Você Sabe o Que é CTR? Entenda o Click Through Rate

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Lucas Carvalho De Vivo

Você trabalha com anúncios? Então precisa saber o que é CTR! Essa métrica é muito importante para você ter uma noção clara do quanto a sua campanha está sendo efetiva, principalmente em termos de interação com os usuários.

Independentemente de onde o anúncio for feito, seja no Google Ads, Facebook Ads ou outros, a taxa de CTR realmente faz diferença em diversos pontos de sua ação de marketing. Entenda mais neste artigo!

O que é CTR (Click Through Rate)?

Para quem trabalha com ações de mídia em estratégias de marketing digital, entender o que é CTR é essencial. Trata-se de uma relação entre a quantidade de cliques dados em um anúncio e o número de visualizações/impressões da mesma peça.

Na prática, a ideia é entender quantas das pessoas que, impactadas pelo seu anúncio, clicaram no conteúdo para saber mais sobre ele. Percebe o quanto é importante mensurar esse número?

Sem ele, você não saberá se o seu anúncio realmente está atraindo o público, e também não conseguirá fazer testes de maneira eficiente, pois não terá certeza a respeito do funcionamento positivo ou negativo de sua estratégia.

Como calcular o CTR?

Se você entende a importância do CTR, mas não sabe como calcular essa métrica, fique tranquilo, pois não é difícil! Na verdade, basta fazer uma conta simples: divida o número de cliques/impressões no anúncio pelo de visualizações daquela peça. Pronto! Esse é o seu CTR.

O número resultante provavelmente será baixo, mas não se assuste, pois ele é medido em porcentagem, ok? Ou seja, se você teve 50 mil visualizações e conseguiu 5 mil impressões, seu click through rate é de 10%. Entendeu?

Por que você deveria saber o que é CTR e fazer sua mensuração?

Se você ainda não compreendeu porque precisa saber o que é CTR ou nem mesmo encontrou razões para medir o indicador, é necessário compreender os benefícios que o conhecimento dessa métrica traz para suas campanhas.

Caso você faça uma espécie de teste A/B com seus anúncios, o CTR ajudará a ter uma ideia melhor de como eles estão performando em cada versão.

Imagine que você tenha uma loja de doces e não sabe muito bem quais fontes encaixam melhor com a identidade, se deve utilizar cores quentes ou frias; ou se seu público prefere imagens de bolos ou de outras opções à venda. Para ter certeza de qual funciona melhor, o ideal é fazer o teste com duas versões, dividindo a segmentação das peças.

Após o tempo da campanha, na hora de avaliar, o CTR será uma métrica essencial para ajudá-lo a se certificar de qual anúncio foi o mais interessante para as pessoas impactadas. Além disso, você também terá noção de paralelos entre:

  • qual atraiu mais cliques (engajou mais o público);
  • qual gerou mais visualizações (funcionou melhor na plataforma).

Dessa maneira, poderá equilibrar os fatores para fazer sua próxima campanha de maneira ainda mais assertiva. Isso porque um conteúdo com CTR baixo é compreendido pela própria plataforma como algo que não interessa aos usuários, e aos poucos deixará de ser exibido.

Esse ponto vale até mesmo para o Google. Ou seja: o click through rate pode afetar até mesmo o seu posicionamento, auxiliando ou prejudicando estratégias de SEO.

Dicas para aumentar o CTR

Agora que você compreendeu o que é CTR e já sabe da importância para suas estratégias, é hora de ver algumas maneiras de ampliá-lo a fim de garantir o sucesso das campanhas:

Defina bem os canais para anunciar

É importante cruzar dados para entender quais canais funcionam melhor para o tipo de público que você deseja atingir, e também procurar referências de quais anúncios performam bem nas plataformas em que você pretende publicá-los.

Isso se chama nível de afinidade, e deve ser levado em conta tanto para escolher as redes sociais quanto os sites (caso faça parte da estratégia) onde colocará banners e outros tipos de anúncios.

Utilize o retargeting com cuidado

É possível utilizar o retargeting sem dificultar a vida do seu público-alvo. Para que essa ação seja mais confortável para os seus potenciais consumidores, entender o que é CTR e aplicá-lo às análises é essencial.

Uma boa ideia é, antes de bombardear o público com produtos similares, mostrar a loja em banners menos agressivos e, então, verificar se há interesse por meio da mensuração dos cliques. Caso haja, você poderá fazer uma pesquisa mais específica sobre quais produtos fazem mais sentido e, após isso, divulgá-los em banners específicos de “itens similares”.

Verifique também o tempo de campanha, para entender se os cliques costumam ocorrer nas primeiras visualizações ou não. Esses insights podem ajudar a definir os próximos passos de suas ações de marketing digital e até mesmo a entender se o retargeting funciona para você.

Gostou de entender melhor o que é CTR e como ele pode te ajudar? Confira mais artigos sobre esse tema no blog da GoDaddy Brasil!