O que é host e qual a importância dele para o seu site?

ArtigosCategory
6 min read
Bruna Diniz

Criar um site ou uma loja online vai muito além de entender sobre produtos e marketing digital. É fundamental que o empreendedor também compreenda termos e funcionalidades técnicas. Foi pensando nisso que preparamos este artigo sobre o que é host, uma parte crucial para a estrutura e desempenho de páginas virtuais. 

Entenda para que serve um host, seu funcionamento e como escolher a melhor opção para hospedar seu site online! 

Conheça a Hospedagem Web da GoDaddy!

O que é host?

Afinal, o que é um host? Essa palavra significa “hospedeiro” em tradução livre de contexto. Entretanto, dentro do mundo da tecnologia, o termo remete a uma estrutura para processamento e transmissão de dados.

A melhor forma de se referir a host é por meio da expressão “hospedagem” e ele nada mais é que o serviço de contratação de um espaço em um servidor para que as informações e dados relevantes de um site sejam guardados. Somente assim, um site estará ativo e poderá ser acessado pelos usuários. 

Vamos usar um exemplo, ok? Para qualquer pessoa acessar a internet, o computador fica ligado a uma rede que envia as informações exibidas na tela do usuário. 

A rede mundial Web interliga dispositivos ao redor do planeta, desde computadores pessoais, smartphones, tablets, estações de trabalho ou servidores etc. Todos eles armazenam e transmitem dados como páginas da web, imagens e textos e são conhecidos como hosts. 

Eles armazenam os arquivos – CSS, Javascripts e HTML – e enviam os dados das páginas para a Internet para que elas possam ser acessadas pelos usuários. Além disso, como mencionamos mais acima,os servidores que hospedam os sites também são considerados hosts.

Quais são os tipos de host?

Agora que você entendeu o que é host, vamos falar melhor sobre suas variedades. Afinal, quais são os tipos de host? Confira algumas opções abaixo:

  • Host de aplicativos: tem como principais representantes um servidor de banco de dados para um aplicativo e um servidor para hospedar informações de um jogo.
  • Host de rede: consiste em um dispositivos que hospeda um servidor web ou servidor de e-mail e geralmente estão em computadores físicos conectados à internet.
  • Host virtual: ambiente com vários servidores virtuais que são conectados de forma central a um servidor físico. Entretanto, apesar dessa integração, cada host virtual é independente um do outro.
  • Host de nuvem: provedor de um servidor em nuvem que dá acesso a bancos de dados para usuários remotos. 

Portanto, é preciso entender para que serve um host para saber em qual tipo de hospedagem ele se encaixa. 

Como funciona o host?

Agora que você já sabe o que é host, vamos entender melhor como ele funciona na prática.

Imagine a seguinte situação: você abriu o navegador do seu computador, digitou o endereço de um site e deu enter. 

Para que essa simples ação acontecesse, a sua máquina (com um registro numérico chamado IP) “entrou em contato” com o servidor de hospedagem do site. Este, por sua vez, enviou os dados (conteúdo da página) para a sua máquina. Ou seja, todo site precisa de um host para funcionar, do contrário ela não carregará. 

Mas qual a importância do host para o seu site?

Você deve estar se perguntando como e por que o host influencia no sucesso do seu site. O primeiro ponto é que sem um servidor, não é possível colocar uma pagina no mundo on-line. 

Além disso, o sistema de armazenamento contribui para a performance do seu empreendimento digital, independentemente de ser um site, e-commerce ou blog. É por isso que entender o que é host e como ele funciona se faz tão imprescindível. 

Dá só uma olhada em quais pontos o host ideal impacta no seu site: 

  • desempenho e tempo de carregamento surpreendentes — vale destacar que 57% dos usuários abandonam uma página quando ela leva mais de três segundos para carregar;
  • backup diário — sim, um ótimo serviço de hospedagem também realiza backups para que você não perca os seus dados;
  • monitoramento e segurança 24 horas por dia — o host pode ainda ser responsável por mapear possíveis ameaças (vírus, hackers, etc.) e enviar um relatório;
  • acesso a aplicativos gratuitos — com apenas um clique, você pode baixar WordPress, Drupal, Joomla, entre outras ferramentas; 
  • alta capacidade de armazenamento de dados e informações;
  • entre outros. 

Viu só como é bom saber o que é host e, principalmente, como isso traz benefícios para o sucesso da sua marca? 

Qual o melhor host para site?

Para você que ficou interessado nas facilidades do servidor de hospedagem, conheça mais da GoDaddy!

A maior plataforma de nuvem do mundo tem vários tipos de hosts, dependendo do tipo e tamanho do seu empreendimento digital. Confira os principais planos:

  • economy — feito para dar suporte a um site que esteja em expansão. O armazenamento suporta até 25GB;
  • deluxe — ótima opção para hospedar diversos sites ou, ainda, subdomínios. A capacidade de armazenamento de 50gb 
  • ultimate — perfeito para os sites de maior estrutura, complexidade e que recebem mais tráfego. 75gb de armazenamento e d50 bancos de dados; 
  • máximo — potência e velocidade de processamento maximizadas com 100gb de armazenamento e banco de dados.

Como agora você já sabe o que é host e conhece os planos da GoDaddy, que tal começar a montar ou reestruturar a sua casa virtual? 

A escolha certa do domínio e hospedagem de sites é fundamental nesse processo. Sendo assim, o próximo passo é escolher um nome de domínio para seu endereço eletrônico. Ele deve ser: 

  • simples; 
  • objetivo; 
  • fácil de memorizar;
  • e com uma palavra-chave ligada ao seu nicho. 

Quer saber se o domínio dos seus sonhos está disponível? Pesquise abaixo!

Código para busca de nome de domínio 

Outras vantagens de escolher GoDaddy

Não dá para finalizar este artigo sobre o que é host sem ressaltar mais alguns benefícios. Com a GoDaddy, você consegue criar o seu site em menos de uma hora. Todo o passo a passo é feito em uma plataforma fácil e intuitiva. 

Você pode escolher um dentre diversos temas e ainda contar com otimização de SEO. Além disso, é possível integrar as redes sociais e o e-mail marketing no seu site. 

Então, não perca mais tempo! Conheça mais sobre nosso host e crie um site incrível em menos de 1 hora com a GoDaddy!

Gostou do conteúdo? Entendeu direitinho o que é host? Para ficar por dentro de tudo que você precisa para ter um site próprio, continue acompanhando o blog da GoDaddy! Até a próxima!