Vantagens do WordPress: por que escolher esta plataforma?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Rafael Queiroz Bastos

Está pensando em montar um site próprio, mas ainda não sabe como? Nesse conteúdo, nós vamos te mostrar as vantagens do Wordpress para que você conheça os principais recursos e facilidades do CMS mais popular do mundo.

CMS é a sigla para Content Management System. Em português, o termo pode ser traduzido para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. 

Em resumo, o Wordpress permite que qualquer usuário consiga montar e configurar um site próprio a partir de um painel de controle com interface simples e intuitiva. E o melhor: sem precisar ter conhecimentos de código HTML, CSS, JavaScript, etc.

Ao decidir ter um site próprio, o certo é procurar por ferramentas que facilitem seu processo, correto? São muitos os detalhes envolvidos no processo de criação de páginas da web e, por isso, tudo importa para que o resultado final seja satisfatório. 

É nesse contexto que o Wordpress se destaca. Para se ter uma ideia, cerca de 42,5% de todos os sites disponíveis na internet possuem a estrutura desse famoso CMS. Isso representa cerca de 455 milhões de sites! Os dados são da Popusmart.

Por isso, hoje, você vai conhecer as vantagens do WordPress e avaliar se estes atributos realmente atendem às suas necessidades e se podem cooperar com uma performance ainda melhor. Veja!

5 maiores vantagens do WordPress

O WordPress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais popular no mundo inteiro. Essa visibilidade traz uma responsabilidade ainda maior sobre a ferramenta que, para atender a expectativa do público, é atualizada constantemente.

Afinal, quais são as principais características do Wordpress? Essa ferramenta permite tanto a criação quanto o gerenciamento contínuo dos conteúdos do site enquanto ele estiver ativo.

Isso é, o painel de tarefas do Wordpress oferece todos os recursos necessários para instalação de plugins, mudanças de layout, alteração de configurações pré-formatadas, etc. Nele, qualquer usuário tem controle completo sobre cada uma das páginas.

E este cuidado em entregar um ótimo serviço resulta em ótimos benefícios. Veja quais são eles!

1. Maior possibilidade de personalização

Dentre as vantagens do WordPress, está a possibilidade de personalização em detalhes. Isso vai desde a escolha de templates — existe uma gama que atende a gostos diversos —, até a modificação de layout e configurações mais específicas.

A plataforma conta com uma biblioteca ampla de plug-ins que cooperam com a sua autonomia para deixar o seu site como sempre quis. 

Por exemplo: caso deseje acrescentar um slider diferente do seu tema, pode encontrar um disponível e acrescentar com muita praticidade, sem precisar da ajuda de um desenvolvedor.

2.Facilidade na indexação

O gerenciador também conta com campos de conteúdo para serem preenchidos em todas as páginas a fim de as indexá-las nos buscadores. Não é incrível? Assim, você desenvolve sua casa digital com praticidade e, lado a lado, potencializa seus resultados nas pesquisas on-line.

Nunca foi tão simples criar conteúdos, definir URLs amigáveis, títulos e até mesmo descrições para categorias. Dá para imaginar que tudo isso é feito na mesma plataforma? Simples e fácil.

3. Eficiente para o SEO e marketing digital

O Wordpress é uma plataforma otimizada para os principais motores de busca da internet, como o Google, Bing e Yahoo. Isso é, ao criar conteúdo com a plataforma, você terá mais chances de ser encontrado pelo público para subir as taxas de tráfego orgânico.

Além de ferramentas de integração com redes sociais, a plataforma ainda oferece plugins de otimização SEO para melhorar ainda mais a performance e alcance das páginas. 

4. Comunidade ativa de suporte e desenvolvedores

Por ser um software de código aberto e extremamente popular mundo afora, uma das principais vantagens do Wordpress é o suporte de outros usuários em qualquer fórum sobre o tema. 

Isso também permite que a plataforma seja constantemente aprimorada e personalizada de acordo com as necessidades do site que se deseja criar.

5. Integração com um bom serviço de hospedagem

A interface é intuitiva e, além disso, ainda pode ser integrada ao serviço de hospedagem líder do mercado. Conte com a GoDaddy e comece sua jornada digital com a ferramenta ideal.

Por dentro de todas as vantagens do WordPress, chegou a hora de escolher seu template e começar!

Caso já conte com um site em WordPress, você pode migrá-lo para a GoDaddy, é só escolher o plano que mais se adequa ao seu cenário. O que acha?

Qual é o objetivo do Wordpress?

O objetivo principal do Wordpress é facilitar a vida do criador de conteúdo. Nele, os usuários encontram um painel de gerenciamento extremamente simples e intuitivo para escolher temas pré-prontos, instalar plugins e contar com uma série de outros recursos para popularizar a publicação de páginas na web.

No balanço entre as vantagens e desvantagens do Wordpress, o custo-benefício torna a plataforma imensamente popular no mundo todo, colocando ela no primeiro lugar entre os CMS mais utilizados.

Para quem o Wordpress é recomendado?

Essa ferramenta é muito útil para pessoas que sonham montar um site próprio para seu negócio, mas não possuem conhecimentos técnicos de programação e nem possuem espaço no orçamento para contar com os serviços de um desenvolvedor web.

Além disso, as diversas funcionalidades do site o tornam em uma opção excelente para:

  • blogs;
  • e-commerces;
  • portfólios;
  • portais de notícias;
  • sites institucionais diversos, etc.

Comece agora a botar a mão na massa e conte com os serviços de hospedagens de site Wordpress da GoDaddy para dar início a sua jornada digital!

Produtos Utilizados