ArtigosCategoria

Tipos de Certificados SSL: quais são? Como funcionam?

Tempo de leitura: 10 min
Thalícia Sousa
tipos de certificados ssl​

Cerca de 30% dos sites ainda não seguem as melhores práticas de segurança com os diferentes tipos de certificados SSL, segundo o SSL Pulse. Além disso, entre outubro e dezembro de 2024, mais de 989 mil ataques de phishing (tipo de golpe online) foram registrados.

Quer dizer, quando muitas plataformas ainda têm configurações fracas ou nem usam SSL corretamente, os golpistas aproveitam para criar páginas falsas que parecem seguras. Eles fazem esse tipo de golpe ao usar até certificados básicos para enganar os usuários e passar uma falsa sensação de segurança.

Por essa razão, mais do que proteger seu portal, é preciso entender qual certificado faz sentido para a sua plataforma. Caso contrário, você deixa seus dados e as informações dos usuários, como endereço e cartão de crédito, vulneráveis.

Mas sem pânico! Preparamos este conteúdo com as principais informações sobre tipos de certificado SSL para te ajudar, como:

  • o que é um certificado SSL;
  • por que é importante ter um certificado SSL;
  • quais são os tipos de Certificados SSL existentes;
  • como funcionam os tipos de certificados SSL da GoDaddy.

Continue a leitura!

O que é um certificado SSL?

O certificado SSL é como um cadeado digital que protege o seu endereço web. Essa ferramenta cria uma ligação segura entre quem visita a sua página e o servidor em que a página está hospedada. Assim, todas as informações enviadas, como senhas, ficam embaralhadas e protegidas de acessos indevidos.

Na prática, o visitante da sua página vê o cadeado e o “https://” na barra do navegador, o que transmite confiança. Podemos comparar essa sensação a quando você passa por um prédio e percebe que o local tem portão eletrônico, câmeras e cerca elétrica.

Isto é, esses detalhes mostram que há cuidado com a segurança e que você pode confiar naquele lugar para morar. Da mesma maneira, o SSL cumpre essa função no ambiente digital: sinaliza que o portal leva a sério a proteção dos visitantes e das informações trocadas ali.

Por que é importante ter um certificado SSL?

Ter um certificado SSL deixou de ser um diferencial e se tornou uma exigência básica para deixar qualquer site seguro. Entenda os principais motivos!

Protege informações sensíveis

Sem SSL, os dados enviados pelo usuário podem ser interceptados ou alterados durante a transmissão. Já com a criptografia, essas informações ficam codificadas.

Logo, mesmo que alguém tente “espionar” a conexão, só verá uma sequência de caracteres sem sentido. Afinal, apenas o navegador e o servidor têm as chaves para “desembaralhar” esses dados e transformá-los novamente em informações legíveis.

Ter esse cuidado é fundamental porque o Brasil é o país com o 2º maior número de ataques cibernéticos, segundo o Panorama de Ameaças para a América Latina 2024.

Aumenta a confiança do cliente

Clientes mais atentos costumam seguir cartilhas de cuidados básicos ao comprar online. Assim, uma das primeiras recomendações é verificar se o endereço online tem o cadeado e o “https://” no endereço.

Portanto, quando a página não exibe esses sinais de segurança, a percepção de risco aumenta, o que pode dificultar a atração e a fidelização de novos clientes.

Atende às expectativas de privacidade e segurança

Hoje, conexões seguras são vistas como padrão mínimo de segurança de site. Até porque, desde 2018, o Google passou a sinalizar sites sem SSL como “não seguros”, mensagem que reforça a importância desse certificado.

Ajuda no posicionamento no Google

O Google considera o uso de HTTPS como um dos fatores de SEO (Search Engine Optimization) – otimização para mecanismos de busca. Ou seja, entre duas páginas com conteúdo parecido, o que tem HTTPS pode aparecer na frente porque transmite mais segurança cibernética aos usuários.

Afinal, o Google quer priorizar páginas que ofereçam uma experiência confiável. Em outras palavras, com o certificado SSL, você pode ter mais chances de atrair visitantes organicamente, sem depender apenas de anúncios pagos.

A mesma lógica se aplica à otimização para mecanismos de busca baseados em inteligência artificial, como ChatGPT: GEO (Generative Engine Optimization).

Quer entender mais detalhes sobre SEO para pequenas empresas e como aparecer nos primeiros resultados de pesquisa? Assista ao nosso vídeo:

Quais são os tipos de Certificados SSL existentes?

Os certificados SSL não são todos iguais e se dividem em 2 tipos:

  1. Tipos de validação;
  2. Tipos de abrangência.

1. Tipos de validação

Os tipos de certificado de validação mostram o nível de confiança e verificação que a plataforma transmite para o visitante.

SSL DV (Domain Validation)

O mais simples e básico de todos, o SSL DV é como um “passo rápido” só para provar que o domínio é seu.. Você só precisa confirmar a posse do site (geralmente por e-mail ou DNS) e o certificado sai quase na hora.

Se você tem um blog, portfólio ou página simples só para apresentar seu trabalho, o DV resolve bem.

SSL OV (Organization Validation)

Além de provar que o domínio é seu, no SSL OV, a autoridade certificadora confere informações da sua empresa. Assim, quando alguém clica no cadeado, vê que o portal pertence mesmo ao seu negócio.

Esse tipo de certificado SSL é indicado para quem tem uma pequena loja virtual, coleta dados de clientes ou quer mostrar mais profissionalismo.

SSL EV (Extended Validation)

Esse é o mais completo: passa por uma checagem bem rigorosa sobre a empresa, o que inclui a existência legal e o direito de usar o domínio. Esse tipo de certificado deixa bem visível que o endereço web é legítimo, processo fundamental para quem lida com transações financeiras maiores.

Então, se você tem um e-commerce, oferece serviços financeiros ou quer mostrar máxima credibilidade, o EV é o ideal. Por exemplo, um e-commerce maior, como Magazine Luiza, ou um banco digital, como o Nubank, precisam do mais alto nível de confiança, como o EV.

Ou seja, DV, OV e EV têm o mesmo nível de criptografia e todos protegem os dados da mesma forma. O que muda é o nível de verificação feito pela autoridade certificadora:

  • DV - só confirma que você é dono do domínio;
  • OV - também valida informações da empresa;
  • EV - faz uma checagem completa e mais rigorosa da empresa.

2. Tipos de abrangência

Após escolher o tipo de validação, é hora de definir quantas páginas ou subdomínios o certificado vai proteger.

Wildcard/Curinga

Esse certificado protege o domínio principal e todos os subdomínios associados.

Por exemplo, se o seu site é meusite.com, o Wildcard também vai proteger endereços como:

  • loja.meusite.com;
  • blog.meusite.com;
  • cursos.meusite.com.

Essa proteção ocorre sem precisar contratar um certificado para cada um. Por essa razão, o Wildcard é ótimo para quem tem várias áreas ou projetos no mesmo portal e quer garantir a segurança de tudo de uma vez só.

Quer entender ainda mais sobre como proteger sua página web e evitar ciberataques? Assista agora ao vídeo completo no canal da GoDaddy e veja dicas:

SAN (Multi-Domain)

Esse certificado protege vários sites diferentes com um único SSL. Por exemplo, você tem meusite.com, minhaloja.com.br e meuportfólio.net?

Em vez de comprar um certificado para cada portal, pode usar apenas um SSL SAN para todos. É uma opção prática e econômica para quem gerencia vários projetos ou marcas diferentes e quer centralizar a segurança em um único certificado.

Contar com um dos tipos de Certificados SSL já é uma ótima maneira de oferecer segurança aos usuários de sua plataforma. Porém, você pode fazer ainda mais, se desejar:

  • Certificado de Assinatura de Código - autenticar a fonte e a integridade do código de seu site, além de proteger seu software com criptografia de ponta, assim será impossível que terceiros o alterem;
  • Certificado de Assinatura de Driver - autenticar a fonte e a integridade de seu código de driver de hardware.

Como funcionam os tipos de certificados SSL da GoDaddy?

A GoDaddy oferece diferentes opções de certificados SSL para atender às necessidades de cada tipo de plataforma. É o caso de:

  • SSL DV (Domain Validation) - o mais básico e rápido de emitir;
  • SSL DV Gerenciado - mesma validação de domínio, mas com instalação e manutenção feitas pela GoDaddy. Ótimo para quem quer praticidade e não tem familiaridade técnica;
  • SSL SAN (Multi-Domain) - possibilita proteger até 5 sites diferentes com um único certificado. Perfeito para quem gerencia vários domínios e quer reduzir custos;
  • SSL DV Curinga (Wildcard) - protege o domínio principal e todos os seus subdomínios (ex.: loja.seusite.com, blog.seusite.com). Indicado para quem tem várias áreas ou projetos em uma mesma plataforma;
  • SSL OV (Organization Validation) - além de validar o domínio, confirma informações da empresa, passando mais confiança para lojas virtuais e sites que coletam dados de clientes;
  • SSL EV (Extended Validation) - o certificado mais completo e checa de forma rigorosa a empresa. É indicado para e-commerces e negócios que processam grandes volumes de pagamentos.

Por que escolher os certificados SSL da GoDaddy?

  • Instalação rápida e simples (na versão gerenciada, a própria GoDaddy faz tudo por você);
  • Atualização frequente – nos planos gerenciados, a reemissão acontece a cada 90 dias;
  • Criptografia forte e padrão do mercado, o que assegura a proteção dos dados dos clientes;
  • Benefícios para SEO, já que portais com HTTPS têm prioridade no ranking do Google.

Não deixe a proteção do seu site para depois

Conforme mencionado, garantir que o seu site tenha um tipo de certificado SSL hoje é sinônimo de credibilidade, segurança e melhores resultados online. Afinal, além de proteger informações sensíveis, o SSL ajuda seu negócio a ganhar a confiança dos clientes e a melhorar o posicionamento no Google.

Então, será que o tipo de certificado que você usa transmite toda a confiança que seus visitantes esperam?

Mostre que sua empresa leva a segurança do site a sério! Com os certificados SSL da GoDaddy, você tem instalação rápida, manutenção contínua e reemissão a cada 90 dias para garantir proteção máxima. Portanto, escolha agora o SSL ideal para o seu site e passe a confiança que seus clientes esperam.

Produtos Usados