O que é Python e para que serve essa linguagem de programação?

ArtigosCategory
5 min read
Rafael Queiroz Bastos

Se você deseja se familiarizar com criação de sites e com as linguagens de programação mais utilizadas para esse fim, você precisa aprender o que é Python e para que serve esse código tão popular entre os desenvolvedores.

A transformação digital levou a prática de desenvolvimento web a um verdadeiro boom nos últimos anos. Afinal, toda empresa quer ter seu site próprio e, para isso, contar com um profissional expert em linguagem de programação para criar e gerir páginas na internet tornou-se fundamental.

Dessa forma, linguagens como HTML, CSS e Python são algumas das mais procuradas para esses objetivos: seja desenvolver um site ou e-commerce, assim como aplicativos e softwares diversos para contribuir com a performance digital das empresas.

Portanto, diante da importância dessa prática, nós da GoDaddy preparamos esse conteúdo exclusivo para te explicar o que é linguagem Python e como ela pode te ajudar na elaboração do seu site. Vem com a gente!

O que é Python e para que serve?

O Python foi desenvolvido no começo dos anos 90 por um pesquisador holandês chamado  Guido Van Rossum. O objetivo por trás da criação dessa linguagem foi a otimização da leitura de códigos e o aumento da produtividade dos programadores.

Ele é uma High Level Language (em tradução direta, linguagem de alto nível) simples e de fácil compreensão, o que propiciou o aumento de sua popularidade entre os programadores mundo afora.

Além disso, ela possui uma vasta variedade de bibliotecas, nativas ou de terceiro, o que permite que ela seja utilizadas em inúmeras áreas do saber, como:

  • desenvolvimento web;
  • machine learning;
  • ciência de dados;
  • computação gráfica
  • e inteligência artificial de um modo geral.  

Então o que é possível fazer com Python? Essa simplicidade de uso e ecletismo para diferentes setores fez com que ele se tornasse uma linguagem muito utilizada até por profissionais de outras áreas, como engenheiros, médicos, biólogos, físicos, contadores, cientistas de dados e por aí vai.

Portanto, se alguém te perguntar o que é Python e para que serve essa linguagem de programação, você pode responder que ele é um conjunto de códigos simples, intuitivo e de fácil aplicação em diversas áreas do saber, desde scripts mais simples até projetos mais complexos. 

A eficiência do Python está na sua capacidade de organizar a gestão de softwares por meio de classes, o que garante maior estabilidade e organização até para projetos maiores e mais ambiciosos. 

Seu objetivo, afinal, é tornar mais eficiente tanto a leitura de códigos como a produtividade

Como usar Python no desenvolvimento web?

Agora que você entendeu o que é programação em Python, deve estar se perguntando como utilizar essa linguagem para criar um site. 

A diversidade de bibliotecas do Python é bastante generosa com a área de desenvolvimento web. Existem uma série de frameworks que podem ser utilizados na missão de criar e gerenciar sites. Dentre eles, o mais popular é o Django.

Caso você não saiba, frameworks são uma espécie de base ou esqueleto já pré-formatado que podem ser utilizados como pontapé inicial para a criação de um site. Se toda a estrutura de um website fosse iniciada do zero a cada projeto, todo o processo seria bem mais demorado e custoso.

Dessa forma, um framework surge como uma possibilidade de facilitar o processo e já oferecer uma estrutura pronta para que o desenvolvedor web inicie o projeto. Existe uma diversidade de frameworks que podem ser escolhidos para criar um site a depender do tipo de página que você deseja criar.

Um framework de Python geralmente pode ser definido assim:

  • MTV (Model-Template-View): processa os dados de uma URL específica e descreve qual informação será mostrada no site.
  • MVC (Model View Controller): por meio da troca de informação entre interface e banco de dados do site, ele define como a informação será mostrada.

Além do Django, o Python possui outros frameworks famosos para desenvolvimento web, como o Flask, Bottle, Tornado, CherryPy, Falcon, Pyramid, entre outros.

Crie um site profissional com a GoDaddy

Sem dúvidas nenhuma aprender sobre linguagem de programação vai te ajudar a criar um site profissional, seja para sua empresa, projeto pessoal ou o que for. 

Entretanto, você sabia que não precisa necessariamente aprender códigos ou contratar o serviço de um desenvolvedor para isso?

A GoDaddy oferece uma série de soluções exclusivas para que você tenha um site próprio e com um domínio registrado para sua marca. Tudo isso sem necessidade de aprender desenvolvimento web!

Confira os planos de hospedagem da GoDaddy e conheça também a ferramenta de Criação de Sites para que você possa personalizar o lugar da sua marca na internet da maneira que desejar e de forma simples e intuitiva.

Gostou do conteúdo? Entendeu direitinho o que é Python e para que serve essa linguagem de programação tão famosa? Para mais artigos incríveis que nem esse, fique de olho em todas as novidades do blog da GoDaddy Brasil! Até a próxima!