melhores sites para aprender programação

Melhores sites para aprender programação: 12 canais online

Tempo de leitura:11 min
Rafael Queiroz Bastos

Uma carreira na área de tecnologia é o sonho de muitas pessoas. E, já que você está em um artigo sobre os melhores sites para aprender programação, imaginamos que faça parte desse grupo. Então, bem-vindo ou bem-vinda!

De fato, estamos falando de um setor consolidado, mas que se mantém em crescimento. 

Um relatório da IDC aponta que a indústria de TI terá um crescimento anual de cerca de 4,2%. Além disso, a Gartner, encontrou dados que indicam que até 2025, a inteligência artificial e a tecnologia da automação irão transformar completamente a indústria e criar novas oportunidades de emprego e carreira.

Ou seja, aprender programação se torna um importante passo para ter acesso a essas vagas de trabalho que existem e que tendem a surgir.

Lembre-se: em um mundo cada vez mais conectado e dependente de sistemas tecnológicos, aprender programação não é apenas útil para desenvolvedores, mas também uma habilidade que vai te abrir um enorme leque de opções de trabalho no futuro.

Entretanto, a importância de aprender programação não está relacionada apenas ao mercado de trabalho de tecnologia. 

Hoje, é comum encontrar a disciplina em escolas infantis ou cursos específicos para jovens.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promoveu a introdução ao ensino de programação nas escolas americanas.

Há, ainda, muitos especialistas que acreditam que o aprendizado de programação favorece o desenvolvimento de habilidades como:

  • raciocínio lógico;
  • senso de organização;
  • criatividade.

Com tudo isso em mente, aprender programação depende dos caminhos que você escolher. Por isso, criamos uma lista com os melhores sites para aprender programação.

Lista com os 12 melhores sites para aprender programação

A lista com os 12 melhores sites para aprender programação foi criada considerando a qualidade do ensino, o reconhecimento da marca perante a comunidade e a diversidade no estilo de aprendizagem. 

Conheça: 

  1. Code.org
  2. CodeCademy
  3. Coursera
  4. edX
  5. freeCodeCamp
  6. Khan Academy
  7. MIT OpenCourseWare
  8. Programaê!
  9. Udemy
  10. W3Schools
  11. Youtube
  12. Chat GPT

Como um incentivo extra para que você aprenda a programar do zero, vai aí uma boa notícia: quase todos esses sites são gratuitos! Portanto, vamos conhecer melhor cada um deles!

1. Code.org

O Code.org é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a promover educação em ciência da computação e torná-la mais acessível aos estudantes em todo o mundo.

Eles oferecem cursos interativos e recursos gratuitos para ensinar programação de sites a crianças, jovens e adultos.

Apesar de ser um site internacional, ele também está disponível em português, facilitando ainda mais o acesso aos materiais que vão permitir que você aprenda a programar do zero.

2. CodeCademy

A Codecademy é uma das plataformas de ensino mais conhecidas do mundo, com cerca de 24 milhões de usuários.

Um grande diferencial é seu modelo de aprendizado interativo, oferecendo novidades entre os recursos online para aprender programação.

Lá, você poderá aprender com cursos gratuitos e pagos, abrangendo várias linguagens de programação recomendadas para iniciantes, intermediários e avançados, incluindo:

  • Python;
  • JavaScript;
  • Ruby;
  • HTML;
  • CSS;
  • jQuery;
  • entre outras.

Seu formato interativo permite que os alunos pratiquem a codificação diretamente no navegador.

Leia também: Dicionário do programador: 50 termos da internet ligados ao seu site

3. Coursera

O site Coursera é uma das maiores plataformas de ensino online do mundo, oferecendo diversos tipos de cursos, incluindo cursos universitários de várias instituições de renome.

Eles têm uma grande variedade de cursos de programação, abrangendo desde capacitações mais introdutórias, como a Introdução à Lógica, a cursos mais avançados, como um Bacharelado em TI.

Você pode encontrar diversos cursos gratuitos com recursos online para aprender programação, contudo, a plataforma também disponibiliza opções pagas.

4. edX

A edX é uma plataforma de ensino online que nasceu da parceria entre a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Incrível, não é mesmo?!

Esse site hospeda uma ampla gama de cursos, incluindo treinamentos relacionados à programação e ciência da computação. 

Muitos são gratuitos, mas também existem alternativas pagas para aqueles que desejam um certificado de conclusão verificado.

Um ponto negativo é que nem todos os cursos têm tradução para o português.

5. freeCodeCamp

O freeCodeCamp é mais uma organização sem fins lucrativos visando tornar o aprendizado de desenvolvimento web acessível a todos.

Se você está se perguntando sobre qual linguagem de programação aprender, lá você tem acesso a uma extensa lista, que propicia uma formação ampla, incluindo:

  • HTML;
  • CSS;
  • JavaScript;
  • Node.js;
  • React;
  • MongoDB;
  • entre várias outras.

Os alunos têm a oportunidade de aprender programação ao mesmo tempo que praticam suas habilidades ao trabalhar em projetos reais desenvolvidos para organizações sem fins lucrativos.

Essa é uma ótima oportunidade para aprender enquanto constrói um portfólio profissional.

Leia também: Você sabe o que é linguagem de programação?

6. Khan Academy

A Khan Academy também é uma organização educacional sem fins lucrativos, fundada em 2008.

Embora seja amplamente conhecida por oferecer conteúdo em diversas outras disciplinas, eles também possuem uma seção dedicada ao ensino de programação. 

Os cursos de programação da Khan Academy abrangem linguagens clássicas, como HTML, CSS, JavaScript e outras, com materiais didáticos em vídeo e facilmente acessíveis a qualquer idade.

7. MIT OpenCourseWare

O MIT OpenCourseWare, como o próprio nome sugere, é uma iniciativa do MIT, lançada em 2002. Seu objetivo é disponibilizar gratuitamente para quem está em busca de descobrir como aprender a programar.

Embora o conteúdo esteja todo em inglês, ela fornece acesso a materiais de cursos de Ciência da Computação e Programação ministrados no MIT. É por isso que está na nossa lista de melhores sites para aprender programação. 

Afinal, a plataforma permite que estudantes de todo o mundo, inclusive você, aprendam com o conteúdo acadêmico de uma das principais universidades de tecnologia do mundo.

Há, inclusive, a possibilidade de completar uma graduação inteira com direito à certificação.

8. Programaê!

O Programaê! é uma iniciativa brasileira que promove a educação em Ciência da Computação e programação para jovens no país.

O projeto foi idealizado em 2014 pela Fundação Telefônica Vivo, juntamente com a Fundação Lemann, visando oferecer cursos relacionados à programação de forma lúdica e prática, usando jogos para aprender a programar, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas desde cedo.

A plataforma também fornece ajuda para professores, com materiais e conteúdos didáticos que contribuem com suas aulas. Todo o conteúdo é oferecido gratuitamente.

9. Udemy

A Udemy é uma plataforma de cursos online fundada em 2010. Ela permite que instrutores de todo o mundo criem e ofereçam os próprios cursos, sobre praticamente quaisquer tipos de tópicos, incluindo, é claro, a programação.

O sistema permite que você aprenda a programar do zero e oferece uma ampla variedade de cursos para diferentes níveis de habilidade e orçamentos. Isso inclui algumas opções gratuitas. Contudo, as capacitações principais e mais completas são pagas.

10. W3Schools

O W3Schools é um dos mais populares e melhores sites para aprender programação.

Embora não seja uma plataforma de aprendizado em português, nela, é possível aprender de maneira interativa, com tutoriais e referências para várias tecnologias, como:

  • HTML;
  • CSS;
  • JavaScript;
  • PHP;
  • C++;
  • C#;
  • SQL;
  • entre várias outras.

Essa é uma boa opção para quem domina o inglês e continua em dúvida sobre qual linguagem de programação aprender.

11. Youtube

Apesar do YouTube ser uma plataforma de compartilhamento de vídeos, ele reúne uma enorme quantidade de conteúdos educacionais.

Nele, você encontra diversos canais dedicados exclusivamente a ensinar programação e desenvolvimento de software em várias linguagens e tecnologias. 

É muito comum também encontrar playlists com dicas para quem está começando a aprender programação com uma ordem de conteúdo, o que te ajuda a seguir um passo a passo.

Lá, você encontra tutoriais, projetos práticos, aulas completas e dicas úteis para te ajudar a aprender a programar.

12. Chat GPT

Essa pode até ser uma novidade que você não esperava, mas muitas pessoas já estão usando o Chat GPT para aprender programação.

Com ele, é possível que você tire dúvidas, peça explicações sobre algum código, veja exemplos, pratique e até mesmo resolva problemas em sua programação.

Talvez não seja a ferramenta ideal para começar, mas, com certeza, é útil para treinar e afiar seus conhecimentos.

Principais dúvidas sobre como aprender a programar

Qual o melhor site para aprender a programar?

O melhor site para aprender a programar é aquele que oferece o tipo de linguagem de programação que você quer aprender, com o melhor custo-benefício. Avalie também suas necessidades, como certificação. Cada canal possui suas próprias características e custos, que podem ou não estar alinhados às suas necessidades.

Qual o melhor programa para aprender programação?

Escolher o melhor programa para aprender programação depende de diversos fatores, incluindo: sua relação com a interface do aplicativo, preferências pessoais, linguagem desejada, custo e mais. Portanto, a melhor dica que podemos te dar é fazer um teste gratuito e escolher aquele que atenda às suas demandas.

É possível aprender a programar sozinho?

Sim! É possível aprender a programar sozinho. O aprendizado autodidata em programação é uma realidade, porém, é muito fácil se perder em meio a todo conteúdo que você encontrará na internet. Por mais que seja possível aprender a programar sozinho, esse não é o método mais recomendado.

Como aprender a programar do zero?

Para aprender a programar do zero, a primeira coisa que você precisa fazer é estudar lógica de programação. Esta é a matéria base para quaisquer estudos na área. Qualquer um dos sites apresentados aqui vão te oferecer este curso, antes de iniciar seu aprendizado em programação.

Qual linguagem de programação aprender?

A escolha de qual linguagem de programação aprender dependerá dos objetivos e interesses. Cada uma tem as próprias características, sendo mais adequadas para certos tipos de projetos. Um caminho comum a muitas pessoas é começar com HTML e CSS.

Existe uma linguagem de programação recomendada para iniciantes?

O Python é normalmente muito recomendado para iniciantes em programação, dada a sua sintaxe clara e fácil de entender, versatilidade, enorme comunidade para conseguir suporte e diversos locais que oferecem cursos gratuitos para essa linguagem. Além disso, o mercado de trabalho é ótimo para quem programa em Python.

Existem jogos para aprender a programar?

Sim! Existem jogos para aprender a programar! Entre os mais conhecidos, estão:

Nada melhor do que aprender se divertindo, não é mesmo?

Dicas para quem está começando a aprender programação

Aprender programação, geralmente, implica em atravessar uma grande barreira de aprendizado inicial, que inclui conteúdos muito diferentes dos que você já teve contato ao estudar outros materiais. Aqui, a principal dica que podemos te dar é não desistir

Por mais difícil que o material pareça, insista, mude de plataforma e varie entre os melhores sites para aprender programação até encontrar o que vai te fazer se sentir seguro para  avançar.

Dito isso, outras dicas para quem está começando a aprender programação são:

  • comece com uma linguagem de programação mais fácil, como o HTML;
  • pratique regularmente;
  • não subestime o aprendizado de lógica de programação;
  • participe de comunidades de programadores;
  • construa pequenos projetos;
  • estude o código de outros programadores.

É muito fácil desistir durante o aprendizado de programação, portanto, não tire o foco de seus objetivos.

Pronto para começar a aprender programação?

Agora que você conheceu os melhores sites para aprender programação, tirou diversas dúvidas com nossas perguntas e respostas frequentes, conheceu jogos para aprender a programar e, ainda, recebeu as principais dicas para começar seu aprendizado, é hora de se mover e entrar logo em algum dos cursos indicados aqui!

Aprender a programar pode abrir diversas portas para você e, quem sabe, até mesmo descobrir uma vocação. 

Aproveite também para conhecer as melhores plataformas para criar sites do mundo: com a GoDaddy, seu trabalho como programador é mais fácil e o tempo gasto na criação de sites é menor. Acesse nossa plataforma e veja tudo o que podemos fazer por você.

Conheça também nossa função de gestão de projetos profissionais, feita especialmente para programadores, desenvolvedores e designers.