Aprender como fazer um infográfico com um visual que chame a atenção e passe a mensagem desejada é uma maneira de potencializar a mensagem da sua página. Isso porque esse tipo de conteúdo é mais fácil de compartilhar.
Só para adiantar, um infográfico é um tipo de conteúdo que mescla imagem e texto (e, às vezes, outros elementos como linhas e formas). A ideia é transmitir uma mensagem rapidamente.
Quer aprender como criar materiais incríveis para o seu site? Então, continue a leitura, porque no artigo abaixo explicamos tudo o que você precisa saber, como os elementos essenciais e as dicas de uma ferramenta para criar infográficos.
Vamos lá?
O que é um infográfico + exemplos?
Infográficos consistem em materiais que representam visualmente informações a fim de garantir seu rápido entendimento. Para tanto, usam-se elementos visuais em combinação com textos curtos. A propósito, infográfico (do inglês, infographic) é uma abreviação para o termo informational graphic ou gráfico informativo, em português.
De qualquer forma, o objetivo principal desse tipo de conteúdo é simplificar a explicação de assuntos complexos. Quanto aos componentes, os principais são:
- imagens;
- mapas;
- formatos gráficos (como linhas e círculos);
- textos.
Este é um exemplo de infográfico que fizemos aqui na GoDaddy para você entender melhor:

Este outro modelo da GoDaddy ilustra bem mais um tipo de infográfico (apresentamos os principais mais à frente):

Por que usar infográficos na sua estratégia de marketing?
Os textos infográficos, quando feitos corretamente, podem ser grandes aliados das estratégias de marketing digital. Só para destacar as principais vantagens desse tipo de conteúdo, podemos mencionar os seguintes pontos:
- chamam bastante atenção (o que incita o clique na sua página);
- são versáteis e adaptáveis (facilmente compartilháveis e se adequam a diferentes públicos e objetivos);
- permitem simplificar a explicação de conteúdos complexos (ideais para resumir um post de blog);
Para completar, são fáceis de montar, desde que você tenha as ferramentas certas e siga o tutorial de como fazer um infográfico que apresentamos mais à frente. Mas, antes, vamos ver mais dois pontos relevantes para a construção desse tipo de conteúdo: suas características e principais tipos.
Quais são as características dos infográficos?
As características dos infográficos que você deve conhecer são:
- títulos chamativos;
- informações interessantes;
- objetividade;
- imagens de apoio;
- bom design (não cansam os olhos, são fáceis de ler e entender, mostram a identidade visual da marca e usam os espaços em branco de forma adequada).
A depender do tipo de infográfico, você também pode ter estatísticas (sempre de fontes confiáveis) ou dados comparativos.
Pronto, você já sabe o que é e por que usar, mas antes de seguir para a explicação de como fazer um infográfico, vamos falar um pouco sobre os diferentes tipos (sim, tem mais de um) e as principais características. Está preparado?
Quais os tipos de infográficos?
Os principais tipos de infográficos são:
- estatísticos;
- informativos;
- comparativos;
- de processos.
Veja mais detalhes sobre cada tipo logo abaixo!
1. Estatísticos
O infográfico estatístico — ou de visualização de dados — é bastante útil para apresentar os principais insights de uma pesquisa, já que os elementos visuais ajudam na compreensão do conteúdo.
É bem comum que esse formato use gráficos (geralmente de pizza ou barras) para apresentar ou comparar dados.
2. Informativos
Como o nome já indica, esse formato serve para informar. No geral, costumam ter mais texto e uma linguagem mais educativa, já que a ideia é explicar um assunto. Por esse motivo, também contam com ilustrações personalizadas e, se necessário, tutoriais.
3. Comparativos
O infográfico do tipo comparativo mostra duas ideias (também podem ser modelos de produtos ou serviços) e verifica os pontos semelhantes e diferentes a fim de ajudar o leitor a escolher uma das opções.
4. De processos
O de processos serve para ilustrar um passo a passo. É basicamente, um tutorial em imagem e texto bastante útil para resumir um texto longo e incentivar o compartilhamento dos seus conteúdos.
Fora estes que explicamos em detalhes, existem outros tipos, como os infográficos de:
- linha do tempo ou cronológico (mostra a ordem de acontecimentos);
- lista;
- fluxograma;
- interativo.
Contudo, não importa o formato que você escolher, o método de como fazer um infográfico segue uma ordem lógica com os passos que você confere logo abaixo!
Como fazer um infográfico?
Para fazer um infográfico, você precisa apenas:
- Definir o objetivo e o público-alvo
- Escolher o assunto e o formato
- Montar a parte visual
- Usar uma ferramenta própria para finalizar
Entenda melhor logo abaixo!
1. Definir o público-alvo e o formato
O primeiro passo para fazer um infográfico é definir o objetivo e público-alvo. Em outras palavras, o que você deseja alcançar e para quem é o material. Esse processo é essencial, pois especificar o destinatário ajuda a entender a melhor maneira de passar a mensagem.
2. Escolher o assunto e o formato
Por falar em mensagem, agora é o momento de definir o que você quer comunicar com o infográfico. Pode ser desde ensinar como criar um site profissional até mostrar as diferenças entre hospedagem compartilhada e VPS, por exemplo.
Em seguida, verifique qual o melhor formato (um dos tipos que já apresentamos) e parta para o terceiro passo: a identidade visual.
3. Montar a parte visual
O ideal é que as pessoas saibam que o material foi feito pela sua marca no em momento que “baterem o olho” no infográfico. Por isso, tome bastante cuidado com a parte visual para representar sua empresa e faça sentido com o seu site ou blog.
Ao mesmo tempo, preste atenção à quantidade de elementos e à distribuição do conteúdo pela imagem. Aproveite os espaços em branco para guiar a atenção dos leitores para as informações do infográfico e “descansar” o olhar.
4. Usar uma ferramenta própria para finalizar
Por último, vale a pena usar uma ferramenta para criar infográfico. Você pode usar editores de imagem convencionais ou ir além e aproveitar sites que disponibilizam modelos e imagens de apoio para enriquecer seu conteúdo.
Essa última opção é ótima para quem não tem tanta habilidade com design, já que você encontra ideias e são bem fáceis de usar.
Um ótimo exemplo de ferramenta desse tipo é o GoDaddy Studio, plataforma que oferece uma biblioteca completa para você usar e criar conteúdos para sua marca. Comece gratuitamente e confira como podemos ajudá-lo!