O que é erro 404? Entenda o conceito e saiba como corrigir o problema

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:6 min
Rafael dos Santos Munhos

Provavelmente, alguma vez você navegou na internet e se deparou com um número 404 e, ao lado, o termo “página não encontrada”. Se você não sabe o que é um erro 404, este é o exemplo que representa a frustração do usuário ao acessar um portal e não se conectar ao que deseja. 

O erro 404 é uma mensagem automática do servidor, indicando que a página não foi encontrada. E, por ser uma falha tão comum, ela leva as empresas a criar páginas personalizadas para quando surgir o problema. 

Se você não aguenta mais esta situação, pois tem medo de perder usuários no seu portal, não se preocupe mais! Aqui, vamos explicar o que é o erro 404, como resolver e, sobretudo, como utilizá-lo a seu favor. Confira abaixo!

O que significa o erro 404?

O erro 404 é uma mensagem que surge quando um visitante tenta acessar uma página inexistente, que contém erro na URL ou foi removida do site. Portanto, trata-se de uma mensagem automática enviada pelo servidor avisando ao leitor que aquela página não foi encontrada.

O que pode causar o erro 404? 

O erro 404 nada mais é do que um aviso sobre a URL inexistente. Ou seja, se aparecer este comunicado ao acessar uma determinada página, significa que o direcionamento levou o usuário ao endereço incorreto.

É importante ressaltar que nem sempre o erro reflete uma página inexistente, isso porque ele também pode ocorrer devido a outras causas. Algumas delas são:

Falha no carregamento 

Um simples bug do sistema ou até mesmo a diminuição da potência da internet pode resultar no desvio da URL.

Servidor indisponível 

O servidor de hospedagem do site pode estar sobrecarregado ou com instabilidade. Esse tipo de erro acontece mesmo que a página esteja em funcionamento.

Endereço digitado incorretamente 

Às vezes, o acesso é feito de forma direta e o link pode ter sido digitado errado.

Além disso, se você trabalha com anúncios ou outras formas de divulgação, é importante se certificar de que está utilizando a URL correta, sem letras trocadas ou outros possíveis deslizes, mesmo que simples. Afinal, isso pode prejudicar a experiência do usuário, bem como desperdiçar seus investimentos.

Alguns endereços podem ser alterados no decorrer do tempo e caso o link não tenha sido redirecionado, ao acessar o link antigo, o usuário cai em uma página com erro 404.

Páginas fora do ar

Se o link de um conteúdo seu não foi alterado, mas, mesmo assim saiu do ar, é possível que quem tentar acessá-lo poderá se deparar com uma página de erro. Logo, observe sempre as páginas fora do ar.

Malwares 

Se você está usando um programa que contenha vírus ou malware, saiba que pode estar infectando seu navegador, fazendo com que você perca desempenho e atrapalhe sua navegação 

O melhor é que você não precisa se preocupar, pois existe solução para o erro 404!

O que fazer quando aparece o erro 404? Como corrigir?

Após descobrir o que é o erro 404 e seus principais motivos, como links que não permitem o acesso a todos os usuários ou problemas técnicos, é importante você saber que existem maneiras de resolver essas situações. Portanto, veja abaixo como corrigir o erro 404!

  • A primeira atitude é atualizar a página. Embora pareça algo relativamente simples e não impactante, essa atitude pode corrigir o erro. Para fazer isso, aperte o botão de refresh (recarregar) do navegador ou o F5 do seu teclado.
  • Caso você tenha recebido ou digitado o endereço de destino, analise se ele está correto, pois, em grande parte, o erro surge devido aos erros de digitação.
  • Preste atenção na extensão do site, como ".com.br" ou ".com". Se o problema persistir, abra o buscador e procure o link; se ele tiver quebrado, aparecerá com erro.
  • No caso de links alterados ou removidos, é importante criar um redirecionamento 301 para que seu site leve o usuário diretamente para o novo conteúdo ou para outro que também seja estratégico.
  • Limpe o cache do seu navegador e os cookies do dispositivo para que os dados armazenados sejam atualizados, o que irá ajudar a corrigir os erros de carregamento de páginas.
  • Opte por um anti-vírus para que nenhum malware ou vírus atrapalhe o desempenho do seu navegador.

O WordPress conta com diversos plugins que podem facilitar seu processo de redirecionamento. 

Sendo assim, uma boa dica é você construir um site pelo WordPress com a GoDaddy. Além da possibilidade de incluir plugins, você tem uma plataforma de fácil manuseio, além do suporte para evitar um erro 404 e auxiliar caso isso aconteça, entre outras necessidades.

Quer saber mais? Leia o artigoComo começar um blog WordPress?

Como utilizar o erro 404 a seu favor? 

Como gostamos de dar dicas para ajudar você a usar sua criatividade, o que acha de fazer uma página de erro 404 diferente e estratégica?

Você pode personalizá-la para deixar com a cara da sua marca, além de utilizar expressões que criem uma identificação maior com o público-alvo. Saiba como!

Erro 404 personalizada

Confira abaixo como customizar esse tipo de página:

1. Peça desculpas pelo erro

Peça desculpas ao usuário pelo erro, pois essa página não é um local em que o usuário clicou. Portanto, desculpe-se de acordo com o tom de voz da sua marca e da persona.

2. Entregue valor ao visitante

Ofereça conteúdos interessantes para o seu leitor, como: falar de outros produtos, indicar artigos semelhantes e afins. Isso ajudará o visitante a confiar em você.

3. Disponibilize opções de navegação 

Dê ao cliente as opções de navegação pelo seu site, seja por meio de links para categorias ou diretórios. Esse processo facilitará a vida do visitante para encontrar o que busca, e não somente sair da página, o que aumenta a taxa de bounce.

4. Insira um campo de busca

Inclua um campo de busca na página, pois, dessa forma, o usuário irá procurar com maior facilidade o conteúdo que deseja.

Como criar um site de qualidade?

Quer se tornar um profissional mais bem-sucedido no mercado digital? Então, crie um site pela GoDaddy.

Aqui, você tem desde um criador de sites a um comércio eletrônico personalizado.

Também oferecemos um Pacote de Marketing Digital, em que você não apenas conta com o suporte, mas também recebe consultoria específica, auxiliando em tempo real caso apareça um erro 404.

Quer começar algo do zero ou transferir seu negócio para um sistema eficiente? Construa seu site com a GoDaddy.

Gostou das dicas? Confira outras soluções da GoDaddy disponíveis em nosso site! Aproveite e aprofunde seus conhecimentos com outros conteúdos relacionados em nosso blog!

 

Produtos Utilizados