Como fazer o relatório de acesso do site? Veja o passo a passo!

ArtigosCategory
6 min read
Rafael Queiroz Bastos

Criar o site da sua marca não é o bastante para fazer o negócio decolar no mundo digital. Mais do que isso, é preciso estar sempre aprimorando cada detalhe para melhorar a experiência do cliente. Nesse contexto, é fundamental aprender como fazer relatórios de acessos para monitorar resultados de performance.

Esses documentos contam com o respaldo da tecnologia para trazer métricas e insights interessantes sobre o tráfego do seu site ou até de páginas específicas.

E, em um cenário com uma concorrência tão pesada quanto a internet, ter acesso a essas métricas para saber o que está indo bem (e o que está indo mal) é essencial para corrigir erros e, quem sabe, mudar perspectivas estratégicas para melhorar os resultados.

O fato é que, quem não cuida desses indicadores, pode perder o controle do negócio e “comer poeira” para os principais concorrentes, que, mais preparados e informados, vão crescer em cima dos seus erros.

Mas, afinal, qual é o modelo de relatório de acessos ideal? Quais métricas de marketing digital é preciso levar em consideração para monitorar o tráfego com eficácia? 

Confira nosso guia até o fim e tire todas as suas dúvidas!

O que é relatório de acessos?

Afinal, o que é um relatório de acesso? Ele é um documento que reúne dados e métricas estratégicas para mapear as interações dos visitantes com as páginas e conteúdos de um site na internet. Ele serve para que os gestores façam uma leitura de desempenho do site como um todo e, também, de páginas específicas.

Dessa forma, é possível obter insights e fazer ajustes estratégicos onde for necessário, como:

  • otimizar páginas para aumentar o tempo médio de cada visitante nela;
  • identificar canais de marketing que não estão dando retorno e reavaliar a estratégia de divulgação da marca;
  • descobrir padrões de sucesso a partir das páginas com altos índices de visita e retenção.

Portanto, o relatório de acessos funciona como um monitoramento periódico, possibilitando a análise e a discussão dos dados obtidos. 

Ele é uma excelente ferramenta para benchmarking interno e comparação histórica do desempenho do site.

Como fazer relatório de acessos?

Quer saber como fazer um relatório de acessos do site? Antes de tudo, é preciso ter uma visão estratégica das páginas do seu sítio eletrônico e dos objetivos que seu negócio deseja alcançar por meio dele.

A partir disso, você saberá definir quais métricas são mais importantes e o devido refinamento de cada uma delas.

Como assim refinamento? Por exemplo, saber a quantidade de acessos que o site teve em determinado período traz insights interessantes, mas ainda assim é um número muito genérico e abrangente.

Para ter informações mais ricas e detalhadas, é possível fazer o refinamento dessas informações, como segmentá-las por:

  • dispositivos de acesso (smartphone, computador, tablet…);
  • localização geográfica dos usuários;
  • horário com maior número de acessos;
  • a fonte pela qual o tráfego foi gerado (redes sociais, pesquisa no Google…);
  • qual página recebeu mais acesso.

Além disso, existem outras métricas que são de alguma forma relacionadas com o acesso e que também podem enriquecer ainda mais o relatório, como as que listamos abaixo.

  • Tempo médio na página: essa métrica diz o tempo médio que os usuários passaram em cada página do seu site. Assim, é possível entender quais prenderam mais a atenção dos visitantes.
  • Taxa de conversão: essa métrica é muito interessante para páginas de produtos ou landing pages com formulários. Ela mede a porcentagem de conversões em relação às visitas, isto é, quantos compraram um produto ou assinaram um formulário.
  • Taxa de rejeição: se o usuário rendeu um acesso ao seu site, mas saiu sem visitar mais de uma página, ele é contabilizado para a métrica de rejeição, pois não se interessou em continuar a navegação. 
  • Número de páginas vistas: como o próprio nome indica, mostra quantas páginas foram acessadas pelo usuário.

Modelo de relatório de acessos de site

Insira um cabeçalho com o título do relatório de acessos de site. Logo abaixo dele, demonstre o período de tempo analisado e os objetivos por trás do mapeamento desses dados.

Em diante, enumere, no formato de lista, cada uma das métricas utilizadas de acordo com objetivos traçados pelo planejamento de marketing e seus indicadores correspondentes.

É interessante que o relatório apresente um comparativo com os dados coletados em períodos anteriores, a fim de perceber o movimento dos indicadores no decorrer do tempo.

Em seguida, mostre o apanhado do refinamento dessas métricas de acesso, como os dispositivos mais usados, as regiões com maior número de acessos e a origem de cada um desses tráfegos.

O interessante é que essas informações também sejam utilizadas para benchmarking com dados de outros períodos.

Após a apresentação e comparação dos dados, escreva uma conclusão com os principais insights obtidos das ações recomendadas para o planejamento seguinte.

Esse é o momento de entender se é necessário fazer uma campanha mais eficiente nas redes sociais, se páginas específicas precisam de otimização SEO para melhorar o ranqueamento no Google ou se alguns conteúdos merecem uma repaginada no formato e layout.

Aprendeu como fazer um relatório de acessos de site? Apesar de ser muito importante ter esse olhar e habilidade estratégicos para montar esse tipo de documento, você pode contar hoje com ferramentas que realizam esse trabalho automaticamente para você.

A GoDaddy oferece um pacote 2 em 1, com ferramenta para criação de sites + pacote de marketing digital.

Dessa forma, além de contar com uma plataforma extremamente intuitiva para montar um site profissional e de primeira qualidade, sem dificuldades, você ganha recursos exclusivos para impulsionar a presença digital da marca em diversos canais da internet, como e-mail, Google e redes sociais.

E, claro, essa ferramenta oferece relatórios completos para viabilizar o monitoramento de acesso das páginas do seu site.

Comece gratuitamente agora mesmo e turbine os resultados do seu negócio!