O que são parâmetros UTM? Entenda o conceito e como configurá-lo!

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos

Já pensou o que você poderia fazer em suas campanhas se soubesse de onde veio o tráfego que recebe? Em marketing digital, isso é possível por meio de uma métrica valiosa que te ajuda a entender o comportamento e o caminho de seu público até o site. Afinal, você sabe o que são parâmetros UTM?

Entenda de uma vez por todas o que são esses parâmetros de link rastreável e como você pode utilizá-los para alavancar os resultados on-line de seu negócio e adaptar suas estratégias com base em dados concretos!

O que são parâmetros UTM?

Para saber se suas estratégias de marketing estão atingindo os objetivos esperados, é preciso mensurá-los por meio de ferramentas direcionadas para isso. É aqui que entram os parâmetros UTM, que são códigos de texto atrelados a uma URL para rastrear a fonte de tráfego de alguma ação on-line.

E o que significa o UTM? Essa sigla representa os termos em inglês “Urchin Tracking Module” ou, em tradução direta, “Módulo de Rastreamento Urchin”. Esses parâmetros funcionam como extensões inseridas na URL de um link para identificar a origem do tráfego.

Eles também podem ser chamados de links de rastreamento, e ficam ao final da URL original. Assim, você pode identificar em qual meio aquele link foi incorporado, seja no:

  • Instagram; 
  • Facebook; 
  • blog; 
  • site; 
  • e até mesmo nos anúncios do Google.

Quando você leva em conta a sua fonte de tráfego baseando-se por onde ele veio, ou seja, de onde as pessoas estão te encontrando na internet, é possível analisar o comportamento de sua persona em relação a uma campanha.

Estes dados vão te ajudar a otimizar seus resultados, pois vai poder identificar em quais canais não vale a pena investir, e quais geram mais interação.

Por que os parâmetros são importantes?

Se você tem um negócio online, provavelmente investe recursos para gerar ainda mais oportunidades para a empresa. Com um link personalizado nos locais em que você está presente na web, fica muito mais fácil organizar o quanto de retorno cada campanha ou ação está te trazendo e como você deve gerenciar os investimentos.

A vantagem é que você pode utilizá-los em praticamente qualquer canal, como:

  • campanhas de e-mails, newsletters, e-mail marketing ou automáticos;
  • posts patrocinados, links em banners de parceiros;
  • anúncios Google, em publicidade nas redes sociais ou mesmo posts no LinkedIn, Twitter, Pinterest, Instagram, Facebook, WhatsApp e outros;
  • campanhas físicas com interação em QR Code.

Como configurar parâmetros de URL?

Afinal, como funcionam as UTMs e como configurá-las? Apesar de parecer complicado, utilizar os parâmetros UTM é bem simples, pois você já consegue construí-los com uma ferramenta do Google chamada “Construtor de URL” que funciona como um gerador de UTM.. 

Para saber efetivamente de onde está vindo o tráfego, precisa adicionar parâmetros que serão identificados pelo Google Analytics automaticamente.

E quais são os parâmetros de UTM? Temos:

  • Origem da campanha
  • Mídia da campanha
  • Nome da campanha
  • Conteúdo da campanha
  • Termo de campanha.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses parâmetros UTM!

Origem da campanha (utm_source)

Este parâmetro identifica por qual plataforma o seu link foi acessado, como o site, Facebook, Twitter, e-mail e outros canais da empresa. Um link que utiliza esse parâmetro ficará parecido com: 

Se alguém acessar a home page do blog da GoDaddy Brasil pela newsletter, ela será identificada como a origem deste tráfego.

Mídia da campanha (utm_medium)

Identifica por meio de qual mídia de publicidade ou marketing o tráfego está chegando até você, por exemplo: se foi por redes sociais, anúncios Display ou link em e-book. Neste caso, o endereço ficaria assim: 

Nome da campanha (utm_campaign)

Neste parâmetro de URL você vai indicar a qual campanha aquele link específico está se referindo, ou seja, o nome dela. Com ele você pode identificar se o objetivo de uma campanha está sendo assertivo. 

Você pode criar campanhas para produtos, lançamentos, novos materiais ricos e renomear isso especificamente, por exemplo: 

Conteúdo da campanha (utm_content)

Este é um dos parâmetros UTM considerados opcionais e serve para determinar qual conteúdo foi mais acessado. Isso é muito útil na hora de diferenciar anúncios e no caso de teste A/B, pois você vai perceber com clareza qual gerou mais tráfego por meio desta diferenciação.

Pode ser aplicado também para e-mail marketing, para ver quais elementos geram mais cliques. É só criar links diferentes para um CTA no conteúdo e outro para a imagem e conferir nos resultados que ponto mais atrai seus leads. O link poderia ser algo como: 

Termo de campanha (utm_term)

É utilizado para rastrear a palavra-chave utilizada em determinado anúncio, principalmente em campanhas pagas do Google Adwords. Esse também é um item facultativo, mas que pode te ajudar na hora de analisar as palavras-chaves que performam melhor.

Lembrando que o link pode agregar vários termos de UTM para uma análise ainda mais completa! Aplique esse conceito em suas campanhas e tenha ainda mais informações na hora de encontrar novos nichos e oportunidades para seu negócio!

Como passar parâmetros de URL no Wordpress?

O Wordpress consegue configurar alguns parâmetros de URL na própria plataforma, mas vale salientar que isso é apenas uma forma de configurar o formato da URL. Essa configuração não serve para parâmetros UTM e link rastreável. 

Para padronizar e personalizar as URLs das páginas do seu site, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. No painel de controle do Wordpress, vá até ao menu de ferramentas na esquerda e selecione a opção "Configurações".
  2. Aparecerão mais algumas opções e você deve clicar em “Links Permanentes”.
  3. Vão aparecer vários padrões de configuração das URL para cada página de acordo com a opção escolhida: páginas, dia e nome, mês e nome, nome do post e até uma estrutura personalizada.

Entendeu direitinho o que são parâmetros UTM, o que é link rastreável e a importância deles para sua estratégia digital? Maravilha!

Mas falando em estratégia digital, que tal contar com o auxílio de uma plataforma única e completa que vai ajudar sua marca a ganhar mais espaço na internet e turbinar o resultados de tráfego?

O Pacote de Marketing Digital da GoDaddy vai te ajudar a atrair mais clientes e a promover sua marca em diferentes frentes (e-mail, redes sociais, Google e mais). E o mais interessante é que tudo isso pode ser controlado por meio de uma único painel simples e intuitivo para qualquer um.

Comece gratuitamente agora mesmo!

Para mais dicas de marketing para alavancar sua empresa, acompanhe o blog da GoDaddy Brasil!