O que é UX? Importância e dicas para aplicar em seu negócio

ArtigosCategory
8 min read
Amanda Britto

Enquanto muitos empreendedores desejam se aventurar pelo mundo digital em busca de potencializar a sua marca, é importante estar atento a uma série de detalhes que tornarão os sites mais apropriados e, consequentemente, visitados. Entender o que é UX é essencial para proporcionar aos que acessam sua página um momento tão agradável que, certamente, irão voltar a te visitar.

Compreender as relações entre usuários e os elementos do site garante mais sucesso na jornada de compra, afinal, ao oferecer uma boa experiência ao cliente, as chances dele encontrar o que está buscando e se sentir seguro para a aquisição de um produto ou serviço, são maiores. 

Algumas pesquisas comprovam essas afirmações, por exemplo, um estudo feito pela consultoria de investimentos NEA, mostra que empresas que investem em UX design sentem as vendas subirem em até 75%!

Por isso, se você quer entender como isso acontece, conheça as principais características desse método e aumente o tráfego em seu site!

O que é UX?

UX é a sigla para User Experience e, em português, significa experiência do usuário. É um conjunto de boas práticas que visam atender as demandas dos usuários e clientes em relação ao uso de um canal, produto ou serviço oferecido por uma empresa.  

Entre os elementos considerados pelos profissionais da área, estão aspectos como: 

  • usabilidade;
  • acessibilidade; 
  • desempenho;
  • design e mais.

O conceito de UX pode ser aplicado na criação de qualquer elemento que tenha interação com um usuário. 

Por exemplo, ao criar um produto “simples” como uma panela, é preciso considerar a forma como ela será usada. Isso faz com que os profissionais que vão criá-la pensem sobre a necessidade de proteção térmica em áreas como a alça, para evitar que quem for usar o item queime as mãos. 

Se a panela queima quem a usa, porque não possui a proteção no lugar em que a pessoa pega para tirar a panela do fogo, ela não oferece uma boa experiência ao usuário, correto?

Essa compreensão é essencial, afinal, ao entender o que é UX e qual é a sua importância para os negócios no meio digital, é imprescindível compreender esse conceito se aplica a tudo, e não a pena a recursos digitais, como o site da sua empresa. 

Onde surgiu o termo user experience?

O termo foi popularizado nos anos 1990 por Donald Norman, professor de ciência da computação especialista em engenharia e usabilidade. 

Na época, o cientista trabalhava na Apple, em um projeto de desenvolvimento dos computadores da marca.

O que é experiência relevante?

A dita experiência do usuário deve ser excelente para que ele sinta que o seu site é um lugar que ele pode visitar frequentemente, uma vez que conta com elementos que o agradam. Logo, de acordo com UX, uma experiência relevante é construída a partir de pilares:

  • facilidade de uso do serviço;
  • utilidade em usar aquele serviço;
  • prazer em usar aquele serviço.

O foco no cliente e a reparação de erros que o deixam frustrado é essencial para aumentar as vendas on-line.

Ao acessar com regularidade, este usuário consegue ser guiado para a jornada de compras mais rapidamente e de forma intuitiva. Então, a fidelidade se transforma em uma maior taxa de conversão de vendas.

Com isso, já é possível começar a desenhar o conceito que está por trás do método. 

Leia também: Qual a Diferença entre UI e UX?

Como aplicar os conceitos de UX ao seu site?

Agora que já sabe o que é UX, é importante conhecer as formas de adequar os aspectos desse método ao seu site. 

Confira as práticas que um profissional de UX design pode utilizar para tornar a experiência do usuário mais agradável!

#1 Descubra o que os seus visitantes querem

Não existe um modelo específico e padrão que deve ser seguido para alcançar a melhor experiência do usuário. Portanto, é preciso entender o que os seus visitantes esperam quando entram em sua página.

Em geral, existem duas formas principais de descobrir como melhorar a experiência do usuário:

  • pesquisa com usuários: você pode fazer um levantamento de informações que alguns de seus visitantes consideram mais relevantes. Afinal, eles são os que estão buscando algo e sabem identificar o que poderia melhorar. Às vezes, apenas adicionar algumas funções ou atalhos facilitam a jornada de compras;
  • pesquisa com concorrentes: outra forma simples de entender como oferecer essa experiência ideal é avaliar o que a concorrência está fazendo e os motivos pelos quais funciona para eles. Pondere entre os prós e contras e considere fazer alguns testes em seu próprio site.

#2 Avalie os fluxo de navegação dos visitantes

Outra forma de entender quais são as demandas dos visitantes das suas páginas é compreender como eles se comportam dentro do seu site

Para isso, existem algumas ferramentas que criam, por exemplo, mapas de calor

Esse tipo de recurso mostra onde os usuários clicam dentro da sua página e quais pontos houve maior atividade por parte do usuário.

Isso vai te ajudar a entender, onde as informações mais relevantes devem ser inseridas dentro do seu site, de acordo com o comportamento de navegação de quem entra no canal.

Essa solução está relacionada à ideia de que quando um cliente encontra rapidamente o que ele está procurando, isso significa que ele está vivendo uma boa experiência com o canal. Afinal, ficar procurando por um produto dentro do site, é muito chato!

Leia também: Saiba Como Aplicar UX Para Vender Mais em Sua Loja

#3 Use dados do Analytics

Dados de ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, são muito relevantes para mostrar quais páginas do seu site são mais visitadas, quais geram mais conversões, quais sofrem mais abandono e mais.

Todas essas informações são essenciais para entender mais sobre o comportamento do cliente e auxiliar na construção de elementos que ajudem na qualidade da experiência dele com a sua marca, em todos os canais digitais. 

#4 Layout agradável, responsivo e intuitivo

Antes mesmo de criar um site é preciso montar a arquitetura da informação. Ou seja, deve ser montado um modelo de como deseja fazer a disposição dos elementos da página

Lembre-se que é preciso que todos os blocos — textos, imagens, vídeos, entre outros — apareçam de forma harmônica, de modo que os visitantes tenham uma sensação agradável ao visualizá-los.

Isso é tão importante que uma pesquisa da RubyGarage indicou que 75% dos internautas julgam um site pela aparência e 38% dos internautas abandonam um site se ele for feio!

Então, não dá pra ignorar a estática da plataforma, não é mesmo?

Outro ponto importante nesse aspecto é a escolha de estilo, fonte e cores.

O ideal é que a decisão seja tomada de acordo com a identidade visual da marca, de modo que se torne mais fácil para o usuário fazer a distinção entre diferentes empresas.

Para que esse layout seja melhor aplicado, certifique-se de que todas as ações funcionam de forma responsiva e intuitiva. 

Entrar na jornada de compras e finalizar o pedido não deve ser uma tarefa difícil — muito pelo contrário, com apenas alguns cliques o cliente deve chegar até lá.

#5 Adaptação a diferentes dispositivos

É imprescindível levar em consideração que nem todos irão acessar o seu site por meio de um computador. 

De fato, segundo os dados divulgados pelo TIC Domicílios 2022, descobriu que 62% dos usuários de internet do Brasil tem acesso à rede somente pelo celular.

Isso significa que não ter um site otimizado para dispositivos móveis significa que você pode estar perdendo a maior parte de seus potenciais clientes. 

Desta forma, avalie o que pode ser feito para melhorar a navegação via mobile e não deixe de aplicar essas ações o quanto antes!

Qual é o significado de UX? 

UX significa user experience, ou experiência do usuário, e é um conjunto de elementos, ações e práticas que buscam criar sites otimizados que forneçam aos visitantes facilidade de acesso e navegação, e contribua para que encontrem o que buscam, com qualidade e agilidade. 

E se ficou com alguma dúvida sobre o conceito e como aplicá-lo, a dica final é assistir o vídeo abaixo! Nele explicamos o que é ux design e por que você deveria se importar com isso.

Conheça também o Pacote de Marketing da GoDaddy e tenha acesso a todos os recursos que você precisa para otimizar a sua página e criar um site responsivo e que ofereça uma experiência 100% eficiente!

Gostou de saber o que é UX e qual a sua importância? Então não deixe de ler mais artigos aqui no blog da GoDaddy Brasil!