Treinamento de Funcionários — 5 Métodos Para Seu Pequeno Negócio

ArtigosCategory
7 min read
Chidinma Nnamani

O treinamento de funcionários é importante para negócios de todos os tamanhos. Você pode achar que a sua empresa é muito pequena para passar por esse tipo de processo, mas isso não é verdade. Não importa se você tem uma loja de família ou uma agência estabelecida com vários colaboradores, treiná-los oferece muitos benefícios.

Segundo a Agência de Desenvolvimento de Talentos (ATD), 40% dos funcionários que não recebem o devido treinamento deixam o cargo em cerca de um ano. 

Nesse guia vamos comparar diferentes métodos de treinamento para te ajudar a escolher o que é melhor para o seu pequeno negócio.

5 tipos de treinamento de funcionários

Está planejando contratar o seu primeiro funcionário e não sabe nada sobre treinamento? Aqui estão cinco métodos para levar em consideração:

  1. prática;
  2. via computador;
  3. discussões em grupo;
  4. palestras e seminários;
  5. estudos de caso.

Está pronto para começar? Então vamos lá!

1. Prática

O treinamento de funcionários no local do t é o principal método para muitos donos de pequenos negócios.

Nessa técnica, os empregados aprendem no ambiente de trabalho e conseguem sentir como serão as funções executadas por eles. O treinamento é dado por um colaborador com experiência, um gestor ou supervisor.

A prática pode ser feita por meio de qualquer uma das seguintes técnicas:

Com instruções

Recém-contratados recebem instruções detalhadas ou manuais sobre como executar as principais tarefas. Seu trabalho é supervisionado pelo dono ou um colaborador de nível sênior, que possa responder a questões e auxiliar em alguma dificuldade que eles tenham. Esse método funciona melhor para ensinar tarefas que não são intuitivas.

Observação

Como uma sombra, o funcionário observa um membro da equipe com experiência executar o trabalho que ele terá que fazer, também.

Você deve usar esse método para tarefas que requerem mais destreza ou são considerados muito arriscados para pessoas novas, como operar equipamentos pesados. Oferece aos empregados uma oportunidade de auxiliar e fazer perguntas antes de começar a trabalhar.

Rotatividade de trabalho

Se a pessoa nova precisa adquirir várias habilidades independentes que não podem ser ensinadas por uma pessoa específica, considere adotar a rotatividade entre várias áreas. Os métodos de instrução e observação podem ser usadas em cada um desses grupos.

Vantagens de treinar com a prática

  • pode ser adaptado a todos os tipos de empresas, desde serviços de alimentação à cadeias de produção. Funciona melhor para trabalhos que não têm tantos componentes teóricos;
  • treinar é fácil de começar e não requer nenhum tipo de preparação especial;
  • os funcionários aprendem ao observar e podem aplicar o novo conhecimento imediatamente;
  • já que o trabalho e o aprendizado acontecem no mesmo ambiente, não há nenhum custo adicional.

Desvantagens de treinar com a prática

  • por ser informal, pode ser difícil de mensurar o progresso;
  • pode afetar a produtividade até o novo colaborador estar devidamente treinado.

2. Via computador

Enquanto o treinamento na prática funciona bem para os recém-chegados, via computador oferece benefícios tanto para os novos como antigos funcionários. Afinal, eles aprendem ao assistir a vídeos tutoriais, lendo, fazendo exercícios e respondendo questionários.

Vantagens de treinar com a prática

  • cursos via computador são, geralmente, user-friendly e oferecem treinamento personalizado;
  • como pode ocorrer fora do espaço de trabalho, eles podem aprender por conta própria, sem sacrificar sua carga horária.

Desvantagens de treinar com a prática

  • os funcionários podem levar mais para completar os cursos;
  • distrações podem gerar um aprendizado menos efetivo;
  • o custo pode ser maior se você usar plataformas de terceiros. Tente buscar opções de pagamento por utilização.

3. Discussões em grupo

Discussões podem ser usadas para compartilhar insights e incitar o diálogo sobre temas específicos. Esse tipo de treinamento cara a cara aumenta a oportunidade de comunicar os valores de sua empresa mais efetivamente e é mais potente que cursos on-line.

Por exemplo, quando você introduz novas regras no espaço de trabalho, uma discussão em grupo pode ser um ótimo meio para que os funcionários perguntem e tenham melhor clareza das normas.

4. Palestras e seminários

Palestras têm uma má reputação por serem tediosas, mas elas podem ser usadas por qualquer organização. Use-as para treinamentos que servem para todos os funcionários, especialmente quando você traz um agente externo.

Donos de restaurante, por exemplo, podem ensinar novas leis de segurança alimentar ao trazer profissionais da área que são autoridades no assunto.

Vantagens de palestras e seminários

  • você pode comunicar informações vitais para todos os colaboradores de uma só vez.

Desvantagens de palestras e seminários

  • requer um tempo considerável e pode afetar o trabalho interno;
  • pode não se adequar para negócios muito pequenos.

5. Estudos de caso

Os estudos de caso são melhores para repassar conhecimento teórico e os princípios. Aqui, o seu objetivo é testar como os funcionários aplicam o que sabem ao tentar solucionar problemas reais do dia a dia.

Por exemplo, uma agência que tem um desafio específico em um novo projeto pode incentivar um estudo de caso para a situação. Assim, os colaboradores podem encontrar diferentes abordagens para resolvê-lo.

Estudos de caso encorajam as tomadas de decisão, pensamento analítico e trabalho em equipe.

Se bônus são dados para as melhores ideias, isso pode aumentar a moral do funcionário e encorajar a competição saudável.

Vantagens de estudos de caso

  • é uma ótima forma de incentivar os colaboradores a pensar nas teorias por trás de seu trabalho diário;
  • pode resolver desafios reais do seu negócio.

Desvantagens de palestras e seminários

  • não é efetivo para todas as empresas.

Antes de escolher

Qualquer seja o método de treinamento de funcionários que você decida tentar, aqui temos algumas dicas de como torná-lo um sucesso:

Faça uma lista do que os colaboradores precisam saber

Isso vai te ajudar a decidir qual das cinco opções seria melhor para passar a informação adiante.

Liste os tópicos em ordem, do básico ao avançado

Os funcionários precisam ter habilidades básicas para fazer o treinamento avançado. Ao criar uma hierarquia de atividades, você consegue mais facilmente identificar o conhecimento ou as dificuldades de cada um.

Defina metas de treinamento

Ter objetivos claros vai fazer com que seja mais fácil produzir feedbacks de performances e mensurar a efetividade do seus métodos de treinamento escolhidos.

Vantagens do treinamento de funcionários

Um bom treinamento diminui o tempo que leva para que o novo funcionário se torne produtivo. Isso te ajuda a definir melhores expectativas sobre as funções de seu colaborador, responsabilidades e cultura empresarial. Inclusive, além de aumentar a produtividade, melhora a retenção de funcionários.

Sendo um negócio pequeno, você provavelmente tem poucos recursos. Investir no treinamento pode te ajudar a economizar a longo prazo.

Finalizando

O treinamento de funcionários é crucial para qualquer negócio pequeno. Mas, antes de começar, identifique o conhecimento necessário para cada posição e crie um plano sólido para começar treinar. Use métodos no local de trabalho, como o de instruções, observação e rotatividade para repartir as habilidades para atividades do dia a dia.

Considere o aprendizado on-line para educação contínua. Para ensinar princípios, teorias e cultura empresarial, tente uma combinação de discussões em grupo, palestras e estudos de caso.

Lembre-se que isso é um investimento. Quando bem feito, você verá não apenas uma melhor performance, mas também terá um time de colaboradores que se sentem apreciados e seguros.

Gostou desse conteúdo sobre treinamento de funcionários? Então continue lendo artigos sobre Marketing Digital e tecnologia aqui no blog da GoDaddy Brasil!