Aprenda como fazer vitrine virtual para turbinar suas vendas na internet

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:6 min
Rafael Queiroz Bastos

Tem uma loja, mas ainda não sabe como expandir o seu negócio para a internet? Então, você precisa saber o que é e como fazer  uma vitrine virtual. Em alta, essa é a estratégia das principais marcas e redes varejistas.

Conheça a ferramenta de Loja Online da GoDaddy!

Porém, engana-se quem pensa que apenas as empresas consolidadas podem ter uma vitrine. 

Na verdade, qualquer pessoa empreendedora que deseje vender on-line pode investir nesse tipo de plataforma. Continue a leitura para entender melhor como fazer vitrine virtual!

O que é e para que serve uma vitrine virtual?

Afinal, o que é vitrine virtual? O conceito é o mesmo de quando pensamos na vitrine de uma loja física, seja no shopping ou na rua. O fato é que tanto no estabelecimento tradicional quanto no digital, o intuito da vitrine é apresentar os produtos para o consumidor.

A diferença está no ambiente usado para isso. Na loja física, é possível organizar as mercadorias, manequins e criar uma decoração para atrair o público.

Por sua vez, na internet é necessário utilizar imagens, descrições e elementos gráficos para chamar a atenção dos seus possíveis clientes. 

Até porque, boa parte das pessoas que está na rede, não necessariamente está buscando algo para comprar. Então a vitrine digital pode ser pensada como uma isca para atrair o consumidor e criar um sentimento de urgência a partir da visualização do produto. 

Para muitas lojas, a vitrine virtual é a única forma de fechar negócios, já que elas não possuem um endereço físico. Para outras, ter uma página online é mais uma forma de vender, porque grande parte dos consumidores utiliza a internet com frequência.

Quais são as vantagens de ter uma vitrine virtual?

Além de estar onde uma parcela significativa do público está, ter uma vitrine virtual oferece diversas vantagens a você. 

Confira os benefícios de uma vitrine virtual para e-commerce

Melhora da experiência do consumidor

Imagine que uma pessoa precisa do seu produto, mas só encontra um site institucional — com informações básicas, como e-mail, quem somos e história.

O consumidor poderá deixar de comprar da sua empresa, se não conhecer os diferenciais, condições especiais e ver as imagens. Nesse sentido, quem tem uma vitrine virtual pode sair na frente, pois pode exibir os produtos e garantir uma boa experiência aos clientes.

Vantagem competitiva

Outro aspecto importante é a vantagem competitiva. Embora estar na internet seja necessário, isso não basta para fazer com que seu negócio se destaque.

Como já foi dito, um site simples, para quem quer vender produtos, pode não ser a melhor opção para o público. No entanto, uma loja virtual sim.

Até porque, não são todas as empresas do seu segmento que possuem esse tipo de plataforma. Então, aqueles que fazem as vendas digitais podem sair na frente.

Aumento da comunicação

A vitrine virtual também ajuda a aumentar a comunicação com o seu público. Afinal, ter presença digital é uma forma de se relacionar com os seus consumidores, mesmo quando eles não estiverem comprando.

A sua empresa pode, por exemplo, divulgar promoções, campanhas especiais, cupons de desconto e muitas outras informações para os visitantes.

Como fazer vitrine virtual?

Então, como criar uma vitrine virtual para o seu e-commerce? Três etapas simples são o suficiente para desenvolver sua vitrine digital. São elas:

  1. Pensar em uma identidade visual
  2. Usar fotos profissionais e bem produzidas
  3. Caprichar na descrição do produto

O primeiro passo para criar a sua vitrine digital é ter uma identidade visual, caso ainda não tenha uma. O seu site deve estar alinhado com as demais comunicações, caso contrário, o público ficará confuso e não confiará no seu negócio.

Imagine, por exemplo, que ao navegar na vitrine virtual o público encontre um padrão de cores fontes tipográficas, mas quando recebe uma confirmação de compra via e-mail, a identidade visual é completamente diferente. Isso pode gerar uma confusão e um ruído de comunicação, não é mesmo?

Além disso, capriche nas fotos para ilustrar seus produtos. Mas como destacar produtos em sua vitrine virtual? Bons efeitos de iluminação, ferramentas de edição e enquadramento são fundamentais para fisgar a atenção do público.

Preocupe-se também em mostrar os detalhes do produto, de modo que o usuário entenda direitinho o que está adquirindo e não tenha nenhuma dúvida.

Além das imagens, é interessante fazer uma breve descrição dos produtos. No caso das roupas, por exemplo, não é possível identificar o tecido apenas pelas fotos, por isso, vale a pena especificar em um texto.

Outros conceitos básicos de vitrine virtual para negócios online são:

  • cores que serão usadas: elas não podem atrapalhar a leitura, independentemente de qual seja a identidade visual;
  • layout responsivo: a loja deve ser fácil de navegar no computador e no celular;
  • velocidade de carregamento: imagens, vídeos e outros recursos devem ser leves para não prejudicar o carregamento da página;
  • divulgação: lembre-se de compartilhar a sua loja nas redes sociais e, se tiver endereço físico, para os consumidores presenciais também;

Na GoDaddy, você pode criar a sua vitrine digital de forma fácil e com segurança. As nossas plataformas são rápidas e repletas de recursos. Se você precisar, ainda pode contar com suporte especializado.

O ShowinBio é o recurso para pequenos negócios que ainda não possuem um site pronto e quer divulgar seus produtos em canais com grande potencial de alcance, como as redes sociais.

Esse recurso disponibiliza um link para ser inserido na bio da página do Instagram e outras redes sociais de sua marca. 

Dessa forma, com apenas um clique, o seguidor será redirecionado para um site com uma vitrine exclusiva de seus produtos e com interface personalizada.

Lá eles terão acesso a fotos, descrições e valores dos principais itens da sua loja virtual. E, caso tenham interesse na compra, basta clicar no ícone do Whatsapp para fechar negócio com um vendedor.

Quer mais dicas de como criar uma vitrine virtual para sua loja online? Confira algumas dicas da GoDaddy:

Aprendeu como projetar uma vitrine atraente para sua loja online? Para mais dicas para embalar os resultados do seu negócio na internet, fique de olho nas novidades do blog da GoDaddy! Até a próxima