Entenda como criar um blog: passo a passo + 3 dicas importantes!

ArtigosCategory
8 min read
Lucas Carvalho De Vivo

Aprender como criar um blog é algo que abre diversas possibilidades de comunicação, tanto para pessoas, quanto para empresas. 

Independentemente do tema, é possível compartilhar conhecimento, trazer novas informações e, claro, gerar tráfego por meio de estratégias de SEO, por exemplo.

E as estatísticas continuam se mostrando a favor da utilização do blog post para uma estratégia de marketing de conteúdo. Por exemplo, dados do Social Media Today apontam que 77% dos usuários de internet costumam ler artigos de blog.

E esse alto consumo tem uma forte conexão com o fato dos conteúdos de blog serem resultados frequentes nos principais buscadores, como o Google. 68% das experiências online têm início com uma busca em ferramentas de pesquisa, segundo relatório do Bright Edge.

Entretanto, muitos criadores de conteúdo ou até as próprias empresas não buscam levar essa ideia para frente com medo de ser algo complicado. Mas você sabia que aprender como criar um blog pode ser muito simples?

Neste artigo, a GoDaddy Brasil vai te explicar passo a passo como criar o seu blog para começar a postar hoje mesmo! Leia o conteúdo até o fim e aprenda tudo sobre o tema!

Como criar um blog? Passo a passo

Aprender como criar um blog é uma tarefa super fácil, e não requer grandes conhecimentos de design ou de programação, principalmente se você contar com o suporte certo e o auxílio das melhores ferramentas. 

Em poucos minutos, você já pode ter uma estrutura inicial montada e começar a publicar seu conteúdo e compartilhá-lo nas principais redes sociais.

Veja abaixo o nosso passo a passo para já colocar a mão na massa!

1. Pense no tema de seu blog

O primeiro momento envolve decidir o que você gostaria de compartilhar com os outros usuários em seu blog. Isso vale tanto para os corporativos quanto para os pessoais! 

Ter isso em mente não só auxiliará na hora de escolher o nome do blog, mas também de estruturar as categorias e o próprio layout, que precisa responder bem ao que você deseja publicar (vídeos, áudios, textos e outros formatos).

Caso você esteja criando um blog para sua marca, faça uma pesquisa de palavras-chaves relacionadas ao universo dos serviços/produtos oferecidos pela sua empresa. 

Você pode buscar por temas relacionados ao seu segmento de atuação e ao dia a dia dos seus clientes que leve o usuário a pensar no que seu negócio vende como uma solução para as suas demandas.

Por exemplo, se você tem um pequeno e-commerce local de alimentação saudável, você cria conteúdos falando dos benefícios para a saúde de alimentos diversos que você utiliza rotineiramente no menu de seus produtos.

Essa estratégia vai ser uma grande aliada a favor da otimização SEO do seu blog e vai posicioná-lo nas primeiras colocações dos principais buscadores, como Google, Yahoo e Bing. 

Em resumo, você vai colocar sua marca na vitrine para ser facilmente encontrada pelo seu público-alvo.

2. Procure um domínio e hospedagem

É possível, sim, criar um blog sem domínio. Porém, ao apostar em um endereço próprio, terá muito mais credibilidade e acessos em seu conteúdo, já que há mais chances de envolver estratégias de SEO e inbound marketing, por exemplo, em suas empreitadas para crescimento.

No caso de empresas, principalmente as que já possuem um site, o ideal é incluir o blog na lista de páginas. Uma central de conteúdo integrada à página é muito mais benéfica tanto para a experiência do usuário quanto para a inserção de linkagens internas, sem falar que não exige a compra de outro endereço somente para isso.

Além do domínio, é importante buscar um servidor para hospedá-lo. A GoDaddy já conta com todos os serviços que você precisa nesse aspecto, inclusive com um criador de sites que já inclui um blog totalmente editável! Se o que você deseja é rapidez, essa é a melhor escolha.

Logo após criar o seu site e blog, já estará hospedado em nossos servidores e, assim, você já poderá aproveitá-lo e publicar seus conteúdos no mesmo momento!

3. Configure seu blog

Criar um blog envolve configurar o CMS, que é a ferramenta pela qual ele vai ser desenvolvido e gerenciado para se manter no ar. 

Para ilustrar melhor, vamos utilizar o exemplo da ferramenta mais popular no mundo para essa função: o Wordpress, que é responsável por manter no ar em torno de metade de todos os websites ativos na atualidade.

No caso desse CMS, por exemplo, há questões que devem ser resolvidas, como: 

  • idioma; 
  • inserção dos usuários pelo e-mail;
  • detalhes de permissão; 
  • procura e instalação dos plugins; 
  • aspectos da página; 
  • comentários dos usuários; 
  • autores dos conteúdos, entre outros.

Todas as configurações são importantes para garantir o funcionamento perfeito do blog, evitando problemas futuros. Pense nisso e, se necessário, peça ajuda ao suporte ou a um desenvolvedor de confiança!

4. Personalização

Criar um blog envolve também desenvolver a identidade desejada para ele. Isso engloba aspectos como a fonte com a qual os artigos serão exibidos nas páginas, a estrutura do menu, como ele será apresentado e também o que toca as imagens. 

É necessário tomar cuidado e escolher a galeria da melhor maneira para evitar problemas na experiência do usuário.

Personalizar o blog é, sem dúvidas, algo muito importante. Entretanto, você não precisa tomar isso como prioridade, pois já poderá publicar conteúdos antes disso, e eles serão atualizados conforme você fizer as alterações, sem maiores problemas!

Aprender como criar um blog é tudo?

Checklist: criar um blog, adicionar conteúdo, compartilhar nas redes sociais… Será que é tudo?

Após a criação de sua página, existem outros detalhes que merecem a sua atenção para melhorar ainda mais a sua produção de conteúdo e a performance de suas postagens:

Faça um calendário

O calendário editorial é uma das melhores maneiras de organizar o seu blog, já estimando os passos do planejamento de postagens. Por meio dele você pode selecionar as estratégias que utilizará e já programar o conteúdo para garantir a eficiência nelas!

Outro ponto é que o calendário pode envolver também uma seleção dos temas a serem tratados no blog, em forma de assuntos que serão recorrentemente utilizados, como “novidades”, “notícias”, “produtos”, etc.

Postagens periódicas de temas estratégicos, por fim, é um pré-requisito vital analisado pelo Google para avaliar a autoridade do blog e posicioná-lo bem para a palavra-chave associada.

Invista tempo em benchmarking

Pesquisar os concorrentes é uma atividade extremamente importante para garantir um bom site. 

Entender o tipo de conteúdo que eles compartilham, e quais as redes que mais utilizam, é essencial para que você tenha diretrizes e possa fazer não só o mesmo, mas ainda melhor!

Entre nos blogs, olhe o layout, veja o que poderia ser aplicado ao seu e sempre busque fazer as alterações com foco em seu público.

Dessa forma, você poderá avaliar erros e acertos que podem ser aprimorados na sua estratégia e, assim, ter mais eficácia no engajamento e conversão do público-alvo.

Invista em uma solução de qualidade

Aprender como criar um blog em Wordpress pode ser ainda mais fácil quando você conta com a ajuda de uma ferramenta especializada e completa como o Criador de Sites da GoDaddy.

Ele oferece todos os recursos que o usuários precisa para desenvolver um site com templates e layout personalizado sem a necessidade de conhecimento técnico de design e programação.

Além disso, ele vem com ferramentas integradas de otimização SEO, um painel central para gerenciar seu conteúdo com mais qualidade e também a possibilidade de adquirir um domínio próprio.

Comece gratuitamente agora mesmo e faça um teste sem a necessidade de cartão de crédito!

Gostou do conteúdo? Aprendeu como criar um blog do zero? Aproveite e conheça mais dicas para crescer no mundo digital com o blog da GoDaddy Brasil!

Produtos Utilizados