionar um termo de pesquisa e um país e pronto. 

Por isso, se na hora de criar os conteúdos do seu blog, você fica na dúvida quais são os assuntos mais procurados pelas pessoas, o Google Trends pode te ajudar.

Você recebe uma lista com as principais tendências do universo digital e, quem sabe, pode utilizar isso a seu favor na hora de planejar sua estratégia.

Como usar o planejador de palavras-chave  

Para usar o planejador de palavras-chave, comece escolhendo a ferramenta que melhor atende a sua necessidade. Inclua no campo de pesquisa do sistema um termo geral sobre o qual deseja coletar informações. Verifique as expressões mais usadas, avalie o volume de busca e o grau de dificuldade de ranquear. 

Em um planejamento como esse, é indicado que você inclua no planejamento opções de long tail e head tail. Esses são termos em inglês para palavras de cauda longa e de cauda curta, respectivamente. 

Enquanto a primeira, geralmente, é mais específica, por exemplo, “onde comprar blusa feminina preta”, a segunda é mais curta e genérica, como, “blusa feminina preta”

Além disso, ao olhar os dados dos estudos de keyword, lembre-se que às vezes é melhor trabalhar com uma keyword com menos procura, mas que, por isso, é mais fácil rankear.

Explorar as duas opções te ajuda a criar conteúdos certos para cada etapa do funil de vendas, ou seja, tanto para pessoas que ainda não tiveram o “clique” da necessidade de compra, como para aquelas que já querem adquirir o produto ou serviço.

Como mapear palavras-chave?

Para mapear as palavras-chave corretas é preciso:

  • pesquisar os termos mais relevantes do setor usando as ferramentas certas;
  • analisar a concorrência;
  • selecionar palavras-chave de long tail e head tail;
  • priorizar palavras-chave relevantes e de alta intenção de compra ou conversão;
  • otimizar seu conteúdo;
  • monitorar e ajustar a estratégia.

Para complementar essas etapas, indicamos que assista ao vídeo abaixo, em que compartilhamos várias dicas de como colocar tudo o que falamos ao longo deste guia, em prática! O material está muito completo e fácil de entender, ao mesmo tempo que oferece informações muito relevantes. Acredite, vale a pena dar play!

Agora que você já sabe como usar o planejador de palavras-chave e seus benefícios, pode contar com o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy para implementar a sua estratégia e alavancar os resultados de atração e conversão da sua empresa. 

Essa ferramenta é perfeita não só para quem pesquisa por palavras-chave estratégicas, mas também para quem visa fortalecer sua presença digital por meio de diversos canais, como:

  • e-mail marketing;
  • redes sociais;
  • Google, etc.

Quer saber mais sobre ela? Então faça um teste gratuito do pacote de marketing digital da GoDaddy e não perca mais tempo!