tipos de blog

10 tipos de blog interessantes para você criar agora mesmo

Tempo de leitura:10 min
Rafael Queiroz Bastos

Precisa de uma ferramenta simples e acessível para divulgar conteúdos comerciais, notícias, artes, curiosidades, dicas e várias outras possibilidades? Pois saiba que existem vários tipos de blog que você pode escolher, de acordo com seus gostos e competências.

Esse modelo de site existe desde a primeira metade da década de 90, quando a internet ainda dava seus primeiros passos nos lares. Entretanto, com o passar do tempo, o blog não só se manteve vivo como também se aprimorou ainda mais.

Atualmente, essa ferramenta é usada não apenas como diário ou espaço para divulgação de conteúdos, lembrando que já é possível monetizar esse espaço de acordo com a quantidade de acessos e até utilizá-lo como canal de marketing para uma marca.

Os dados estatísticos e os variados tipos de blog existentes comprovam como esse modelo de site envelheceu como um bom vinho. 

Para se ter uma ideia, a cada mês, há cerca de 409 milhões de pessoas visualizando, pelo menos uma vez, a página de um blog. Em paralelo, cerca de 20 bilhões de páginas são abertas no mesmo intervalo de tempo, segundo a Optin Monster.

A mesma fonte aponta que, somente no Wordpress, são mais de 70 milhões de blogposts mensalmente, no mundo todo.

E o mais interessante: independentemente do tamanho do seu site, você consegue colocá-lo na lista de blogs mais acessados para determinadas palavras-chaves de pesquisa no Google, por meio de técnicas de SEO (search engine optimization).

Mas, afinal, quais são os tipos de blogs mais visitados e, ainda, quais são os temas e segmentos mais interessantes que você pode investir? 

Embarque no nosso guia sobre os tipos de blogs e aprenda tudo sobre o tema!

Que tipo de blog criar?

Não adianta nada pensar em modelos de blogs famosos, se você não tem a vocação ou o interesse para criar conteúdos em determinadas categorias. 

Antes de tudo, é preciso encontrar um equilíbrio entre suas competências, os objetivos finais e o que o público-alvo demanda.

São vários os tipos de blog em que você pode trazer seu conhecimento para tirar dúvidas dos seus leitores, mostrar curiosidades e explorar detalhes do universo escolhido.

Caso você tenha uma grande paixão por viajar, já tenha passeado muito e gosta de registrar seus tours, por exemplo, um blog de viagem é uma ótima pedida. 

Nele, você vai encontrar uma grande quantidade de pessoas interessadas em saber quais recomendações seguir, quais países visitar e os pontos turísticos imperdíveis do roteiro.

E as possibilidades são várias! Tudo depende das suas competências e de quais objetivos você deseja atingir com seu blog.

Precisa de uma ajudinha para criar um blog do zero? Confira o vídeo abaixo, do canal da GoDaddy no YouTube:

Veja 10 tipos de blogs interessantes para começar

Mas, afinal quais são os assuntos mais procurados em blogs? As principais tendências do universo blogging costumam variar muito com o período e as flutuações da internet, mas existem alguns tipos de blog que, independentemente da época, sempre costumam fazer sucesso. Confira!

  1. Viagem
  2. Fotos
  3. Humor
  4. Tecnologia
  5. Notícias
  6. Culinária
  7. Literatura
  8. Saúde e bem-estar
  9. Moda
  10. Comercial

Vamos falar um pouco mais sobre cada um desses 10 tipos de blog mais visitados. Vem com a gente!

1. Blog de viagem

O mundo é grande, não é verdade? E, nos dias de hoje, as possibilidades parecem ainda maiores quando falamos de desbravar novos países e conhecer destinos interessantes.

É por isso que o blog de viagem é uma tendência sempre em alta para compartilhar dicas de roteiro, lugares pouco desconhecidos, valores de passeios, passagens e por aí vai.

Se viajar é uma paixão sua, use essa aptidão para criar conteúdos incríveis para um público engajado com seu blog.

2. Blog de fotos

Um blog não precisa ser exclusivamente sobre texto, não é verdade? Caso você seja fotógrafo, por que não usar esse canal como um instrumento para compartilhar suas principais fotografias profissionais?

O texto, aqui, pode funcionar como um complemento para contar a história e explicar suas motivações com a fotografia. Ou você pode usar a imaginação e criar histórias que fisgam a atenção do público a partir das fotos.

3. Blog de humor

O blog de humor é uma ferramenta simples e acessível para compartilhar o talento de humoristas. Crie um calendário editorial para que seus leitores tenham expectativa com as publicações. 

A partir disso, piadas que se conectam por um storytelling específico e uso de gifs, imagens e outros elementos gráficos também são sacadas interessantes para um blog de humor.

4. Blog de tecnologia

Esse é outro dos tipos de blog que nunca sai de moda e que costuma gerar pautas interessantes para um público curioso por novidades.

Afinal, o mundo da inovação tecnológica não para. Ano após ano, há lançamentos sucessivos de novos smartphones, TVs, tablets, sistemas de som, computadores e tudo o que você imaginar.

Reviews, guias, dicas e top de produtos são ótimas escolhas para demonstrar seu conhecimento, educar a plateia e criar uma audiência engajada. 

Mais para frente, o retorno comercial pode ser interessante, seja por programa de afiliados e monetização via anúncios.

5. Blog de notícias

Jornalistas que buscam meios alternativos, fora das principais empresas de comunicação, tendem a investir no blog como uma plataforma de compartilhamento de notícias e interação com o público.

Geralmente, os jornalistas apostam em um nicho específico de sua especialidade e, assim, trazem notícias e comentários fresquinhos sobre as principais novidades do segmento de atuação.

A depender do carisma e capacidade de comunicação, você pode conquistar leitores fiéis! 

6. Blog de culinária

Caso você tenha muito talento na cozinha e deseja criar um blog para tornar seus pratos e criações culinárias mais conhecidos, por que não criar um blog integrado com o canal no YouTube?

No seu blog, você pode criar conteúdos periódicos com receitas de novos pratos, ensinando passo a passo o modo de preparo e a quantidade de ingredientes. 

E, para enriquecer seu conteúdo, pode inserir um vídeo do seu canal do YouTube, mostrando como preparar integralmente a refeição. 

7. Blog de literatura

Tem talento como escritor? O blog de literatura é uma ótima maneira de levar seu conteúdo ao público de forma simples e acessível.

Convenhamos que conseguir fechar um contrato de publicação com editoras pelo jeito tradicional não é lá muito fácil, certo? 

Portanto, use o blog para compartilhar sua arte e, circunstancialmente, chamar a atenção de interessados nos seus textos.

8. Blog de saúde e bem-estar

Sem dúvidas, esse é um dos blogs mais visitados e famosos da internet. Aqui é o lugar ideal para sugerir dicas de hábitos saudáveis, alimentação, exercícios físicos, tratamentos para dores e por aí vai.

Entretanto, vale salientar a responsabilidade social de investir nesse tipo de conteúdo. As informações devem ser dadas por especialistas formais no assunto ou, pelo menos, referenciadas por meios de publicações científicas de respeito.

Com a saúde dos leitores, não se brinca!

9. Blog de moda

O blog de moda é um espaço para apresentar as principais tendências do universo fashion para seus leitores. 

Além de analisar lançamentos de coleções das principais marcas e apresentar achados, aqui também há a oportunidade de avaliar looks de famosos e dar sugestões para inspirar os leitores.

10. Blog comercial

Finalmente, chegamos aos blogs comerciais. Esses são os tipos de blogs preferidinhos das marcas para divulgar conteúdos na internet de maneira orgânica, barata e acessível.

De forma geral, os conteúdos são de nicho e abordam temas e palavras-chaves que permeiam o universo da marca. 

Por exemplo, se você tem uma loja de produtos para musculação, aproveite as publicações no blog para levar conteúdo educativo e relevante aos seus leitores sobre o mundo fitness em geral.

Via de regra, os conteúdos desse formato terminam com um CTA (call-to-action) chamando o leitor a tomar uma decisão, como conhecer o site da loja, comprar um produto ou assinar determinado serviço.

A ideia é usar o conteúdo para dar autoridade à marca e posicioná-la nesta vitrine virtual tão importante, que são os resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca.

Assim, as visitas no blog podem ser revertidas em novos leads e vendas para a empresa. Por sinal, o nome dessa estratégia é inbound marketing de conteúdo.

O que postar no meu blog?

Avaliou diversos tipos de blog e escolheu um para botar a mão na massa? Então, você deve estar se perguntando agora: “afinal, o que postar no meu blog”?

Se você deseja conseguir mais acessos, aumentar sua autoridade no segmento de atuação e, quem sabe, até monetizar com anúncios e/ou venda de produtos/serviços para seu público engajado, você precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo e SEO.

Dessa forma, vai identificar quais são as palavras-chaves mais procuradas no universo da sua marca. 

Se você é um profissional de nutrição e quer criar conteúdos para uma grande audiência interessada, busque por termos desse universo que fazem sucesso nas ferramentas de busca, como Google Search Console ou Google Trends.

Definidos os temas das publicações, comece a escrever conteúdos otimizados para os principais buscadores, incluindo Google, Yahoo e Bing. 

Algumas dicas são:

  • faça conteúdos ricos e completos, que agreguem algo às demandas do leitor;
  • distribua a palavra-chave escolhida de forma estratégica no decorrer do conteúdo;
  • insira links para páginas externas e conteúdos internos para reforçar a autoridade;
  • crie um calendário editorial de publicação para engajar o público;
  • otimize título, meta título e meta descrição para os mecanismos de pesquisa.

Esse conjunto de estratégias são o que chamamos de SEO. A ideia aqui é tornar o conteúdo de um blog otimizado para que ele apareça bem ranqueado nos primeiros resultados de pesquisa para a palavra-chave e, assim, tenha mais alcance!

Confira mais detalhes sobre os fundamentos de uma boa estratégia de SEO:

E aí, tirou todas as dúvidas sobre os principais tipos de blog? Conte com as hospedagens Wordpress da GoDaddy para dar início ao seu projeto!

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Para mais insights, fiquem de olho no blog da GoDaddy com uma série de dicas sobre o empreendedorismo digital!