Como organizar meu blog? Confira 3 dicas para otimizar sua página!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:6 min
Rafael Queiroz Bastos

Talento para escrita, bom conhecimento e temas interessantes não são os únicos pré-requisitos para a criação de conteúdo na internet. Se você é um produtor de conteúdo e ainda não se fez a seguinte pergunta “como organizar meu blog para atrair mais acessos e leitores constantes?” É provável que sua página não seja tão atraente como você imagina.

Afinal, é extremamente simples criar seu próprio blog. Porém, a concorrência é muito grande. Logo, é preciso se diferenciar diante dela. Nesse contexto, mais do que a qualidade das publicações, deve-se levar em conta diversos outros fatores, como: 

  • um layout inteligível para a página;
  • tags e categorias para blog bem distribuídas para organizar os conteúdos; 
  • recursos para posicionar bem a página nas primeiras posições Google;
  • dentre outras possibilidades. 

Portanto, quer saber como organizar um blog para potencializar sua divulgação e torná-lo mais apetecível para seu leitor?  Confira as cinco dicas exclusivas que preparamos especialmente para você.

Como organizar meu blog? 3 dicas essenciais 

1. Aproveite os recursos dos plugins

Os plugins são extensões adicionadas a plataformas CMS, como o WordPress, para otimizar processos e deixar seu texto mais redondinho. 

Há diversos exemplos de plugins que podem ser utilizados em diversas ocasiões, como para compactar a qualidade das imagens e deixá-las melhor inseridas no post e também de otimização SEO para rankear a publicação nas primeiras páginas do Google.

Mas quais são os melhores plugins para organizar um blog? Abaixo selecionamos algumas opções muito utilizadas no Wordpress: 

  • Yoast SEO: o Yoast é um dos melhores plugins no quesito otimização para SEO. Para quem não sabe, essa sigla significa Search Engine Optimization e representa um conjunto das melhores práticas para deixar seu texto apto para ser bem rankeado nas pesquisas do Google. 
  • Smush: ferramenta de compactação de imagens para deixá-las mais “leves” e não atrapalharem a navegabilidade do usuário na página do artigo. Em suma, com o Smush é possível diminuir o tempo de carregamento dos conteúdos e tornar a navegação mais fluida.                 
  • Visual Composer: o VC é um ótimo plugin para criar um design customizado e responsivo para seu blog. De uso simples e intuitivo, o usuário pode acompanhar em tempo real cada mudança realizada no layout da página e mover elementos gráficos de um lugar para outro apenas arrastando o objeto com o mouse. Portanto, esse é o plugin perfeito para organizar o menu com as categorias e tags do WordPress.

2. Segmente os conteúdos em tags e categorias

A divisão dos conteúdos do blog em categorias e tags temáticas é fundamental para que seu leitor não fique desorientado ao navegar na sua página. 

Por exemplo, imagine que o blog tenha cerca 300 conteúdos diferentes e o usuário esteja interessado em apenas um tema específico? Ele terá que rolar o cursor indefinidamente e conferir página por página até alcançar o artigo que procura.

Isso não é muito interessante para a experiência do usuário, não é verdade? Então, se você se pergunta “como organizar meu blog”, não faça vista grossa para a importância de catalogar seus conteúdos por meio de tags ou categorias.

Não é por acaso que tag, quando traduzido para o português, significa etiqueta. Então, imagine que você faça  a gestão de um blog com conteúdos relativos a disciplinas escolares. 

Nesse caso, se você publicar um texto sobre a fórmula de bhaskara com a etiqueta “matemática" associada. Basta que o usuário busque  por essa tag mais ampla que chegará tanto a esse texto quanto a outros abraçados por essa disciplina.

Entretanto, como usar tags no WordPress? E como definir categorias para blog?

As tags são opcionais e você pode etiquetar termos estratégicos ao seu artigo de forma livre. Sendo assim, é fundamental seguir um padrão para que a tag seja realmente eficiente para facilitar o trabalho de busca do usuário.

Por sua vez, a categoria do artigo diz respeito a temas mais amplos e precisam ser especificados no momento da postagem. Portanto, para que você consiga compreender as diferenças hierárquicas entre categorias e tag, podemos utilizar o seguinte exemplo:

  • Categoria: Matemática
  • Tag: Equação do segundo grau

Tanto a categoria quanto a tag do post podem ser preenchidas no menu lateral da página de publicação.

3.  Periodicidade nas publicações

Para organizar um blog, manter leitores fiéis e conseguir um bom número de acessos, a periodicidade nas publicações é fundamental.

Imagine a frustração do usuário que admira suas postagens, mas que não sabe exatamente com que frequência acompanhá-las? Em algum momento, ele provavelmente buscará fontes de informações em outras páginas que cumpram com as expectativas dele.

Portanto, elabore um calendário editorial para agendar periodicamente  conteúdos e, assim,  manter seu blog atualizado e com novidades para seus leitores. Além do mais, quanto mais conteúdos de qualidade, maior será sua autoridade no segmento de atuação. 

E esse fator é crucial para o Google compreender, assim, a relevância da página e posicioná-la nas primeiras páginas de pesquisa!  

E aí,  o que achou das nossas dicas? Quer colocá-las em prática? Pois a Godaddy pode te ajudar a hospedar um blog no wordpress sem complicações. O serviço oferece uma configuração simples e intuitiva para que você possa operar a página sem dificuldades, além de gestão de segurança e otimização para SEO.

Portanto, já tem a resposta para a pergunta: “quer saber como organizar meu blog?” Contacte um especialista da Godaddy e encontre a solução!