A Importância do UX no seu E-commerce

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Bruna Diniz

Você tem produtos de alta qualidade e investe pesado na divulgação da sua loja on-line, mas, ainda assim, as taxas de venda não alcançam o pico. E agora? Saiba que a solução pode ser a melhora da experiência do usuário. É por isso que, neste artigo, você vai descobrir tudo sobre a importância do UX. 

Confira todas as dicas e descubra a fórmula para encantar clientes! 

Afinal, o que é UX?

O famoso UX (User Experience) significa experiência do usuário. Na prática, trata-se de estratégias para oferecer uma navegação mais fácil e intuitiva para as pessoas. Apesar de parecer uma técnica muito nova, na verdade, ela já é bem conhecida desde 1990.

Quem difundiu o termo foi Donald Norman, um especialista em engenharia e usabilidade. Aliás, atualmente, grandes sites apostam na importância do UX, como, por exemplo, o Google e a Amazon. Se até os gigantes no mercado on-line usam a estratégia em pauta, não dá para deixá-la passar batido, não é mesmo? 

Por que usar UX? Qual a importância da técnica para a sua loja virtual?

Existem muitos motivos que explicam a importância do UX. Veja o que você pode colher ao plantar essa técnica: 

  • melhora da experiência do usuário — o primeiro deles é a oportunidade de garantir a melhor experiência aos internautas. Ou seja, fazer com que as pessoas consigam acessar e navegar pelas suas páginas de maneira simples e fácil;
  • mais vendas — a segunda razão é que, quando User Experience é aplicado ao seu e-commerce, o cliente consegue percorrer o “caminho” até a compra de um produto ou serviço. Afinal, de nada adianta conseguir visualizar os detalhes do que você vende, mas ter problemas na seleção de cor ou tamanho de produtos ou, ainda, ter um carrinho de compras com defeito;
  • fidelização da clientela — mais um fator que explica a importância do UX é a facilidade para fidelizar clientes. Pois, pense, quando a pessoa tem a melhor experiência de compra, ela deseja voltar e adquirir mais; 
  • diminuição da taxa de rejeição —  um e-commerce pensado e desenvolvido com UX, não sofre os casos de usuários que entram e desistem da navegação sem fazer nenhum tipo de interação; 
  • destaque na concorrência — você sabia que, de acordo com uma pesquisa do BigData Corp e PayPal, divulgada em 2019, o Brasil já tem 930 mil e-commerces? Para sair à frente de tantos concorrentes, a sua loja on-line precisa do UX. Caso contrário, as pessoas não vão se sentir à vontade no seu site. 

Como aplicar o UX no seu e-commerce?

Antes de qualquer fator relacionado à tecnologia, o UX é baseado na necessidade humana. Sendo assim, para começar a investir nesse campo, é fundamental ter e praticar a empatia. 

O segredo é não apenas conhecer quem é o seu cliente em potencial, mas, muito mais do que isso, quais são as necessidades dele. Além disso, quais fatores visuais e interativos de um e-commerce fazem mais sentido para ele. 

Saiba, também, que a humildade e a curiosidade são outras características essenciais. Afinal, há sempre a aprender e evoluir sobre a experiência do usuário. Não deixe, ainda, de saber e acompanhar o que os seus concorrentes estão praticando. Lembre-se que você terá sempre que superá-los em todos os pontos. 

Quais são os principais fatores do UX?

Agora que você já sabe a importância do UX e como começar a aplicá-lo, vamos falar de características mais específicas. A técnica defende três eixos, são eles: 

  • utilidade — todos os serviços e, claro, informações sobre eles precisam ser verdadeiramente úteis aos clientes;
  • facilidade — no caso do e-commerce, a navegação precisa ser simples, pois, assim, evita quaisquer tipos de dúvidas e confusões;
  • prazer — a usabilidade também precisa ter aspectos que sejam interessantes e, se possível, divertidos para os usuários. 

Conte com a ajuda da GoDaddy Brasil

Depois de saber qual a importância do UX e como dar os primeiros passos, responda: quais aspectos do seu e-commerce serão mudados? Ou, ainda, você precisa começar uma loja virtual do zero? Conte com a ajuda da GoDaddy Brasil

A maior plataforma de nuvem possibilita a criação de sites, de quaisquer segmentos, em até uma hora. E o melhor, as páginas já são desenvolvidas com toda a otimização necessária. Tudo para a sua loja on-line ser um verdadeiro ímã de clientes. Então, comece agora mesmo a voar no mundo digital! 

Para mais dicas sobre empreendedorismo digital, continue navegando aqui pelo blog

Produtos Utilizados