Como escolher um nome de domínio? Confira dicas práticas!

ArtigosCategory
6 min read
Rafael Queiroz Bastos

O mundo está cada vez mais conectado. O número de usuários aumenta a cada ano que passa e marcar presença online é essencial para o desenvolvimento e consolidação do seu negócio. Escolher um nome de domínio para seu site é o primeiro passo para o sucesso nesse ambiente.

O nome de domínio é o endereço pelo qual um site é reconhecido na internet. 

Assim como o nome da empresa na fachada de uma loja física, o domínio também é o elemento que vai chamar a atenção de um possível consumidor para que ele entre em seu site.

Esse valor estratégico inestimável demanda muita pesquisa e cuidados especiais por parte do empreendedor digital na hora de buscar uma boa ideia para o nome de domínio do site.

Pensando nisso, a GoDaddy desenvolveu um pequeno guia para te ajudar a fazer a melhor escolha nesse momento tão importante para sua empresa. 

Usar um nome fácil ou escolher uma palavra-chave do mercado? Qual o comprimento ideal? Posso usar números e hífens? Ao final deste artigo, todas as suas perguntas terão sido respondidas. Confira!

O que são nomes de domínio?

O nome de domínio é a denominação única e exclusiva de um site na internet. Sabe quando você digita o endereço de um site na barra de pesquisa do seu navegador para acessar a página principal desse espaço? Isso é o nome de domínio!

Por exemplo, o nome de domínio do site da GoDaddy Brasil é o seguinte: godaddy.com/pt-br. Como você pode ver, ele conta com o nome personalizado o e uma série de extensões, como o .com e o /pt-br, que indica a versão brasileira do site.

Cada um desses elementos que compõem um nome de domínio são uma forma de personalizar o endereço de acesso do site de sua marca. 

Além do .com, várias outras extensões podem ser escolhidas para padronizar a URL do seu site, como:

  • .net;
  • .info;
  • .edu;
  • .br;
  • dentre várias outras.

Cada extensão, por suas vez, tem um significado próprio que você pode definir de acordo com a proposta do seu negócio. 

Se você conta com uma empresa do ramo de educação, por que não apostar na extensão .edu? Já se você conta com um e-commerce na internet, uma boa opção é o .com, que significa “comercial” e já é profundamente popularizado mundo afora. 

Aprenda mais sobre o que são nomes de domínio e como registrá-los com esse vídeo exclusivo do canal da GoDaddy Brasil no YouTube:

Ideia para nome de domínio: 3 dicas

Decidir o seu nome de domínio pode ser uma tarefa bastante desafiadora. A fórmula ideal para um site de sucesso é unir ambas as características — palavra-chave e facilidade para escrever —, mas nós sabemos que isso nem sempre é possível.

Optar por um nome fácil ao invés de um com palavras-chave é uma boa estratégia para evitar erros de digitação na hora de buscar pelo seu site, por exemplo. Quanto mais simples, mais fácil de memorizar será, além de gerar mais impacto.

Porém, isso não significa que escolher a partir de uma palavra-chave também não seja vantajoso de outras formas. Decidir o nome de domínio a partir de termos que sejam diretamente relacionados ao conceito do seu negócio é bastante relevante. 

É possível optar por fazer uma ligação com o produto que você quer vender, não somente com o próprio nome da empresa. Seja criativo!

É preciso lembrar que é essencial checar a originalidade do nome de domínio que você quer escolher, já que ele precisa ser único. 

Mas não se preocupe, a GoDaddy te ajuda a saber se ele está disponível com a ferramenta Busca de Nomes de Domínio.

1. Tamanho ideal

Nomes curtos são mais fáceis de memorizar e mais difíceis de errar, além de apresentarem índices menores de desistência por parte do usuário. 

Apesar disso, são mais difíceis de rankear nos buscadores, então a regra do “quanto mais curto, melhor” não vale nessa situação. Lembre-se também de prestar atenção para não transpassar a marca registrada de outra empresa para evitar futuras frustrações

2. Sobre números e hífens

Números e hífens são péssimos para você de diversas formas, evite ao máximo usá-los. Imagine que você está contando para alguém o nome do seu novo site. 

Se houver um “2” no meio de seu nome de domínio, não será possível saber se está se referindo à palavra por extenso ou ao numeral.

A falta de sonoridade que números e hífens apresentam pode afetar diretamente a confiança por parte dos usuários, além de dificultar a memorização. 

Lembre-se do conceito de URL amigável.

3. A identidade da empresa

O nome de domínio do site do seu negócio precisa sublinhar e valorizar a marca. Afinal, ao buscar pelo site da empresa os mecanismos de buscas, provavelmente os clientes vão pesquisar pelo nome real da marca e em possíveis combinações para o nome de domínio dela.

É sempre preferencial que o domínio seja idêntico ao nome de fantasia que a empresa usa comercialmente. Caso o registro não esteja disponível, tende a variar as extensões ou buscar palavras-chaves semelhantes, mas sem perder a identidade!

Contar com um bom nome de domínio à disposição do seu negócio é fundamental para o sucesso da marca na internet. 

O seu site é a porta de contato entre a empresa e o público digital, então a escolha do nome perfeito somada a outros elementos estratégicos, como propiciar uma boa experiência de navegação, serão cruciais para o sucesso na internet!

Escolha o nome de domínio perfeito e faça o registro com a gente:

Lembre-se também: além de um bom nome de domínio, é preciso também escolher um excelente plano de hospedagem. Saiba mais no vídeo abaixo!

A hospedagem em um servidor adequado é o que vai garantir a estabilidade, velocidade e segurança do site do seu negócio. Conheça as soluções da GoDaddy!

Agora que você já sabe tudo sobre como desenvolver um nome de domínio perfeito, conte com a GoDaddy para colocar a sua ideia no ar! Confira todas as opções no site.