Dicas de SEO que Todo Empreendedor Pode Usar

ArtigosCategory
7 min read
Will Stevens

Search engine optimization (SEO) é uma tática de marketing chave para qualquer negócio on-line. Mas pode parecer complicado e confuso para alguns, especialmente se você é um iniciante. Neste guia, veremos algumas dicas de SEO básicas que todos os empresários podem usar para otimizar o site e aumentar as chances de classificação.

Dica de SEO 1: um bom SEO começa com a estrutura do seu site

Não é ótimo quando você visita um site desconhecido e pode encontrar facilmente o que procura? Por outro lado, se você não consegue encontrar o que está buscando, em quanto tempo desiste da página?

A estrutura do site é importante — não apenas para seus clientes em potencial, mas também para os robôs de pesquisa que rastreiam sites para coletar dados dos mecanismos de busca.

Se esses bots não puderem acessar facilmente todas as páginas do seu website, há uma grande possibilidade de que partes importantes não apareçam nos resultados de pesquisa, independentemente de quanto trabalho você dedique a outros aspectos do SEO.

Então, o que contribui para uma boa estrutura do site? Bem, é simples: Página inicial > Páginas de categoria > Páginas individuais.

A página inicial deve ser auto-explicativa, enquanto as páginas de categorias e páginas individuais irão variar dependendo do tipo de site que você tem.

Se você tiver uma empresa de comércio eletrônico, suas páginas de categoria provavelmente serão grupos de produtos (por exemplo, uma página para sapatos e uma para chapéus), enquanto as individuais serão produtos individuais (por exemplo, um chapéu específico ou uma marca específica de sapato)

Deve ser fácil mover-se da sua página inicial para as da categoria — geralmente por meio de um menu — e das da categoria para as individuais.

Passe algum tempo explorando seus sites favoritos para entender como sua estrutura funciona.

A boa notícia é que, se você tiver um site que tenha sido criado usando o GoDaddy Website Builder ou o WordPress da GoDaddy, a estrutura do seu site provavelmente estará bem.

E, claro, se você está criando um novo website, deve levar em conta a estrutura dele desde os primeiros estágios do planejamento.

A má notícia é que, se o site tiver sido criado por um designer, sua estrutura pode não ser adequada para SEO (especialmente se for um site mais antigo) e não será fácil alterá-lo. Nesta situação, você deve considerar a criação de um novo site com uma estrutura melhor.

Dica de SEO 2: as palavras-chave realmente importam

As palavras são a base da pesquisa, por isso é importante que você entenda aquelas que as pessoas estão usando para pesquisar uma empresa como a sua.

Isso é a base da pesquisa de palavras-chave. Não importa quão boa seja a estrutura do seu website, ninguém conseguirá encontrar seu site se você não usar as palavras-chave certas.

A pesquisa de palavras-chave é um tópico muito complexo, mas um bom lugar para começar, se você é um iniciante, é usar a ferramenta GoDaddy SEO, que oferece sugestões.

Há também ferramentas de pesquisa mais avançadas, como o SEMRush.

Veja algumas dicas básicas para ajudá-lo com sua pesquisa de palavras-chave:

  1. não faz sentido classificar palavras-chave que as pessoas não estão usando. Preste atenção no volume de pesquisa das palavras pesquisadas e evite aquelas que têm poucas ou nenhuma pesquisa mensal;
  2. esteja ciente da concorrência. Se você estiver operando em um nicho competitivo, pode ser difícil desalojar os grandes players do topo dos rankings de busca. Encontre um equilíbrio entre o volume de pesquisa e a dificuldade em classificar uma palavra-chave;
  3. concentre-se em uma palavra-chave por página. Se você não fizer isso, acabará competindo consigo mesmo e seus esforços de SEO serão diluídos;
  4. não use demais suas palavras-chave. É importante colocá-las em seu conteúdo, mas usá-las com muita frequência pode ser tão ruim quanto não usá-las.

Também é importante que suas palavras-chave sejam incluídas em conteúdo avançado, útil e detalhado que atenda às necessidades de seus clientes em potencial.

No produto (e nas páginas de serviços) isso significa abordar completamente os recursos e benefícios de um item e, para páginas de blog, isso significa abordar um tópico da forma mais abrangente possível.

Os mecanismos de pesquisa entendem a web seguindo os links, da mesma forma que as pessoas. Eles também usam links como sinal de confiabilidade — por exemplo, se um site grande, como o BBC News, vincula ao seu site, os mecanismos de pesquisa consideram isso um sinal de que seu site é uma autoridade sobre o assunto, aumentando suas chances de classificação para palavras-chave relacionadas.

Dois tipos de links são importantes — links externos (links de outros sites) e links internos (os links que conectam as páginas do seu site uns aos outros).

Atrair links de sites externos pode ser um esforço demorado, mas vale a pena. Obviamente você tem mais controle sobre seus links internos, então precisa prestar atenção ao que faz com eles.

Lembre-se: se uma página não tiver links, os mecanismos de pesquisa não poderão encontrá-la e, por isso, ela não aparecerá nos resultados. Portanto, verifique se todas as páginas do seu site estão vinculadas a pelo menos uma outra página.

Você também precisa prestar atenção ao texto âncora que usa para seus links internos (o texto âncora é a palavra em que você clica para seguir um link, geralmente elas são azuis e sublinhadas).

Pode ser tentador usar repetidamente a palavra-chave que você está tentando classificar como texto âncora ao configurar links internos. Embora isso faça sentido no caso de links de navegação, você deve evitá-lo em coisas como postagens de blog e, em vez disso, optar por um texto âncora mais descritivo.

Dica 4 de SEO: não se esqueça de trabalhar SEO local

Se você está administrando uma empresa que visa atrair clientes para um local físico (como uma loja ou um bar) ou que atende a uma área local específica (como um limpador de janelas), é necessário trabalhar seu SEO local.

Por que? O SEO local ajudará você a aparecer em resultados de pesquisa baseados em mapas.

Para começar, você precisa configurar uma página do Google Meu Negócio. Isso é rápido e fácil se você usar o Criador de Sites da GoDaddy em um plano Business Plus ou superior, pois há integração com o Google Meu Negócio.

Resumindo as dicas

Essas quatro dicas abrangem os blocos básicos de SEO e devem ser suficientes para ajudar você a criar um site com capacidade de classificação no Google. Lembre-se de que no blog da GoDaddy sempre temos artigos novos para te ajudar a alcançar o sucesso! Confira as novidades e aprenda.