Migração de hospedagem: como migrar um site de uma hospedagem para outra?

ArtigosCategory
6 min read
Rafael Queiroz Bastos

Seu site está no ar há quanto tempo? Durante este período, você já cogitou realizar uma migração de hospedagem? Caso ainda não tenha pensado sobre isso, ou mesmo se já tenha feito este tipo de análise, levantamos alguns pontos que vão ajudar você a tomar esta decisão de forma assertiva. 

A hospedagem de site é o plano de contratação de um espaço em um servidor para que os dados, arquivos e informações do site sejam armazenados. Essa escolha é fundamental para garantir a performance, segurança e estabilidade de uma página na internet.

Sendo assim, caso seu site esteja lento, com quedas frequentes ou simplesmente tendo um aumento muito grande de tráfego, pode ser um sinal para realizar uma migração de hospedagem.

Mas, afinal, como migrar site de uma hospedagem para outra? Como isso pode ajudar a melhorar o desempenho e estrutura de suas páginas na internet? Confira o conteúdo até o fim que vamos explicar tudo direitinho!

Por que realizar migração de hospedagem de site?

Uma migração de hospedagem deve ser levada em consideração quando um site não está desempenhando da forma que você esperava. 

Sabe quando você fica mais tempo do que o normal entrando em contato com a provedora do seu plano de hospedagem? Ninguém deseja esse tipo de dor de cabeça, não é verdade? Todos buscam soluções que ofereçam segurança e tranquilidade em vez de lentidão e instabilidade.

Muitas vezes, escolhemos algumas soluções digitais porque foram indicadas por amigos ou profissionais. Porém, é preciso fazer um acompanhamento mais próximo do seu site, a fim de garantir que suas escolhas não sejam feitas apenas com base em influências, mas também em conhecimento adquirido.

Nesse sentido, alguns fatores podem ser cruciais. Avalie e valide se, nos últimos meses, seu canal digital tem apresentado alguns dos itens listados abaixo:

1. Suas páginas demoram a carregar

Já se perguntou como está a velocidade de carregamento do seu site? Alguns segundos a mais de espera e seu público-alvo pode desistir de navegar nele e partir para a busca de um concorrente mais ágil.

Claro que você deve averiguar se a demora deve-se aos seus próprios arquivos, que podem estar pesando sua plataforma — como imagens em alta qualidade, por exemplo. Se estiver tudo dentro dos conformes e, ainda assim a lentidão persistir, de fato pode haver algum problema com seu servidor. Nesse caso, deve começar a considerar trocar de hospedagem.

2. Seu site sempre cai

Um dos fatores que faz com que a credibilidade de uma marca seja abalada é ter uma plataforma inconstante. Já imaginou passar o endereço da sua página para alguém e, ao acessar, essa pessoa depara-se com um site fora do ar?

Com esta tentativa falha, poucos vão tentar novamente em alguns minutos. Portanto, se este é seu caso, poderá perder clientes.

3. Já precisou do suporte e não obteve ajuda

Claro que, se está indo tudo bem, nem sempre precisará de suporte. O melhor é que não precise. Contudo, caso ocorra algum problema deseje fazer algum ajuste ou mesmo se tiver alguma outra questão para resolver, é importante ter um apoio especializado.

Se sua hospedagem não oferece este suporte, chegou o momento de procurar por uma que apresente boas soluções.

4. Seus recursos estão limitados

Está em busca de mais espaço ou mesmo mais autonomia para suas configurações de servidor? Você pode optar por uma mudança de plano, mas trocar de hospedagem para uma empresa que apoia melhor a sua performance pode ser uma ação muito mais efetiva.

5. Seu provedor não é um dos líderes de mercado

A GoDaddy é líder no mercado de soluções digitais. Portanto, em matéria de domínio, hospedagem, criação de sites de forma simples e muito mais possibilidades para seu negócio, esta pode ser a melhor opção, caso esteja em contrato com um serviço que não o esteja atendendo tão bem como merece.

Como migrar um site de uma hospedagem para outra?

Mas, afinal, como migrar de uma hospedagem para outra? Caso você esteja interessado em turbinar a performance e segurança do seu site e escolher um dos planos de hospedagem da GoDaddy como novo lar para seu site, temos algumas soluções interessantes.

Com a GoDaddy, é possível tanto realizar essa transferência de forma independente, como também contratar o serviço de migração com o atendimento. Veja abaixo algumas possibilidades.

Como fazer migração de hospedagem Windows?

É possível transferir os arquivos de um computador para uma conta de hospedagem Windows por meio do Filezilla e FTP.  Basta, primeiramente, contar com as seguintes informações:

Agora, siga o passo a passo:

  1. Inicie e o Filezilla e preencha os espaços abaixo:

  2. Aperte em “Conexão Rápida” para o FileZilla se conectar à sua conta de hospedagem.
  3. Em “Site remoto”, selecione o diretório raiz do seu site na pasta “httpdocs”:

  4. Em “Site Local”, vá até a pasta onde estão os arquivos que você deseja carregar para a migração de hospedagem:

  5. Espere o upload terminar para que a migração de hospedagem esteja concluída.

Como migrar Wordpress de hospedagem?

E como transferir site Wordpress para outra hospedagem? A GoDaddy também tem a solução.

  1. Acesse a página “Meus produtos” na sua conta da GoDaddy; 
  2. Vá até a  seção “Managed WordPress” e clique em “Gerenciar tudo”;
  3. Ao lado de Managed WordPress, selecione “Criar site WP”;
  4. Selecione o plano de hospedagem Wordpress da GoDaddy para migrar o site e depois clique em “Avançar”;
  5. Clique em “Migrar um site existente do WordPress”;
  6. Siga as etapas e preencha os campos pedidos. Tenha as seguintes informações em mãos para iniciar o processo: nome do domínio do site, além do nome de usuário e senha do WordPress do site migrado.
  7. No final das etapas, selecione “Próximo” para iniciar o processo de migração de hospedagem

Quanto mais informações processadas, maior será o tempo para que a migração seja finalizada.

Viu como pode ser simples? Agora que já sabe quais sinais indicam que precisa trocar de hospedagem, conte com a GoDaddy para dar os próximos passos!

Produtos Utilizados

;