Saber como fazer e-mail marketing é o segredo de muitos negócios, independentemente do segmento. Até porque esse é um canal de comunicação muito usado em todo o mundo, e a expectativa é que se mantenha dessa maneira.
Para você ter uma noção, um relatório do Statista indicou que o número de usuários das plataformas de e-mail deve chegar a 4,89 bilhões até 2027. Agora, imagine essa quantidade de pessoas conectadas.
Caso você tenha um perfil empreendedor, certamente enxerga esse canal (e seus bilhões de usuários) como uma ótima oportunidade de criar negócios. Afinal, onde há audiência, também existe a chance de transformá-la em lucratividade, não é mesmo?
Porém, não é apenas chegar e começar a enviar mensagens de forma aleatória. Para ter sucesso, é necessário planejar e montar uma estratégia com início, meio e fim, além de objetivos de negócios.
Que tal aprender como usar o e-mail marketing para alavancar a sua empresa? Continue com a leitura e confira as dicas que trouxemos no artigo a seguir!
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing consiste em uma estratégia de divulgação e relacionamento entre uma marca e seu público-alvo, que utiliza o e-mail como canal de contato e interações. Esse modelo de campanha geralmente é direcionado a leads da empresa, ou seja, a uma base de possíveis clientes.
Vale destacar que esses leads não são contatos aleatórios, mas pessoas que concordaram em compartilhar o endereço de e-mail para receber conteúdos de determinada marca.
A partir dessa ponte criada com um potencial cliente, a empresa pode padronizar e personalizar campanhas conforme o perfil de cada público, como onboarding, ofertas promocionais, conteúdos informativos e muito mais.
O e-mail marketing, portanto, consiste em um modelo de relacionamento mais direto, pessoal e íntimo com o consumidor. Dessa forma, é possível enviar interações mais direcionadas às suas dores e voltadas para construir uma relação de longo prazo com clientes fidelizados.
Exemplos de tipos de e-mail marketing
E qual o principal modelo de e-mail marketing? A verdade é que não dá para definir um único modelo como principal, pois existem vários. Além disso, cada modalidade tem sua função e pode ser mais apropriada em situações específicas.
Veja abaixo alguns exemplos de e-mail marketing:
- newsletter: jornal de conteúdo que leva informações à caixa de entrada do usuário de forma periódica;
- promocional: divulgação de cupons de descontos, ações de cashback e download de conteúdos ricos, como e-books e webinars;
- informacional: anúncio de novo catálogo de produtos, lançamentos de coleções ou até projetos da marca;
- transacional: disparos automáticos após alguma ação do cliente, como e-mail de boas-vindas ao realizar cadastro no site e onboarding com instruções do produto após a realização de uma compra.
Qual a taxa de abertura de e-mail marketing?
A taxa de abertura de e-mail marketing (para simplificar, a porcentagem de mensagens visualizadas por completo) é 42,35%, segundo um relatório do mailer lite, que analisou mais de 3 milhões de campanhas entre janeiro e dezembro de 2024. Em outras palavras, cerca de 4 em cada 10 e-mails foram abertos pelos destinatários.
O material também trouxe outras descobertas interessantes, como as áreas com maiores taxas de abertura, como religião e hobbies.
Você sabia que o período do dia (e da semana) em que você envia as mensagens pode afetar essa taxa? Veja os insights no próximo tópico!
Qual o melhor horário para enviar e-mail marketing?
Segundo outro relatório do mailer lite, que analisou mais de 1 milhão e meio de campanhas de e-mail marketing, existe, sim, um melhor horário para enviar as mensagens, ou seja, aquele que gera uma taxa de abertura mais alta.
O material descobriu que a hora de envio que gera e-mails mais visualizados é entre às 15h e às 19h. Já o melhor dia é segunda, com uma taxa de abertura de quase 52%. Domingo e terça também apresentaram resultados acima de 50% na amostra analisada.
No entanto, não basta programar o envio das mensagens no (proclamado) melhor horário e dia da semana. A verdade é que você precisa aprender como criar um bom e-mail marketing.
Confira as dicas no próximo tópico!
Como fazer e-mail marketing?
Os primeiros passos de como criar um e-mail marketing são bem simples. Confira!
- Crie um domínio de e-mail profissional;
- Segmente sua base de contatos;
- Crie templates personalizáveis;
- Defina uma estratégia clara para cada campanha;
- Crie um conteúdo de valor;
- Invista na responsividade do material;
- Inicie os disparos;
- Monitore os resultados.
Vamos falar um pouco sobre cada um desses passos a seguir!
1. Crie um domínio de e-mail profissional
Definir um nome de domínio próprio é uma das principais dicas eficazes para sua campanha de e-mail marketing.
Dessa forma, ao entrar em contato com o cliente, o endereço de e-mail da marca vem com o próprio nome da empresa após o @, em vez de estampar provedores de correio eletrônico, como Gmail e Yahoo.
Essa estratégia é excelente para reforçar a lembrança da sua marca e ainda trazer mais credibilidade para os disparos enviados. Afinal, denota profissionalismo e cuidado.
Por exemplo, um cliente não terá credibilidade se entrar em contato com um endereço chamado “fulano@provedor.com.br”. Entretanto, caso a marca se identifique como “atendimento@godaddy.com.br”, a situação é bem diferente.
Outro ponto interessante é que os e-mails profissionais contam com protocolos de segurança que ajudam a evitar que as mensagens parem nos filtros de spam. Justamente porque os provedores os percebem como mais confiáveis.
2. Segmente sua base de contatos
A segmentação da sua base de contatos é fundamental para que a sua estratégia ofereça uma experiência mais personalizada e agradável ao cliente. A ideia aqui é dividir o público segundo características em comum.
Por exemplo, você pode segmentá-los conforme a etapa da jornada de compra em que cada um se encontra ou pela origem do contato (mais à frente falamos sobre esse assunto ao dar dicas de como conseguir e-mails).
De toda forma, as mensagens enviadas a um lead que acabou de oferecer seus dados para baixar um material rico devem ser diferentes daquelas enviadas a consumidores frequentes ou até àqueles que interagiram com a marca durante um tempo, mas nunca finalizaram o negócio.
O principal propósito, portanto, é contemplar o público com conteúdos certeiros e direcionados, pois essa é uma qualidade que só o e-mail pode oferecer.
3. Crie templates personalizáveis
Outro passo fundamental de como fazer e-mail marketing é criar templates padrão (modelos de mensagens) e artes que promovam uma identidade visual às comunicações da marca.
O ideal é pensar em formatos prontos para determinados tipos de mensagem, de modo que tanto a marca seja facilmente identificada quanto para tornar os disparos mais atraentes e chamativos para os usuários.
Por exemplo, um e-mail de boas-vindas pode sempre começar pela saudação, seguida da apresentação da empresa e finalizar com a explicação sobre os próximos passos. Este é, claro, um modelo bem simples, apenas para contextualizar.
Caso você não tenha conhecimentos de design gráfico, ainda assim pode criar templates customizados e profissionais com a ajuda das plataformas certas.
O GoDaddy Studio é uma dessas ferramentas, que entrega simplicidade e intuição a fim de otimizar o seu processo de criação de e-mails.
4. Defina uma estratégia clara para cada campanha
Público segmentado e templates criados? Agora chegou a hora de desenvolver campanhas específicas para cada tipo de público.
Campanhas de newsletter, por exemplo, costumam ser voltadas para que o público se sinta atraído pelo universo da marca e, por esse motivo, entregam informações interessantes e educativas.
Nesse caso, não há divulgação de ofertas comerciais mais agressivas, mas apenas o compartilhamento de conteúdos interessantes que toquem em dores específicas do usuário.
Já os e-mails promocionais, por outro lado, demandam um layout mais caprichado e técnicas de copywriting mais agressivas. Isso porque o principal objetivo é incitar o leitor a tomar uma decisão, seja de compra ou simplesmente baixar um conteúdo rico.
5. Crie um conteúdo de valor
Quer um local mais próximo para estar do que na caixa de entrada do seu consumidor? Sim, você pode estar não só no computador, como na palma da mão ou mesmo no pulso do seu público (por meio de smartphones e smartwatches).
Porém, para ser estratégico e fazer com que suas mensagens sejam abertas, é imprescindível criar um conteúdo de valor, a começar pelo título, que deve ser chamativo e instigar a leitura.
No resto do conteúdo, certifique-se de usar uma linguagem apropriada, que vá ao encontro da persona da sua marca, e desenvolva um texto que não apenas indique produtos e serviços, mas que seja útil para enriquecer o dia de quem for ler.
Extra: use técnicas de copywriting
Para simplificar a explicação, as técnicas de copywriting visam desenvolver conteúdos mais persuasivos a fim de estimular o leitor a executar uma ação. Posto isso, a estratégia pode ser aplicada do título à chamada para a ação (CTA) do e-mail.
As táticas que costumam ser mais efetivas nesse canal são:
- gatilhos mentais (como de urgência e escassez);
- storytelling (a arte de contar uma história);
- apelo às emoções (como desejo e felicidade);
- apresentação de números (desde que tenham fontes confiáveis).
6. Crie um material responsivo
É importante pensar na responsividade, que é quando um sistema (página ou conteúdo) consegue responder rapidamente às necessidades, como se adaptar a uma tela menor. Esse passo é necessário porque muitos fazem a leitura de e-mails por dispositivos móveis.
Assim, é imprescindível criar textos com parágrafos menores, utilizar imagens leves e escolher layouts que se adaptem com facilidade a telas de tamanhos diversos.
Lembre-se, o destinatário precisa conseguir ler a mensagem de qualquer dispositivo. Caso contrário, dificilmente procurará outro mais adequado, só ignorará o e-mail ou, pior, o marcará como spam.
7. Inicie os disparos
Chegou a hora de realmente botar a mão na massa e iniciar os disparos. Com uma boa ferramenta de e-mail marketing, você consegue automatizar esses processos para minimizar erros e maximizar sua performance.
Os disparos são automatizados conforme a segmentação da base de contatos e as ações tomadas por eles.
Por exemplo, se um cliente realiza uma compra, um e-mail transacional já é enviado para sua caixa de entrada instantaneamente. Assim como as newsletters também são enviadas automaticamente após a publicação para os usuários cadastrados para recebê-las.
Inclusive, as ferramentas possibilitam realizar testes A/B, nos quais você cria duas variações da mesma mensagem e as envia para diferentes usuários a fim de verificar qual apresenta uma maior taxa de abertura.
Quando o teste finaliza, você recebe um relatório com os resultados e o e-mail vencedor é enviado de maneira automática para os contatos. Agora que você sabe como enviar um disparo de e-mail marketing, acha que o trabalho acabou por aqui? Pois é aí que você se engana, pois ainda há outro passo.
8. Monitore os resultados
Lembra que apresentamos uma pesquisa que indicou o melhor dia e horário para enviar e-mails marketing? Pois bem, aqueles resultados podem não servir para a realidade da sua marca, já que as taxas de abertura dependem do comportamento do público-alvo.
Então, como saber quando enviar as mensagens? A maneira mais adequada é monitorar os resultados.
Na prática, você deve acompanhar as taxas de abertura e resposta a fim de identificar o nível de engajamento durante a semana. Dessa maneira, pode descobrir quando os contatos visualizam mais os e-mails e programar o envio dos outros materiais para o mesmo horário.
Caso suas campanhas não apresentem a taxa de abertura desejada, não desanime. Às vezes, um pequeno ajuste no horário de envio ou no título pode fazer toda a diferença. Basta persistir até encontrar a fórmula que funciona para o seu público.
Mais dicas de e-mail marketing para campanhas mais efetivas!
Existem algumas boas práticas para que as empresas consigam se comunicar bem por meio deste canal. Dentre as 4 melhores dicas de e-mail marketing, podemos citar:
- Evite spam com uma base de contatos “limpa”;
- Desenvolva uma estratégia de conteúdo segmentada;
- Estabeleça um cronograma viável;
- Utilize uma boa ferramenta de automação de e-mails.
As pessoas estão cada vez mais ligadas aos dispositivos eletrônicos e chegar até elas pode até parecer simples, já que o computador está a poucos palmos de distância e o smartphone está em suas mãos.
Porém, se você não souber com quem falar, como se aproximar e até mesmo quando iniciar essa comunicação, terá uma certa barreira. Veja mais detalhes!
1. Evite spam com uma base de contatos “limpa”
Se o assunto é como fazer e-mail marketing, fica evidente que os disparos serão feitos para alguma base (lista de endereços eletrônicos). Mas como conseguir contatos de pessoas para receber seus conteúdos?
Por mais que tenha se tornado comum falar sobre “comprar lista de e-mails”, não caia nessa. Primeiro, porque não é ético. As pessoas precisam aceitar fazer parte da sua base.
Segundo, porque sua empresa pode incomodar e ser invasiva ao enviar uma mensagem para quem não deseja receber. O resultado pode ser um efeito contrário ao que você espera, gerando até mesmo rejeição.
Estes dois pontos já demonstram que não é indicado comprar e-mails, correto? Mas, indo ainda mais fundo, por mais que fosse correto fazer essa ação, ainda assim, quem poderia garantir que essa base estaria realmente interessada no seu negócio?
Portanto, o melhor é que você mesmo construa sua lista. Mas como conseguir e-mails para e-mail marketing? Bem, há a possibilidade de criar campanhas de marketing nas redes sociais, em seu site ou landing pages para capturar os leads, contatos em potencial.
O que acha de oferecer materiais ricos (e-books, infográficos, planilhas, entre outras opções de itens que geram valor) em troca do e-mail do seu público?
Esta é uma maneira de conquistar as pessoas certas. Afinal, se elas têm interesse em algo que aborde assuntos relacionados aos seus produtos ou serviços, também poderão se tornar clientes.
2. Desenvolva uma estratégia de conteúdo segmentada
Agora que você já tem sua base de e-mails, o que enviar? Uma das principais dicas de como criar um bom e-mail marketing é criar uma estratégia cuidadosa para seus disparos.
Muitos empreendedores e empresários acreditam que devem enviar muitas ofertas sobre seus produtos e serviços. Essa é uma ótima ideia, mas não deve ser seguida como a única.
Imagine que você cedeu o seu contato para receber conteúdos de alguma marca. No entanto, recebe diariamente na sua caixa de entrada mensagens sobre produtos, promoções, benefícios de comprar seus itens, mais ofertas, novamente produtos, mais sobre a marca…. Uma hora cansa, não é mesmo?
Por essa razão, é importante investir tempo em um planejamento para seu marketing de conteúdo.
A propósito, a maneira como você vai falar com o público-alvo faz toda a diferença. Afinal, a linguagem é a porta de entrada e é essencial para conquistar o cliente. Além disso, o que você comunica por meio das mensagens pode fidelizar, e essa é a ideia principal!
Logo, intercale seus disparos entre ofertas e mensagens com temas que sejam relevantes para o perfil de pessoas que farão a leitura. Estude quem receberá as mensagens e envie algo que seja útil e que, direta ou indiretamente, tenha ligação com o que você vende.
Para desenvolver melhor sua estratégia, conheça a jornada do consumidor e crie um fluxo que seja tático.
Dica extra: a GoDaddy criou um pacote de conteúdos de marketing que pode te ajudar a planejar suas campanhas de e-mail. Aproveite para conferir!
3. Estabeleça um cronograma viável
Um bom truque de como fazer e-mail marketing é estabelecer um cronograma viável. Você não precisa fazer disparos todos os dias. Tudo depende da sua estratégia e da forma como suas ações estão estruturadas.
É necessário, portanto, criar um planejamento de cada etapa de e-mails que pretende enviar. Assim, você tem uma visão completa do que precisa preparar e não corre o risco de deixar lacunas abertas.
Atenção: certifique-se de que o seu cronograma de disparos não seja tão espaçado a ponto de fazer com que os clientes esqueçam de que se cadastraram na sua lista. Ao mesmo tempo, evite encher a caixa de entrada deles de mensagens. A chave para o sucesso é o equilíbrio.
4. Utilize uma boa ferramenta de e-mail marketing
Gostou de conhecer as dicas da GoDaddy sobre como fazer e-mail marketing na sua empresa? Agora, você precisa colocar em prática e nós podemos ajudar você.
Para facilitar para o seu lado (e, de quebra, aumentar as chances de os seus e-mails serem vistos pelas pessoas certas), conte com a ferramenta de criação de e-mails profissionais e Office da GoDaddy!
Com a plataforma, você tem acesso a todos os recursos de que precisa para impulsionar o seu negócio e promover o aumento da produtividade. No mais, existem planos para todos os gostos (e bolsos). Todas as opções contam com:
- sincronização de dados;
- calendário online;
- otimização para dispositivos móveis.
Para completar, com um e-mail GoDaddy você pode aproveitar os recursos do Copilot e do Microsoft BI, as ferramentas de inteligência artificial da Microsoft. Consulte os nossos planos e escolha o melhor para a sua realidade!