Qual a diferença entre UX writing, copywriting e content writing?

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:6 min
Rafael Queiroz Bastos

Entender a diferença entre UX writing, copywriting e content writing é fundamental para estrategista de conteúdos que desejam planejar ações realmente eficientes a partir do poder da escrita.

Afinal, apesar de possuírem nomes semelhantes e de lidarem com conteúdos escritos, os objetivos por trás de cada uma dessas técnicas é bem diferente entre si, mas nenhuma é menos importante que a outra.

Para se ter uma ideia, a cada U$1 investido em UX, as empresas recebem U$100 como retorno, o que significa um ROI (Retorno sobre investimento) de 9900%, segundo o site UXCAM. Impressionante não é mesmo?

Por sua vez, a implementação de uma boa chamada CTA (Call-to-action) em uma landing page pode aumentar o número de conversões em 220%, segundo Market Plash. Para quem não sabe, o CTA é uma chamada para o cliente tomar uma decisão importante, geralmente de conversão, e é uma peça fundamental do copywriting.

Por fim, uma pesquisa da SemRush com 1700 profissionais de marketing digital registrou que 44% desses especialistas afirmam que uma boa estratégia de content writing aumentou consideravelmente a qualidade dos conteúdos e o sucesso dos clientes.

Portanto, sem mais delongas, confira nosso conteúdo até o fim para que você entenda a diferença entre UX writing, copywriting e content writing, além do conceito e objetivos por trás dessas estratégias. Vem com a gente!

Veja a diferença entre UX writing, copywriting e content writing

Para falarmos da diferença entre UX writing, copywriting e content writing, vamos falar de forma clara e objetiva o conceito de cada um desses métodos de redação para estratégia digital.

Confira!

O que é UX writing?

A sigla UX corresponde ao termo estrangeiro “user experience” (experiência do usuário). Nesse sentido, o termo UX Writing representa uma estratégia de redação de pequenos textos escritos que vão orientar, simplificar e enriquecer a experiência do cliente com um produto ou serviço de uma marca. 

A ideia é que o usuários ao navegar por um site, blog, aplicativo, software, plataforma, etc, de uma marca não se sinta frustrado ou tenha dificuldades. 

O objetivo do UX Writing é justamente facilitar o caminho do usuário para que ele tenha uma experiência interessante com a marca e transforme isso em mais vendas e engajamento.

Os nomes das categorias de um menu de navegação, por exemplo, devem ser claros e concisos, além de organizados de forma intuitiva, para que o usuário saiba o que está fazendo ao clicar naquele ícone.

Um outro caso bastante comum em e-commerces está relacionado ao botão para comprar um produto. 

Por exemplo, imagine que um possível cliente esteja navegando por uma loja virtual e encontre produtos interessantes, mas ele não tem tempo ou condições de fazer a compra naquele exato momento.

Nessa situação, em vez de inserir um botão “comprar” ou “compre agora” ao lado da foto e descrição do produto, poderia ter a opção “adicionar ao carrinho de compras”.

Dessa forma, o cliente clica na opção para realizar a ação mais tarde, engaja com a marca e ainda pode receber mensagens automatizadas de lembrete para fechar o negócio.

O que é copywriting?

E o que é copywriting? Essa técnica de redação tem como objetivo desenvolver textos breves, concisos e extremamente persuasivos para convidar o leitor a interagir, cadastrar-se em um site, experimentar um período de avaliação gratuita ou comprar com uma marca.

Esses textos geralmente estão em páginas iniciais de sites, landing pages, posts em redes sociais, conteúdos de e-mail marketing e muito mais. Por via de regra, eles são acompanhados por um botão de ação, ou CTA, como já mencionamos na introdução do nosso artigo.

O CTA é a grande estrela na maioria dos exemplos de copywriting, pois é nesse ícone que deve ter a frase chave para orientar o consumidor a tomar uma decisão de conversão. Alguns exemplos:

  • “Baixe agora mesmo!”: no caso de landing pages para downloads de ebooks ou outros materiais ricos
  • “Experimente gratuitamente”: no caso períodos de avaliação, demos de produtos, etc;
  • “Crie sua loja virtual com apenas um clique!”: no caso de CTAs que redirecionam os clientes para plataformas de e-commerce.

A ideia é elaborar textos na ordem direta, simples, objetivos e que despertam um sentimento de urgência em quem está lendo.

Confira técnicas preciosas de copywriting para seu negócio:

O que é content writing?

Para finalizar nosso conteúdo sobre a diferença entre UX writing, copywriting e content writing, vamos falar agora deste último. Afinal, o que é content writing?

O content writing é um método de redação que embasa todos os textos de uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Geralmente apoiado em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ela consiste na criação de textos informativos e educativos para os leads e clientes da empresa.

A ideia é gerar conhecimento e enriquecer ainda mais a experiência do cliente com a marca, ao mesmo tempo que consolida a empresa como autoridade no segmento de atuação.

Os principais exemplos de content writing são:

  • artigos para blog;
  • infográficos;
  • e-books;
  • guias;
  • newsletter, etc.

Para fazer conteúdos de qualidade, é fundamental conhecer a fundo o público-alvo da marca, as principais palavras-chaves que compõem o universo do segmento de atuação e, a partir disso, botar a mão na massa.

Os textos devem ser envolventes, responder às demandas do público, ter boas escaneabilidade e complemento com outros conteúdos complementares interessantes, como imagens, vídeos, infográficos e CTAs para materiais ricos.

E, claro, não dá para menosprezar os pré-requisitos de SEO. Afinal, ser visto pelos seu público-alvo nos mecanismos de busca, como o Google, é essencial.

Saiba mais sobre SEO no vídeo abaixo:

Entendeu a diferença entre Ux writing, copywriting e content writing? Maravilha! Caso seu negócio esteja precisando de uma impulsionada nas estratégias de marketing digital, você precisa então conhecer o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy.

Essa ferramenta reúne tudo que uma empresa precisa para fazer bonito e obter excelentes resultados em todos os principais canais digitais, como redes sociais, site, e-mail e ferramentas de busca.

Ficou curioso? Comece gratuitamente agora mesmo!