Como divulgar blog? 6 dicas de marketing virtual para divulgar sua página!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:8 min
Nadjine Terhoch

Se você está buscando ideias de como divulgar um blog para sua empresa, saiba que o marketing digital oferece alguns recursos excelentes para que você consiga levar seus conteúdos para seu público-alvo, seja de maneira orgânica ou por meio de anúncios pagos.

Mas por que estamos falando de blog como um aliado interessante para divulgação de um negócio? O que a torna tão interessante para o fortalecimento de marcas na internet?

Isso pode ser facilmente explicável: ter um blog virou uma estratégia indispensável para muitas marcas e empresas. Afinal, esse tipo de página digital é o espaço perfeito para compartilhar ideias, dicas e soluções sobre o universo no qual a empresa está inserida. 

Dessa forma, sua marca se posiciona como uma autoridade no seu segmento e surge como uma opção de compra viável e de credibilidade para sua audiência.

E mais: essa ferramenta é extremamente barata e fácil de gerenciar! 

Enfim, um blog oferece tudo para ajudar a aumentar a notoriedade do negócio e, também, trazer visitantes provenientes dos sites de buscas, redes sociais e muito mais. Mas, antes de tudo, é preciso ter conteúdo de qualidade e um bom plano de marketing digital. 

Portanto, quer aprender como divulgar um blog? Confira o conteúdo até o fim e se torne uma referência em seu nicho de atuação! 

Como divulgar um blog? 6 dicas importantes

E aí, como posso divulgar meu blog e otimizar o número de acessos e conversões por meio dele? Como todo planejamento estratégico, é preciso dividir seu plano de ações em várias etapas e ter uma meta concreta e objetiva à frente.

Essa grande tarefa em questão pode ser dividida em vários pequenos passos. O primeiro é conversar com a sua equipe, discutir possibilidades… Em suma, fazer um verdadeiro brainstorm. Depois, é interessante acompanhar cada ação e, consequentemente, a evolução do todo. 

Aproveite as ferramentas de gestão de tarefas para isso, como: Runrun.it. Trello, Wunderlist, entre outras. Cada uma possui funcionalidades diferentes e melhores para cada empresa e equipe. 

Nessa discussão de planejamento, existem alguns pontos importantes que precisam ser levados em consideração. Abaixo, selecionamos seis dicas de como divulgar um blog que não podem ficar de fora da sua estratégia. Confira! 

1. Defina os objetivos

Antes de colocar a mão na massa e criar seu plano de marketing digital, pare e reflita quais são os objetivos que você quer alcançar com o blog de sua marca? A intenção geral, claro, é divulgar a página. Mas para quê? 

Tenha em mente o que, exatamente, a sua marca ou empresa esperam. Isso é de suma importância para garantir a qualidade dos conteúdos e que eles sejam bem direcionados para o seu propósito.

Você pode, inclusive, segmentar a produção de conteúdo do seu blog para cada objetivo de acordo com o funil de vendas. Temas mais amplos, por exemplo, podem ser abordados para atrair prospects ainda no topo do funil e gerar leads.

Já aquele conteúdo mais específico que mostra como seu produto/serviço pode solucionar as dores do leitor devem ser direcionados para o público no fundo do funil. Nesse caso, não perca a oportunidade de lançar um CTA (call-to-action) bem convincente para a conversão em vendas.

2. Saiba os recursos necessários

Quando você já sabe o que deseja, especificamente, fica mais fácil descobrir quais são os recursos necessários para atingir suas metas. 

Então, coloque no planejamento, quais e quantas equipes estarão envolvidas no projeto tanto para geração de tráfego orgânico por meio de estratégias de SEO, como também quais são as demandas necessárias para impulsionar os conteúdos do blog por meio do tráfego pago.

Quer aprender mais sobre estratégia de SEO? Confira o vídeo exclusivo da GoDaddy sobre o tema:

Sobre a estrutura do blog, procure uma hospedagem em que você tenha autonomia para criar e editar de forma personalizada e que, além disso, ofereça suporte 24 horas por dia. Se a ferramenta tiver otimização de SEO embutida, melhor ainda. 

Afinal, esse último ponto é essencial para a sua marca rankear no Google e em outros motores de busca. 

Por fim, procure um plano de hospedagem que garanta o máximo de performance, segurança e estabilidade para que o usuário consiga navegar de forma rápida e agradável no seu blog

3. Conheça bem suas personas

Se você quer aprender como divulgar um blog, é preciso saber para quem você vai criar conteúdo. Quem são os consumidores do seu conteúdo? Em quais “locais” na internet eles estão? Vale sempre lembrar que, em qualquer tipo de projeto e estratégia, o foco nas personas faz toda a diferença. 

Caso você não saiba o que é persona, ela é um personagem fictício que reflete todas as características e perfil de consumo do seu público-alvo em uma só pessoa. 

E que características são essas? 

Idade, gênero, classe social, profissão, formação educacional, interesses, “dores”, hábitos diários, etc. Tudo o que for produzido, publicado e, principalmente, divulgado, deve atender a essas características e buscar solucionar as demandas desse cliente. 

4. Utilize os canais de divulgação certos

Existem diversas formas de divulgar um blog. Você pode impulsionar as postagens nas redes sociais (Facebook e Instagram) e criar anúncios para que rodem no Google e no Youtube. 

Sem contar nas parcerias com influenciadores. Pense em quais temas ou produtos e serviços específicos as pessoas podem falar em stories, IGTV ou em postagens do feed. 

Outras estratégias que funcionam são as newsletters (informativos sobre o que rolou em determinado período no blog), você envia para os leitores via e-mail. 

Falando nisso, o e-mail marketing também é uma peça-chave. Avise sobre o calendário de publicações, as novidades e outras dicas.

Aprenda a fazer e-mail marketing do zero com esse guia exclusivo:

5. Faça conteúdo de qualidade

O que você pode fazer para melhorar os conteúdos das páginas e, assim, gerar mais cliques e reconhecimento? O que sugerimos é o desenvolvimento de textos, imagens e vídeos com um caráter bastante rico e, claro, original. 

Lembre-se também que o português deve ser impecável e que é necessário explorar CTAs e gatilhos mentais (escassez, urgência, autoridade, exclusividade e outros). 

Os títulos e as descrições das páginas também são pontos de atenção, já que a chamada é o que desperta o interesse do clique. 

Aprenda mais sobre gatilhos mentais e copywriting de vendas com esse vídeo exclusivo da GoDaddy:

6. Monitore resultados com a ajuda de KPIs

Por fim, os KPIs (Key Performance Indicator) ou indicador-chave de desempenho são os elementos que indicam se as suas ações têm surtido efeitos e devem estar contidos no seu plano de marketing digital. 

Para um blog, há vários tipos de KPIs disponíveis, por exemplo: o próprio feedback dos clientes, o número de acessos às páginas, a conversão assistida — caso você tenha um e-commerce atrelado —, entre tantos outros. Acompanhe cada indicador mês a mês. 

Como divulgar meu blog? Conclusão

Gostou das dicas de como divulgar um blog? Comece agora mesmo a fazer o seu planejamento de marketing digital! Conte com a expertise da GoDaddy, a maior plataforma de nuvem do mundo com criação de sites e hospedagens web da melhor qualidade! 

Por exemplo, para começar, a GoDaddy oferece vários planos de hospedagem Wordpress com instalação simples e rápida, sistema de gerenciamento completo e confiável, além de temas e plugins pré-instalados para enriquecer os conteúdos do seu site.

Além disso, você pode contar o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy para impulsionar a divulgação do seu conteúdo em diversas frentes de atuação, como redes sociais, pesquisas no Google, e-mail marketing e muito mais!

Para mais conteúdos ricos sobre marketing digital, continue acompanhando o blog da GoDaddy!

Produtos Utilizados