5 Dicas Para Otimizar Sua Página e Aumentar o Tráfego do Site

ArtigosCategory
3 min read
Beatriz Okubo

Você sabia que otimizar sua página da web pode ajudar a impulsionar seus acessos? Neste artigo, vamos passar algumas técnicas simples que podem fazer a diferença no sucesso do seu site. Uma dica breve: quanto mais rápido você colocá-las em prática, melhor para os resultados!

Por que e como otimizar sua página?

Um dos motivos para otimizar sua página é a experiência do usuário, pois um portal amigável e intuitivo fideliza o público e é muito mais receptivo aos novos visitantes. Mas, além disso, também podemos citar o fato de que o Google e os demais buscadores fazem estudos sobre todos os sites e os rankeiam de acordo com premissas básicas de usabilidade, estruturação da página, linguagem utilizada, conteúdo rico e muito mais.
Por isso, na hora de fazer otimizações, é preciso considerar que seu site pode ficar muito melhor em relação aos concorrentes, oferecer boas experiências ao público e ainda ganhar autoridade nos buscadores, subindo nos resultados de pesquisas e ganhando acessos.
Para otimizar sua página, siga os passos:

1. Faça um estudo de palavras-chave relevantes

Você sabia que um dos fatores de rankeamento é ter em seu site conteúdos relevantes para o seu segmento? Portanto, faça uma análise com o apoio de ferramentas — como o SemRush ou o KeyWord Planner do Google — e veja o que está sendo mais buscado na sua área de atuação.
Assim, você saberá responder aos questionamentos e dores do público-alvo e até como inserir os melhores termos nas páginas de produtos e categorias do seu site.

2. Construa conteúdos estratégicos

Com base no estudo de palavras-chave do tópico anterior, desenvolva seus conteúdos com o intuito de fortalecer seu site em termos de SEO, mas não apenas isso. Considere cada etapa da jornada do consumidor e até mesmo o que é realmente válido para seu segmento ou não.

3. Utilize imagens leves e de boa qualidade

As imagens também têm papel fundamental nas otimizações. Escolha fotos e ilustrações mais leves (com menos de 150 kb) e em ótima qualidade para não comprometer a visualização dos visitantes.
Caso identifique que alguns arquivos estão comprometendo o carregamento rápido, aproveite para otimizar sua página e ganhar pontos de melhoria, consequentemente, mais acessos!

4. Faça testes para saber que sua navegação está intuitiva

Navegue como um cliente para identificar possíveis erros. Esteja atento ao processo e busque encontrar lacunas que podem ser melhoradas — tanto em matéria de navegação, como em construção de textual.

5. Não mude a URL da página, caso ela já seja amigável

Ao otimizar sua página, você precisa garantir que a URL não será mudada, por mais que faça muitas mudanças internas. Isso porque os buscadores já “se acostumaram” com o link e já fizeram a indexação. Uma mudança brusca como essa pode reduzir a relevância e causar danos nos acessos orgânicos — aqueles que não são patrocinados.
Gostou do nosso guia? Agora é só analisar quais páginas precisarão ser otimizadas para começar agora mesmo!

Produtos Utilizados

SEOLearn more