Investir em servidores dedicados é uma ótima maneira de garantir segurança e velocidade na troca de dados — fatores imprescindíveis para empresas com sites com número alto de acessos simultâneos. E quando o assunto é hospedagem, o servidor Linux é uma excelente alternativa, graças às suas vantagens estratégicas!
Os benefícios, aliás, são apenas alguns dos motivos pelos quais a busca por servidores aumentou significativamente no Brasil recentemente. O mercado, avaliado em US$ 1,05 bilhões em 2024, deve avançar 8,41% até 2029 e alcançar os US$ 1,57 bilhões. Os dados são da Mordor Intelligence.
No relatório da pesquisa, alguns dos motivos para o crescimento no setor são a facilidade para a transformação digital e a ampla gama de possibilidades de aplicações da tecnologia.
Mas por que investir? O que é servidor Linux? Quais os principais tipos disponíveis? Quais as vantagens e desvantagens?
Hoje, falamos sobre tudo o que você precisa saber sobre o tema! Vem com a gente!
O que é servidor Linux? Quais seus diferenciais?
Este tipo de servidor opera por meio do sistema operacional Linux para gerenciar recursos de hardware e fornecer serviços ou funcionalidades estruturadas a outros dispositivos ou sistemas de uma rede. Este modelo é muito utilizado como serviço de hospedagem devido à sua robustez, estabilidade e um custo-benefício bastante interessante e acessível.
A sua lista de diferenciais, quando em comparação aos outros modelos de servidores mais tradicionais, é bastante extensa. As principais características que fazem do servidor Linux uma alternativa poderosa são:
- código aberto e gratuito;
- estabilidade e confiabilidade;
- segurança elevada;
- flexibilidade e personalização;
- desempenho superior;
- alta compatibilidade.
Ou seja, o servidor Linux é a escolha ideal para hospedagem devido ao custo acessível, segurança, estabilidade e desempenho. Esses fatores são responsáveis por entregar as vantagens dessa tecnologia, que você vai conhecer mais profundamente a seguir.
Linux para servidor: vantagens e desvantagens que você precisa conhecer
Se você busca adotar um servidor Linux para estruturar sua presença on-line e garantir a velocidade, estabilidade e segurança do seu site, é fundamental conhecer as vantagens e desvantagens desse modelo.
Para te ajudar, conheça, a seguir, os benefícios e os desafios desse tipo de hospedagem.
4 vantagens do Linux para servidor
- Custo zero ou muito reduzido: o Linux é um sistema gratuito e de código aberto, o que elimina custos de licenciamento. Também é possível associar outros sistema, como Ubuntu, Debian ou CentOS sem despesas adicionais;
- Estabilidade e uptime: os servidores Linux passam longos períodos sem necessidade de reinicialização. Essa característica é essencial para sistemas críticos, como bancos de dados ou infraestrutura de redes;
- Segurança robusta: o Linux oferece um sistema de permissões altamente seguro, com recursos nativos que dificultam ataques. Esse detalhe torna o servidor menos suscetível a vírus, malwares e invasões;
- Flexibilidade e customização: o administrador tem total controle sobre o servidor, ou seja, pode instalar apenas os componentes necessários, com grande variedade de distribuição específica para o sistema.
3 desvantagens do Linux para servidor
- Curva de aprendizado: administrar um servidor Linux exige conhecimentos mais específicos, como linhas de comando e configurações manuais, para garantir a eficiência do sistema;
- Compatibilidade limitada: alguns softwares comerciais são compatíveis apenas com sistema operacional Windows ou exigem versões específicas para Linux, o que limita o uso de certas aplicações;
- Suporte comercial: o atendimento para Linux pode ter custos adicionais, ao contrário do que acontece no caso do Windows, por exemplo, que recebe suporte diretamente da Microsoft, de forma gratuita.
Portanto, lembre-se: ainda que o servidor Linux seja excelente, você deve considerar os prós e contras deste sistema antes de implementá-lo no seu negócio. Outro aspecto essencial que você precisa ter em mente são os tipos de servidores Linux disponíveis.
Quais são os tipos de servidores Linux?
Os servidores Linux classificam-se, principalmente, de acordo com a função que exercem. Esse sistema, por ser muito flexível e robusto, é compatível com diversas configurações e atua em diversas frentes.
Conheça os principais tipos de servidores Linux a seguir para saber como escolher.
1. Servidor web
Tem função de hospedar sites, aplicações de web e conteúdos em geral. Seu uso é comum para sites, blogs, e-commerces e APIs, e os softwares mais tradicionais para essa aplicação são Apache, Nginx e LiteSpeed.
2. Servidor de arquivos
Serve para armazenar, gerenciar e compartilhar arquivos em rede. Muito utilizado para compartilhamento de arquivos entre usuários e backup de materiais. Os principais softwares são Samba, NFS e FTP/SFTP.
3. Servidor de banco de dados
Esta modalidade de servidor gerencia e fornece acesso a bancos de dados. É utilizado em aplicações web, sistemas de ERP (planejamento de recursos empresariais) e CRM (gestão de relacionamento com clientes). Os softwares mais comuns são MySQL, PostgreSQL e MongoDB.
4. Servidor de e-mail
Serve para gerenciar o envio, recebimento e armazenamento de e-mails. Seu uso mais comum é para prover um bom serviço de mensagens, com segurança e integração. Os softwares mais comuns são Postfix, Exim e Dovecot.
A verdade é que a lista de aplicações é extensa e, portanto, para saber qual o melhor servidor Linux, você precisa conhecer suas necessidades e compreender o que cada tipo oferece.
Qual o melhor servidor Linux?
A escolha do melhor servidor Linux depende dos seus objetivos e do nível de experiência da sua equipe. Atualmente, existem diversas distribuições do sistema, cada uma desenvolvida para necessidades específicas.
Ou seja, você precisa compreender profundamente seu projeto, os processos da sua empresa e, claro, as metas de negócio, antes de optar por um servidor Linux. Assim, você realiza sua escolha de forma segura e evita contratações que não fazem sentido.
Uma forma interessante de selecionar o melhor para o seu caso é se basear nos seguintes requisitos:
CENÁRIO | MELHOR TIPO |
Fácil uso e suporte amplo | Ubuntu Server |
Estabilidade para produção | Debian ou Rocky Linux |
Suporte premium para empresas | Red Hat ou SUSE |
Gratuito, estável e corporativo | AlmaLinux ou Rocky Linux |
Ambientes Oracle e Virtualização | Oracle Linux |
Personalização extrema | Arch Linux |
Ainda está com dúvida sobre servidores e como hospedar seu site com segurança e qualidade? Calma, a gente te ajuda!
Na GoDaddy, você encontra planos de hospedagem em servidores Linux que cabem no seu bolso e atendem às suas necessidades com responsabilidade, suporte e acompanhamento de profissionais durante todo o processo!
Comece a transformação virtual do seu negócio com quem entende do assunto e evite problemas na hora de divulgar sua marca! Conte com a gente e até a próxima!