ArtigosCategoria

Como Encontrar Nome de Domínio Perfeito? Receita #3

Tempo de leitura:7 min
Thomas Costello

Escolher seu nome de domínio perfeito é tão fácil quanto roubar doce de crianças!

Então, se você está acompanhando essa série de artigos, deve estar com fome para começar seu próprio negócio e nós estamos mostrando a receita para o sucesso.

Na Receita #1 começamos a planejar seu negócio on-line e, na Receita # 2, misturamos os ingredientes que precisa para assar sua marca.

Você tem seu plano de negócios funcionando, sabe como vai atingir suas metas, já estabeleceu sua identidade de marca e, agora, é hora de planejar uma estratégia on-line quentinha e saborosa.

Você não pode cozinhar um negócio brilhante sem quebrar alguns ovos metafóricos. Então vamos continuar.

O que é um domínio?

É a parte do endereço do seu website que vem depois do 'www.' na barra de URL, no topo do seu navegador. Hoje, na verdade, o tal do “www.” nem sempre é necessário, por isso, não entre em pânico se ele não estiver lá.

Como um endereço físico, todo nome de domínio perfeito precisa ser único. É essencialmente o seu endereço online — e vem em duas partes.

  1. nome do domínio;
  2. extensão de domínio.

Vamos separá-los — como uma gema de ovo de uma clara — e olhar para eles.

1. O nome de domínio perfeito

Um nome de domínio descritivo é ótimo para os negócios, ainda mais se incluir as palavras que as pessoas usam para encontrar você (uma ótima estratégia de SEO para empreendedores). 

Em outras palavras, se você é um negócio de encanamento, usar o termo “encanador” ou “encanamento” em seu nome de domínio pode aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

Além disso, um nome de domínio descritivo também faz sentido para as pessoas. Quando eles o veem on-line ou em materiais impressos, como cartões de visita, palavras que descrevem o que você faz rapidamente permitem que o usuário saiba que você é a pessoa pela qual estão procurando.

Não faça seu público trabalhar. Pessoas gostam de nomes de domínio que são fáceis de soletrar e lembrar.

Você pode estar pensando que não digita nomes de site com muita frequência, apenas clica nos links. Isso é provavelmente verdade, exceto quando você está usando um mecanismo de pesquisa. Você ainda precisa digitar (ou falar) o termo em questão.

A primeira vez que alguém visita seu site, ele pode precisar digitar seu nome por completo para encontrar você. Portanto, aqui estão algumas regras testadas e confiáveis ​​para escolher seu domínio.

Seletor de nome de domínio

Preencha os campos abaixo com informações comerciais relevantes para criar o nome de domínio perfeito…

Como Encontrar o Domínio Perfeito? Receita #3

Agora, tente combinar as palavras da sua lista para criar nomes de domínio curtos e representativos.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo com sua tomada de decisão:

  • seja memorável: Abrace o óbvio. Pode usar o seu nome ou o nome da sua loja e o que você faz - algo que as pessoas já associam à sua empresa. Trocadilhos podem funcionar em um primeiro momento, mas será que um isso ainda será engraçado cinco anos depois?
  • facilite a digitação: se usar grafias incomuns ou códigos de acesso, como "4" em vez de "A", por exemplo, isso poderá dificultar a visita das pessoas ao seu site. Se eles não conseguirem soletrar seu nome, não poderão encontrar seu site;
  • seja breve: um nome longo e desconexo é fácil de esquecer e errar;
  • use sua localização: dependendo do tipo de empresa que você está criando, pode ajudar se os clientes em potencial souberem onde você está. Além disso, cada vez mais, os mecanismos de pesquisa estão dando prioridade para empresas que são locais.

Depois de ter algumas ideias viáveis, faça mais algumas pesquisas. Conte seus possíveis nomes para amigos e clientes em potencial.

Quando você tem uma ideia que ama, está pronto para pesquisar a disponibilidade dela aqui com a GoDaddy.

Dica profissional: verifique se o nome que você ama não é registrado, protegido por direitos autorais ou está em uso por outra empresa. Assim como um logotipo, você não pode imitar o nome de outra pessoa.

Ok, esse é o seu nome de domínio. Agora, vamos para a extensão.

2. Extensão do domínio

A extensão de domínio é o nome que está depois do ponto na URL.

As extensões de domínio mais comuns que você verá são .com, .br .org e .net. Além disso, há novas extensões que se juntam regularmente à família de domínios. Como .me ou .london, por exemplo.

Quer algo específico para o negócio? Há dezenas de outras extensões, como .photo ou .restaurant, .design ou .co, entre muitas, muitas outras.

Então, quando se está procurando pela disponibilidade de nomes, existem muitas opções de extensão para brincar.

Vale a pena lembrar que, desde que esteja registrado para você, ninguém mais poderá reivindicá-lo ou usá-lo.

3. E se o seu nome de domínio preferido não estiver disponível?

Você se deu ao trabalho de escolher o nome perfeito. Ele resume o que você faz e funciona bem on-line. Então, o pior acontece.

Você verifica sua disponibilidade apenas para descobrir que ele já foi registrado por outra pessoa.

Há outro gênio por aí — grandes mentes pensam da mesma forma.

Bom, não sofra por antecedência. Visite o site com o nome escolhido. Se é apenas uma página de retenção, em vez de um site ativo, você pode estar com sorte e conseguir comprá-lo mesmo assim, no "mercado de reposição de domínios". Você pode encontrar isso no aftermarket da GoDaddy.

4. Múltiplos domínios

Pode ser uma boa ideia registrar mais de um nome de domínio para sua empresa. Você pode ter vários "domínios secundários", todos apontando para seu website.

Pode ser uma boa ideia registrar:

  • para proteger sua marca: se você possui um domínio .com.br, por exemplo, outra pessoa pode comprar a versão .com. Eles podem tentar vendê-lo a uma taxa muito inflacionada. Assim, comprar uma variedade sensata do seu nome pode ajudá-lo a proteger sua marca on-line;
  • sua geolocalização: como a Internet está, por sua natureza, em todo o mundo, você pode se encontrar competindo pelo espaço dos mecanismos de busca com empresas globais. Ter nomes de domínio adicionais que incluam sua localização pode ajudar os clientes locais a te escolher porque você é local;
  • o que você faz: os clientes normalmente pesquisam pelos nomes de produtos e serviços, e não pelos nomes das empresas.

Então, se você oferecer um produto ou serviço particularmente popular, vale a pena adicioná-lo ao seu nome de domínio.

5. Os seus e-mails também contam

Como você comprou seu próprio nome de domínio perfeito, é melhor fazer isso, também, em seus endereços de e-mail.
Seu e-mail atual possivelmente será algo como seunome@gmail.com, certo? Em caso afirmativo, tenho certeza de que o Gmail está satisfeito com o fato de todos os e-mails enviados anunciarem a marca deles em vez da sua.

Mas, com um domínio, você pode tornar seu endereço de e-mail parte de sua marca. Seunome@seunegocio.com.br fará seu negócio parecer maior!

Você pode configurar isso antes mesmo de ter um site. Então, comece a construir sua marca com tudo que você faz.

Como Encontrar o Domínio Perfeito? Receita #3

Continue apostando em sua receita para o sucesso com as dicas do blog da GoDaddy Brasil!

Produtos Utilizados

Loja OnlineSaiba mais
DomíniosSaiba mais