Passo a passo de como fazer live na Twitch

ArtigosCategory
7 min read
Carina Xavier

A Twitch TV é uma das maiores plataformas de streaming ao redor do mundo. Você pode conhecê-la mais como um lugar adorado por gamers, mas saiba que, para empresas que querem divulgar seus produtos e serviços, a plataforma é muito indicada. Pensando nisso, neste artigo vamos te ajudar a saber como fazer uma live na Twitch. Confira!

Como fazer live na Twitch e por que investir nessa prática?

As lives são ótimas estratégias para vários tipos de negócios impulsionar seu alcance e melhorar a relação com seu público. E nem os e-commerces estão fora dessa lista. Afinal, a live permite uma interação direta e em tempo real com seu consumidor, onde ele pode tirar dúvidas por meio de um papo mais humanizado com a marca.

Nesse sentido, a Twitch é uma das plataformas mais eficientes e populares para transmissões ao vivo e, consequentemente, levar seu negócio a estreitar laços com os consumidores e turbinar suas vendas.

E o melhor: se você quer aprender como começar a fazer live na Twitch, basta ter um computador ou dispositivo móvel para levar seu stream para o mundo!

Além da função de convidar o público para que assista sua live na Twitch, é possível ainda fazer a transmissão nos Stories do Instagram e de outras plataformas, aumentando assim sua audiência.

Mesmo  sendo bastante conhecida como uma plataforma voltada para o público gamer, saber como fazer live na Twitch pode ajudar muito no seu negócio. As possibilidades de criação de conteúdo para cada tipo de empreendimento são diversas. Veja só:

  • negócios de tecnologia: lives com desenvolvedores de sistemas criando códigos e dando dicas;
  • ramo alimentício e gastronômico: aulas de culinária;
  • comércio de roupas: dicas de moda e estilo;
  • segmentos de beleza e cosméticos: tutoriais de maquiagem e cuidados com a pele.

Outros formatos bem interessantes são: bate papo com os clientes e até mesmo entrevistas com especialistas de um tema ligado aos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa.

Como fazer stream na Twitch: guia

Depois de criar e planejar o melhor assunto e tipo de conteúdo que deseja transmitir, é hora de saber como fazer live na Twitch. Veja a seguir!

Como fazer live na Twitch pelo PC

Para realizar uma livestream na Twitch pelo computador basta seguir esses passos:

  1. entre no site Twitch.tv e realize o cadastro;
  2. faça o download de um software de administração de transmissão. É importante que baixe o melhor software para o sistema operacional do seu computador, seja Windows, Linux ou Mac;
  3. configure esses softwares para serem integrados a Twitch;
  4. o programa vai analisar sua conexão para que a transmissão seja feita na melhor qualidade possível;
  5. escolha se você irá transmitir apenas no Twitch ou em outras plataformas ao mesmo tempo;
  6. vá em “Criar cena” e depois selecione a fonte, que será de onde a informação vai ser transmitida (webcam, captura de jogo ou tela do computador);
  7. clique em “Iniciar transmissão”, e pronto! Seu conteúdo vai começar a ser transmitido ao vivo.

Como fazer live na Twitch pelo celular

Fazer live pelo celular é possível e também uma ótima opção, principalmente para aqueles que querem entregar um conteúdo que exija mais mobilidade. Veja como fazer a primeira live na Twitch pelo dispositivo móvel: 

  1. baixe o aplicativo do Twitch e realize o cadastro;
  2. clique no botão “Entrar ao Vivo”;
  3. autorize o acesso do aplicativo a sua câmera e celular;
  4. escolha um nome e categoria para o vídeo;
  5. mantenha o celular no modo horizontal, clique em “Iniciar Transmissão” e pronto!

E uma dica importante para a transmissão, seja ela pelo PC, celular ou videogame, é escolher um bom nome para sua live. É por ele que as pessoas vão ter interesse em assistir o vídeo e também saberem que conteúdo vão encontrar.

Como gravar a live na Twitch?

Bom, agora que você já entendeu como lançar seu streaming, pode estar se perguntando como gravar/salvar o vídeo para que ele seja visualizado novamente por outros usuários e em plataformas diversas. 

Diferentemente de outros meios de streaming em que o conteúdo fica salvo no seu perfil (como Instagram e YouTube), a “roxinha” geralmente deixa os vídeos salvos por apenas alguns dias para depois sumirem. 

Entretanto, é possível habilitar a função de gravação por até 60 dias, dependendo do seu plano. Veja como é:

  • faça login na sua conta;
  • no canto superior direito da página, clique no símbolo do seu canal;
  • clique em Configurações e depois em Canal e Vídeos;
  • na coluna do lado esquerdo, clique em Transmissão e lá estará a opção de armazenar transmissões passadas;
  • provavelmente, a função estará desmarcada, então é só habilitar para que suas transmissões fiquem salvas automaticamente
    por até 14 dias (ou 60 dias para os Parceiros, Turbo e Prime).

Agora, se você quer salvar o gravar live na Twitch permanentemente, você pode usar a função de “Destaque” nas configurações em Estúdio de vídeo. 

Geralmente ela é usada para salvar trechos de vídeos, mas se você quiser pode selecionar o vídeo inteiro para “destacar”, então fica tudo gravado no seu perfil. Para isso:

  • vá em Estúdio de vídeo;
  • no vídeo desejado, clique em “destacar”;
  • quando o conteúdo aparecer, preste atenção que o trecho automaticamente selecionado é apenas o “meio” do vídeo. Ou seja, se clicar para Publicar destaques, perderá o início e o final da sua stream. Portanto, manualmente arraste a barra de seleção até o começo e o final da live;
  • você poderá editar o título, thumbnail, adicionar descrição e outras funções, ou apenas publicar o conteúdo da forma que está;
  • a página ficará Processando o destaque;
  • quando terminar, clique em Salvar alterações.

E pronto. Está salvo! A live ficará gravada na Twitch e você pode inclusive baixar o vídeo para o seu computador se preferir.

Como compartilhar uma live na Twitch?

Agora que você já sabe como fazer live na Twitch, é hora de trabalhar na sua divulgação. Você sabe em que redes sociais seu público-alvo está? Twitter, Facebook, YouTube ou Instagram, seja qual for o lugar, é indicado que invista um bom tempo na promoção do conteúdo.

No YouTube, a empresa pode divulgar um trailer da live antes do dia da transmissão e, após, um vídeo com os melhores momentos. No Facebook, a divulgação em grupos do segmento da empresa é tão importante quanto um post na página do seu negócio.

O fato é que azer uma livestream é um movimento que só cresce entre as marcas. Hoje elas já fazem parte das principais redes sociais e fornecem não só informações ricas para o público-alvo de um negócio, como também para engajar seus clientes.

Vale lembrar que o Sites + Marketing da GoDaddy conta com uma integração com a plataforma Twitch, o que permite que você faça seu streaming em uma página do site ao mesmo tempo.

Quer conhecer os planos de hospedagem da GoDaddy para assim criar seu próprio site? Conte com a melhor performance, segurança e agilidade do mercado para garantir a melhor experiência de navegação e, de quebra, ainda retransmitir lives da Twitch na sua própria página!

Este artigo fez sentido para você? Se sim, compartilhe com seus colegas e não deixe de acompanhar o blog da GoDaddy para mais conteúdos como esse!