criacao-de-sites-descomplicada-saiba-como-fazer

Qual a melhor plataforma para criação de sites sem complicação

ArtigosCategory
8 min read
Amanda Britto

Ter uma página on-line é uma das principais etapas em um plano de expansão e melhoria de negócios, não importa seu segmento. Se você acha que criar um site para sua empresa só é possível com um alto investimento e conhecimentos técnicos, a gente já adianta que não.

Quer saber como a criação de sites pode, sim, ser algo acessível e ágil? Continue lendo este artigo!

O que é uma plataforma de criação de sites?

Antes de avançarmos para a compreensão sobre qual é a melhor plataforma para criação de sites do mercado, vale a pena fazer uma revisão sobre o que é esse recurso, o que acha?  

A boa notícia é que é bem fácil entender esse conceito. Afinal, uma plataforma de criação de sites é uma ferramenta que permite que usuários criem seus canais de forma fácil e rápida.

Atualmente, é possível fazer isso sem a contratação de programadores e desenvolvedores.  

Ou seja, você mesmo pode criar o seu site, mesmo sem saber nada sobre códigos ou design. 

Para isso, entretanto, é preciso saber como escolher a melhor plataforma para criação de sites e é sobre isso que falamos a seguir.

Qual a melhor plataforma para desenvolver sites? 

Atualmente, a melhor plataforma para desenvolver sites é a website builder, ou criador de site. Ela é ótima para quem procura três coisas: agilidade, praticidade e economia de tempo e dinheiro. Existem dois tipos de ferramentas que fazem esse trabalho para você: website builder offline e online. 

Outra forma simplificada de criar uma página on-line para o seu negócio é usando a plataforma WordPress.

Assim como o website builder, ela é interessante para quem não tem conhecimentos muito técnicos ou um orçamento para contratar profissionais.

Contudo, a seguir, nos concentramos no uso das suas opções website builder. Continue lendo e entenda qual a melhor plataforma para criação de sites.

Website builder offline

Um criador de site off-line nada mais é do que um software que precisa ser baixado e instalado em seu computador. 

Depois que o site estiver pronto, basta enviar os arquivos dele para uma hospedagem.

Mas qual é a vantagem desse tipo de website builder? 

Bom, a principal vantagem é a possibilidade de fazer um site para o seu negócio sem precisar estar conectado à internet, somente na hora de carregá-los em um host.

Porém, é importante lembrar que, pela necessidade dos arquivos do site serem upados (realizar o upload) em uma hospedagem, é preciso um mínimo de conhecimento técnico.

Website builder on-line

Os construtores de sites on-line são bem simples: basta que você acesse a plataforma e crie o seu site com as ferramentas oferecidas pelo serviço. 

Outro ponto bem interessante dessa opção é que ela, geralmente, já oferece um serviço de hospedagem, livrando você de qualquer tarefa mais detalhada e expertises sobre códigos e tudo o mais.

A criação de sites é mais descomplicada com esse tipo de ferramenta justamente por elas serem manejáveis, parecidas com aplicativos de edição de imagem já com configurações pré-definidas.

Ao optar por esse modelo de plataforma para criação de sites, saiba que você estará lidando com uma opção na qual, tudo que o usuário precisa fazer é selecionar, clicar e arrastar os elementos e imagens.

Por que escolher um website builder?

Quem quer aprender como criar um site e, ao mesmo tempo, economizar tempo e dinheiro encontra muitas vantagens no website builder.

Isso porque profissionais de programação, design e UX não são primordiais, já que você mesmo pode realizar tudo sozinho, seguindo o passo a passo que a ferramenta oferece.

Mas isso não quer dizer que algumas ações de planejamento não são necessárias, mesmo durante uma criação de sites de forma simples. Para criar uma página on-line é importante estar a par dos tópicos a seguir.

Como criar um site de forma descomplicada? Passo a passo

Você sabe o que considerar ao criar um site? Mesmo escolhendo a plataforma certa para o seu site e aproveitando todas as ferramentas facilitadoras que ela oferece, não tem como escapar do planejamento do site, afinal, ele será a porta de entrada para o seu negócio. 

Na sua construção, existem pontos que podem até parecer simples, mas são indispensáveis. 

A escolha de um bom layout

O layout do site é como a estrutura física de um comércio. Ele pode tanto atrair quanto afastar clientes ou prejudicar a experiência de compra deles. 

Então, sempre que pensar na estrutura e design do seu site, tenha isso em mente.

Os modelos de websites oferecidos por ferramentas tipo website builder oferecem diversas opções. Logo, enquanto estiver escolhendo a plataforma certa para o seu site, considere:

  • seu público-alvo e como ele gostaria de navegar pela sua página. Experiência do usuário e usabilidade devem ir muito além de cores, fontes e imagens;
  • uso em mobile: já fez uma pesquisa de público-alvo e sabe que ele costuma usar internet mais em dispositivos mobile do que no próprio computador? Então considere um site responsivo, ou mobile-friendly, com um layout que se adapte aos tablets e smartphones;
  • cores: é importante que as cores do layout conversem bem com os tons do logo da sua empresa, ou até mesmo seja composto pelas cores da própria marca.

Leia também: Como Eu Crio um Website? Receita #4

Opte por um domínio fácil

Para quem está pensando em como criar um site, é legal colocar-se no lugar do cliente: o que faria ele lembrar da sua página e sentir-se seguro ao acessá-la? 

Se entre suas respostas está o domínio, você está no caminho certo!

É importante que o seu domínio, seu endereço on-line ou URL, carregue algumas características, por exemplo:

  • seja fácil de memorizar;
  • leve o nome da empresa;
  • seja fácil de digitar. 

Isso é fundamental. Caso a sua primeira opção de domínio já exista, não tem problema criar algo que não tenha exatamente o nome da marca. 

Abreviações e palavras que remetem ao serviço ou produto oferecido também são válidos.

Experimente o buscador de domínios da GoDaddy:

Após escolhido, é só registrar a URL e saber onde o site será hospedado. 

Escolha a hospedagem ideal

Uma dica importante é certificar-se de que o serviço de hospedagem seja confiável e ofereça uma boa velocidade para seu site, assim como um bom espaço de armazenamento.

Se você ainda se confunde sobre o que é e como funciona a hospedagem de um site, te convidamos a solucionar essas questões assistindo ao vídeo abaixo. Nele apresentamos tudo o que você precisa saber para escolher a sua hospedagem. 

Mas se esse é um assunto que você já domina, então conheça as opções de hospedagem da GoDaddy, uma das melhores opções do mundo!

Produza o conteúdo

Com o layout, hospedagem e domínio escolhidos é hora de preencher o seu site com conteúdo que informe sobre a sua marca, seus produtos, serviços e ofertas. 

Se for um e-commerce, também será necessário incluir produtos, suas descrições, tamanhos e opções. 

Em sites institucionais, inclua o contato, endereço, informações sobre a história da marca, seus clientes e casos de sucesso. 

Em suma, tudo o que for importante que um cliente em potencial saiba e conheça sobre o que você faz, deve estar no site. Fotos e vídeos também são importantes aliados, aqui!

E para encerrar a etapa de conteúdo, inclua um blog na criação do site, para que ele possa ser atualizado constantemente e auxilie a sua estratégia de SEO. 

Leia também: Ferramentas de SEO indispensáveis para te ajudar a otimizar o seu site

Agora, para ver na prática, como criar um canal, usando a melhor plataforma para criação de sites, assista ao vídeo abaixo e conheça o tutorial da GoDaddy. 

Criação de sites do jeito que você precisa é com a GoDaddy

Agora você já sabe qual a melhor plataforma para criação de sites? Pois é, a GoDaddy é uma opção completa, segura e fácil de usar.

Por isso, te convidamos a conhecer nossos pacotes e soluções, que incluem os recursos disponíveis em plataformas de criação de sites gratuitas

Pois é, aqui na GoDaddy você tem acesso a um serviço para criar o seu site GRATUITAMENTE com nossos especialistas, pagando apenas o valor da ferramenta.

Quem assina o Criador de Sites por um ano (válido para os planos Padrão, Premium e Comércio Eletrônico) tem esse direito! 

Acesse nosso site e entre em contato com nossos especialistas, hoje mesmo.