Veja passo passo de como criar um site profissional de forma simples e rápida

ArtigosCategory
12 min read
Rafael Queiroz Bastos

Já pensou em divulgar a sua marca na internet? A estratégia pode trazer muito sucesso. Afinal, no meio virtual, as pessoas podem te encontrar com muito mais facilidade, ter acesso aos seus conteúdos, produtos e serviços. Para garantir tudo isso, é preciso aprender como criar um site profissional.

É nesse ponto que trazemos uma dica de ouro para você. Sabia que é possível desenvolver a sua casa digital em menos de uma hora? O site pode ter quantas páginas você desejar e uma interface personalizada. E nem é preciso entender sobre programação de sites.

Quer saber como? Conheça a melhor plataforma para criar site profissional e aprenda o passo a passo de como utilizá-la!

Conheça o Criador de Sites da GoDaddy!

Como criar um site profissional sozinho? 

Ao invés de contratar um programador, você pode simplesmente usar uma ferramenta para desenvolvimento de sites. Com a ajuda da GoDaddy Brasil, qualquer pessoa pode criar um website — institucional, blog ou e-commerce — em poucos minutos e o melhor: sem pagar nada por até 30 dias.

E o que é preciso para criar um site profissional completo e personalizado?

Para isso, basta acessar a página do Criador de Sites da GoDaddy e clicar em “Comece Gratuitamente” (sem a necessidade de cartão de crédito). Depois, você deve fazer o seu cadastro informando apenas e-mail, nome de usuário e senha. Pronto, um mundo de possibilidades estará diante dos seus olhos.

Quer aprender como fazer um site profissional? Confira os próximos passos!

1. Setor e nome do site

O pontapé inicial é selecionar o nicho em que você atua, isso faz com que a GoDaddy te mostre um leque de layouts temáticos. O segundo passo é escolher o nome do seu website. 

É recomendado um título que mostre claramente o conteúdo das páginas. Se o seu objetivo é criar uma loja virtual de roupas para mulheres, por exemplo, o ideal é usar o termo-chave “moda feminina”.

2. Criar site profissional com tema e layout

O segundo passo para criar site profissional é definir o tema e escolher todas as características do layout. Essa parte é muito bacana, pois há várias temáticas. Fora isso, tem como clicar nos textos e imagens e editar à vontade.

É importante estar atento às dicas de design para uma página de sucesso. Dentre as recomendações, a principal é pensar como o seu leitor ou cliente. Como a navegação ficará simples, clara e objetiva para ele? Foque na melhor experiência do usuário!

3. Páginas e Seções

Assim como a escolha do design, a arquitetura do website também é fundamental. Mas por onde começar? Divida os tópicos dos seus conteúdos ou produtos e serviços por seções. No caso de um e-commerce de roupas para mulheres ficaria assim, por exemplo:

  • página inicial intitulada como “moda feminina” (todas as roupas da loja virtual);
  • blusas;
  • calças;
  • shorts;
  • casacos;
  • entre outras.

Isso é apenas uma sugestão. Ok? A ordem das informações pode variar dependendo do público-alvo. Por isso, é indispensável conhecer as suas personas, fazer pesquisas off-line e on-line e aplicar os famosos testes A/B.

Além disso, um descritivo para o “Quem somos” também é importante para você mostrar a história, objetivos e compromissos da sua marca.

4. Configurações

A parte de configurações traz os recursos mais técnicos do seu website. Você tem a opção de acrescentar o seu número de telefone e endereço. Já na aba “Domínio”, é possível escolher um endereço eletrônico

Esse é o momento de configurar as tags do site uma a uma com a ajuda do Google Tag Manager. Com elas, você poderá mapear métricas de conversões, cliques e outros tipos de ações. 

Há opções gratuitas com validade de um ano. Agora, se você já tiver um domínio, basta adicionar o termo para que a GoDaddy Brasil consiga conectá-lo. Caso você não tenha ainda um, que tal contar com os serviços da GoDaddy para comprar um domínio

Outro ponto na criação de site profissional é a otimização das páginas (SEO). Esse cuidado é imprescindível, principalmente, para que os seus conteúdos apareçam no ranking de sites de busca. Para simplificar tudo, na própria ferramenta, já é possível dar um título e descrição para cada página.

As configurações também permitem atrelar o site com Google Analytics e Facebook, restaurar backups, avisar os visitantes sobre o uso de cookies, etc. A GoDaddy também disponibiliza planos com serviço de e-mail marketing. Assim, fica muito mais fácil atrair mais pessoas, divulgar suas ideias ou vender seus produtos e/ou serviços.

Como manter um site profissional?

Não basta apenas aprender como criar um site profissional. Além disso, é importante usar algumas estratégias para deixá-lo mais atrativo aos usuários! E a principal forma de fazer isso é a partir da criação de conteúdos.

Não importa se os seus visitantes querem se inscrever em uma newsletter, comprar um produto ou compartilhar algo nas redes sociais, o fato é que você precisa apresentar um conteúdo que os oriente no funil de venda até eles tomarem uma decisão de engajamento ou compra. 

Palavras bem escritas alinhadas com imagens que chamam atenção podem fazer toda diferença. É assim que você faz sua história brilhar on-line.

A história do seu negócio

Ainda que você não se considere um escritor habilidoso, crie apresentações em seções do site ou produza outros conteúdos corporativos (como vídeo no YouTube) que falem sobre o seu negócio e sua marca. O conteúdo pode ser simples como:

  • compartilhar como começou;
  • uma foto ou vídeo de você e seu time em ação;
  • os métodos por trás dos produtos;
  • descrições interessantes dos serviços;
  • uma anedota que demonstra como seus produtos ou serviços beneficiam os clientes.

A escolha é sua! Depois de aprender como criar um site profissional, você precisa botar a cabeça para funcionar e criar conteúdo para as cinco páginas principais — você sempre pode expandir depois ou até enxugar essa lista. Tudo depende da proposta do seu site!

  1. home: a página de início que precisa impressionar os visitantes desde o começo. Trace conteúdos que os convidem para explorar mais;
  2. sobre nós: não há melhor lugar para contar sua história. Explique como começou e quem está por trás;
  3. produtos e serviços: as razões pelas quais está começando o site. Lembre-se de que imagens também ajudam;
  4. comentários de clientes: é importante para os visitantes verem se você é realmente confiável. Exponha então feedbacks para compartilhar a perspectiva positiva de antigos clientes;
  5. contato: dê aos visitantes uma forma de falar com você, responda perguntas frequentes e inspire confiança.

Escreva seu próprio conteúdo para blog redes sociais

Agora começa a parte legal — escrever seu próprio conteúdo. Não surte! Ninguém conhece seu negócio melhor que você. Você conhece sua história, tem uma voz única e consegue inspirar confiança nos clientes, independentemente de habilidades de escrita.

Esses conteúdos podem ser para blogs, redes sociais e qualquer outro canal de comunicação entre a marca e o público. No final das contas, esses materiais podem ser a porta de entrada para que as pessoas conheçam seu negócio!

A construção do conteúdo não deve ser difícil, e nós temos algumas dicas para te levar na direção correta.

  • público: se você não o fez ainda, conheça o seu público. Entender os visitantes é a chave para criar conteúdos relevantes. Priorize textos que combinam com suas necessidades únicas e que expliquem o porquê de você ser melhor que os outros;
  • voz: uma vez que você determinou seu público, você consegue adaptar sua voz para corresponder a sua marca e seus clientes. Seja verdadeiro e o resto acontecerá naturalmente;
  • layout: os seus olhos reviram quando você vê um bloco de texto gigante? O meu sim. O layout do conteúdo é tão importante como as palavras. Use imagens, espaço em branco, listas e subtítulos para espalhar a informação.

Divirta-se! Esse é o passo mais importante. Não tenha medo de testar diferentes métodos e vá com aquele que funciona melhor para seus clientes e você!

Dica: quando terminar o conteúdo, peça para pessoas com experiência em textos para dar uma olhada no site.

O uso de imagens no seu site

Parte da estratégia de um conteúdo de destaque inclui incorporar imagens cativantes. Então, se você quer seus leitores engajados, comece a incluir imagens. Aqui estão alguns pontos para lembrar na hora de selecionar fotos para o seu site:

  • não use imagens ilegalmente: você não pode apenas abrir o Google e copiar a primeira foto que vê. Use bancos de imagens como Pixabay e Unsplash e providencie imagens se for necessário;
  • use fotos de qualidade: imagens bonitas podem inspirar ação. Não afaste clientes com fotos tremidas. Escolha ou tire fotografias que se relacionem com sua marca e falem com seu público;
  • otimize suas imagens: continue lendo este artigo para aprender mais sobre otimização de imagens. Para iniciantes, garanta que elas estão no tamanho apropriado (imagens grandes e pesadas podem demorar para carregar e atrapalhar a navegação do usuário) e que estão nomeadas com palavras-chave relevantes.Existem ferramentas simples para comprimir a imagem no tamanho ideal para um blog, por exemplo.

Se você está usando o WordPress, é fácil adicionar imagens no banco do seu site e adicionar informações relevantes.

Contratar o conteúdo web

Ainda não se convenceu de que escrever seu próprio conteúdo é a melhor opção? Considere então contratar esse serviço, pois existem muitos freelancers especializados nesse trabalho e que podem atender a suas necessidades. Mas, para isso, existem prós e contras

Prós

  • existem muitas opções, o que te dá a possibilidade de ser seletivo com quem contrata;
  • você pode especificamente escolher alguém com habilidade de escrita e edição;
  • contratar um profissional te dá mais tempo livre para lidar com outras atividades do negócio.

Contras

  • contratar alguém de fora para contar sua história pode não resultar no tom de voz desejado;
  • você pode ter que revisar o produto final e adicionar algo de seu jeito;
  • contratar alguém sempre custa mais que escrever você mesmo;
  • Você vai depender de outra pessoa para chegar com tudo pronto ao deadline.

Dica: se você decidir contratar, dê a ele um insight sobre o seu negócio — como você começou, inspiração por trás dos produtos, etc. O trabalho do escritor é trabalhar com o material que você fornece.

Comece o design

Voltando ao nosso site, vamos agora falar do layout das páginas. Esse é o momento que muitos pensam em desistir ou em jogar a responsabilidade para um desenvolvedor web dar conta. Mas criar um design pode ser mais fácil do que você imagina.

O Criador de Sites da GoDaddy possui um enorme catálogo de templates, cores, fontes tipográficas e imagens para que você desenvolva rapidamente e com ares de profissionalismo as páginas do seu site e outros conteúdos, sejam para blogs, redes sociais e até e-mail marketing.

Basta escolher as opções de layout e customizar o conteúdo e elementos do site da maneira que você quiser. Tudo isso com recursos bem intuitivos.

Navegue pelas imagens (se você ainda não tem suas próprias), jogue os elementos do que você deixou no rascunho da planilha, escolha entre os layouts e esquemas de cores — e ainda adicione novas ferramentas ou páginas, como calendário, blog ou contato.

Publique o seu trabalho

Satisfeito com o design? Não se esqueça de visualizar a postagem antes, mas uma vez que esteja pronto, tudo o que precisa é clicar em publicar. Bônus? Ele é automaticamente otimizado para dispositivos móveis, então não importa onde estão seus clientes, ou como eles acessam  o seu site, sua criação vai se espalhar de maneira incrível.

Próximo passo: blog

Eu sei, você acabou de entender como criar um site profissional novo. Que tal agora criar um blog para veicular seus conteúdos e aumentar, junto com sua autoridade digital, o tráfego orgânico do seu negócio? Um blog é o que está por trás da sua estratégia de marketing de conteúdo. Ela vai te ajudar no seguinte:

  • construa um relacionamento com seus clientes, novos ou antigos;
  • estabeleça-se como um líder na sua indústria;
  • dê aos seus seguidores informações úteis para compartilhar;
  • melhore o SEO do seu negócio.

Você deveria ter em conta como você vai adicionar um blog ao seu negócio no futuro. A boa notícia é que se você já usou o criador de sites da GoDaddy, você consegue facilmente adicionar uma sessão dessas em seu site.

Quer aprender como criar um site profissional no Wordpress? Esse CMS é a estrutura perfeita para você fazer e gerenciar seu blog. Confira o vídeo abaixo da GoDaddy para mais detalhes!

Dentre os serviços de hosting da GoDaddy, há várias opções de hospedagem Wordpress para você ter toda a segurança e performance necessária para seu blog funcionar!

Aprendeu como criar um site profissional?

Agora que você já sabe como criar um site profissional, não perca mais tempo! Comece gratuitamente a utilizar o Criador de Sites e alcance todo sucesso! 

Para mais assuntos sobre empreendedorismo on-line, continue acompanhando as novidades do blog! Até a próxima!