O que é mobile marketing e por que ele é tão importante? Guia

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:10 min
Amanda Britto

Um estudo conduzido pela consultoria Offerwise, mostrou que 87% das pessoas usam o celular para buscar informações sobre possíveis compras. Já uma pesquisa da CX Retail Report revelou que 81% dos brasileiros preferem concluir uma transação comercial pelo smartphone. É com esses dados que começamos este guia sobre mobile marketing.

Afinal, como podemos ver por meio dos números apresentados, o mobile marketing é uma ótima forma de aumentar o seu alcance e poder de vendas, a partir do atendimento às demandas do comportamento do consumidor moderno.

Com isso em mente, é hora de entender quais as vantagens de investir em mobile marketing e como aplicar a estratégia. 

Boa leitura!

O que é mobile marketing?

O mobile marketing é uma estratégia voltada para a divulgação da empresa, seus produtos e serviços por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

A grande razão para o protagonismo que a otimização mobile das estratégias têm ganhado ultimamente é, justamente, o grande volume de usuários que navegam pela internet por meio desses aparelhos. 

O crescimento exponencial de usuários de celulares em todo o mundo, a partir da virada do século, levou os especialistas a pensarem sobre como vender mais pela internet, usando o smartphone e o tablet.

O foco das ações, então, é conseguir vender produtos e serviços, a partir de uma comunicação criada e adaptada para esse tipo de solução. 

Afinal, com a maioria da população mundial utilizando esses dispositivos, foi preciso criar mecanismos que permitam que aqueles que mais os utilizam possam executar suas tarefas diárias sem precisar de um computador — inclusive comprar!

Além disso, o uso de aplicativos e de serviços de geolocalização são dois fatores que tornam a preferência pelos celulares para realizar determinados trâmites muito mais comuns. 

Ao investir na divulgação da sua marca por meio desse canal, você certamente irá encontrar resultados surpreendentes!

Leia também: Mobile First — Entenda o Conceito e a Importância Para o Seu Negócio

Quais as vantagens de investir em mobile marketing?

Entre as vantagens de investir em mobile marketing estão: 

  • amplo alcance; 
  • comunicação instantânea;
  • processo de compra facilitado;
  • integração completa com as ações em redes sociais e e-mail;
  • oferecimento de melhor experiência para o cliente;
  • otimização do posicionamento da marca nos resultados de busca no Google e mais. 

Continue lendo e entenda mais detalhes sobre quais as vantagens de investir em mobile marketing. 

Amplo alcance 

Como vimos nos dados que apresentamos na introdução deste artigo, o alcance dos smartphones é muito amplo. 

São milhões de usuários com os mais variados perfis, faixa etária, gênero, comportamento e interesses.

Logo, a criação de estratégias de mobile marketing tende a levar sua empresa a atingir um público amplo e diversificado, o que pode ser muito bem trabalhado, especialmente, por quem sabe segmentar suas campanhas inteligentemente. 

Comunicação instantânea e em tempo real

Os dispositivos móveis estão sempre à mão das pessoas, logo, o mobile marketing garante a entrega imediata de sua mensagem, funcionando como uma maneira eficaz de enviar informações urgentes aos clientes, como:

  • descontos;
  • lançamentos;
  • atualizações de produtos;
  • ofertas especiais e mais.

Processo de compra facilitado

As compras realizadas nos dispositivos móveis estão se tornando cada vez mais populares, logo, uma empresa que oferece uma boa experiência ao cliente têm mais chances de alcançar excelentes resultados. 

Para as vendas acontecerem, entretanto, a empresa deve se preocupar em criar boas experiências de compra

Eles devem conseguir navegar pelo e-commerce de maneira fácil e segura, sem enfrentar problemas para visualizar produtos ou fazer buscas. 

Além disso, a plataforma deve ser criada para tornar as etapas de compra fáceis, desde a pesquisa por um produto, seleção do item ideal e, claro, o processo de pagamento. 

Integração completa com as ações em redes sociais e e-mail

O mobile marketing torna a integração com estratégias de marketing de mídia social muito mais eficiente. 

Pense na seguinte situação: seu cliente está navegando pelo Instagram, usando o smartphone, e se depara com um anúncio da empresa. Ele se interessa, clica, e vai para o seu site. 

Com uma versão responsiva para dispositivos móveis, o cliente tem uma ótima experiência em todas essas etapas e conclui o pedido. Ou, se não fizer a compra no momento, poderá ser impactado novamente por uma campanha de remarketing.

O mesmo acontece quando o cliente abre o e-mail e vê uma mensagem da sua empresa. Quando ele clica, pode ser direcionado ao site e realizar todo o processo de compra e pagamento. Ótimo, não é mesmo?

Esses são apenas alguns exemplos de mobile marketing e dos benefícios que ele pode trazer em uma estratégia omnichannel

Oferecimento de melhor experiência para o cliente

A experiência de qualidade é uma das principais razões para um consumidor concluir um pedido com uma empresa, ou não. 

Isso serve para as primeiras compras ou para a fidelização de um comparador. 

De fato, uma pesquisa da Zendesk, mostra que 71% dos clientes mudam para um concorrente após uma experiência ruim.

Logo, oferecer uma experiência de qualidade é um cuidado obrigatório para as companhias. 

Na prática, isso significa que, investir em mobile marketing, melhora a experiência dos usuários que acessam seu site, e, consequentemente, amplia a capacidade da empresa de manter visitantes e clientes (sem perdê-los para a concorrência). 

Otimização do posicionamento da marca nos resultados de busca no Google e mais 

Voltamos à qualidade da experiência do cliente. Talvez esse seja o termo mais presente em nosso guia, não é mesmo? Contudo, ele realmente tem uma relação muito íntima com o uso do mobile marketing. 

Quando o assunto é ranqueamento no Google, essa importância não é diferente. 

Afinal, muitos especialistas entendem que um dos critérios usados pelo algoritmo do Google para ranquear as páginas dos sites nas melhores posições de um resultado de pesquisa é, justamente, a responsividade para dispositivos móveis. 

Em outras palavras, sites responsivos têm mais chances de serem melhor posicionados no Google.

Se você conhece um pouco desse tipo de estratégia, sabe que esse não é o único critério usado na avaliação, mas é um deles. 

Logo, se quer atrair tráfego orgânico para sua plataforma, a dica da vez é criar um canal que atenda aos critérios do mobile marketing.

Leia também: SEO Para E-commerce — Como Melhorar Seu Ranqueamento Em 8 Passos

Exemplos de mobile marketing: como adotar?

Existem algumas técnicas de mobile marketing que as empresas podem utilizar que conseguem atingir os usuários de smartphones e tablets. Dentre as mais populares, temos:

  1. design responsivo e mobile-friendly;
  2. SMS;
  3. QR Code.

1. Design responsivo e mobile-friendly

Se você tem um site, ou está planejando um, é imprescindível possuir um design responsivo e funcional para os seus usuários. 

Quem está acessando a página deve sentir que é fácil navegar, de modo que é preciso tomar cuidado para que tudo esteja conforme o planejado:

  • os links funcionam;
  • as ações selecionadas são executadas;
  • o carregamento deve ser rápido, entre outras coisas. 

Porém, esse ponto deve ser pensado não apenas para o acesso via computadores, mas, também, em celulares. 

O principal ponto para adotar o mobile marketing é possuir um site que possa ser facilmente acessado por dispositivos móveis e que funcione igualmente bem, sendo possível navegar em todas as páginas sem nenhum problema.

Garantir uma boa experiência do usuário, ainda que por meio da tela de um smartphone, é essencial para quem deseja que este visitante continue acessando o seu site e se sinta confortável para comprar seus produtos ou serviços.

Além disso, os mecanismos de ranqueamento no Google conseguem identificar os sites que oferecem designs mais responsivos para mobile e, então, montar as listas de resultados de busca.

2. SMS

Alguma vez já notou que determinadas empresas enviam mensagens de texto, seja para oferecer produtos e serviços, cupons de descontos, informar promoções exclusivas ou até mesmo para relembrar de alguma data de pagamento? 

Isso também faz parte do mobile marketing!

Apesar de, hoje em dia, as técnicas serem voltadas para o uso da internet, é importante investir em formas offline, como o SMS (Short Message Service — serviço de mensagens curtas).

Afinal, esse tipo de solução também ajuda você a chegar aos seus clientes. 

Na prática, o percentual de abertura dessas mensagens é enorme. 

Diferente do e-mail marketing, a taxa de abertura do SMS é muito alta, chegando a mais de 95%. Além disso, a leitura é rápida e as informações chegam de forma mais fácil para os clientes.

Lembre-se também de inserir links em suas mensagens, para que os usuários possam encontrar mais informações sobre o conteúdo compartilhado.

Sobre esse tópico, um cuidado muito importante que você deve ter é com a captação e gestão dos leads que vão receber suas mensagens. 

Os números de telefone podem ser conseguidos por meio de acesso ao banco de cadastros de seu negócio. 

Não compre base de contatos para mandar mensagens para quem não conhece a sua marca. Isso vai contra as políticas descritas na Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD

3. QR Code

Uma das estratégias mais recentes do mobile marketing é o uso do QR Code. Funcionando como uma espécie de código de barras, essa tecnologia visa identificar informações codificadas que possam ser acessadas por meio de smartphones.

Basta que o usuário utilize a sua câmera do celular (a mesma que ela tira suas fotos), que os dados guardados serão abertos no dispositivo.

Por exemplo: se você está promovendo um evento e espalhou alguns cartazes pela cidade, pode colocar impresso um QR Code para os interessados conseguirem acessar todos os detalhes rapidamente na tela de seu celular. 

O redirecionamento pode ser realizado para o site da compra dos ingressos, também.

Com todos esses recursos, possibilidades e vantagens, o investimento em mobile marketing se torna obrigatório para companhias que desejam disputar espaço no mercado. 

 Com ele, entretanto, é fundamental ter um plano de ação que envolve outras táticas, como redes sociais, e-mail marketing e muito mais. Esse trabalho integrado é o que dará o resultado esperado pela companhia. 

Para ampliar a força dos resultados do mobile marketing, conte com o suporte do Pacote de Marketing da GoDaddy. Você pode testar gratuitamente as nossas funcionalidades e começar a atrair clientes com conteúdo de marketing inovador.