Palavras-Chave — 7 Dicas Para Planejar O Uso Delas No Seu Site

ArtigosCategoria
Tempo de leitura:5 min
Isabela Guiaro

As palavras-chave são elementos essenciais para você que deseja aumentar a sua relevância na internet. Afinal, elas são termos utilizados pelos usuários para procurar determinadas informações e é possível usá-las a seu favor para que essas pessoas te encontrem ao fazer pesquisas nas ferramentas de busca.

Quer entender melhor como funciona e de que maneira se planejar para isso? Então continue lendo este artigo da GoDaddy!

O que são palavras-chave?

Um dos aspectos mais importantes das estratégias de SEO é a utilização das palavras-chave. Como o próprio nome sugere, trata-se de termos que são essenciais para direcionar as buscas.

Elas podem ser usadas tanto para a otimização do site em si, como também para a criação de anúncios, landing pages ou mesmo para o desenvolvimento de pautas para quem investe no marketing de conteúdo.

Funciona da seguinte forma: vamos supor que você esteja procurando por camisetas de personagens de filmes ou da TV. Ao abrir o Google, provavelmente usará termos como “camiseta de personagem”, “camiseta de séries”, etc. Essas são exemplos de palavras-chave.

Então, invertendo posições e supondo que você tenha uma loja de blusas personalizadas e sabendo que os seus clientes em potencial fazem esse tipo de busca, então é para esses termos que deve tentar posicionar o seu e-commerce.

As palavras-chave são divididas em duas categorias:

head tail: de cauda curta, ou seja, termos pequenos de uma ou duas palavras, como “camisetas personalizadas”;
long tail: de cauda longa, ou seja, termos maiores do que duas palavras, como “dicas de presente de aniversário”.

Dicas para planejar o uso das palavras-chave

Palavras-Chave: X Dicas Para Planejár O Uso Delas No Seu Site

Para fazer o uso das palavras-chave de forma correta, é essencial fazer um planejamento para entender a melhor maneira de se posicionar. Confira essas dicas para traçar um plano de ações!

  1. Persona

Revisite as informações sobre o seu comprador ideal e entenda como é o seu comportamento na internet. Avalie o tipo de buscas que essas pessoas fazem para saber como é o caminho delas para chegarem até o seu negócio.

Se você ainda não tem uma persona definida, é preciso traçar esse perfil para alinhar todas as estratégias que serão usadas para promover o seu projeto.

  1. Volume de buscas

O volume de buscas define quantas vezes aquele termo foi pesquisado. Ou seja, quanto maiores os números apresentados, maior a quantidade de buscas que estão sendo feitas.

É muito importante saber o volume para evitar criar um planejamento em cima de uma palavra-chave que quase não tem nenhuma relevância.

Para saber esse dado, é preciso usar ferramentas de pesquisa, como é o caso da SEMRush ou mesmo do Google Trends.

  1. Concorrência

Porém, nem sempre o termo que tem mais buscas é o ideal. Isso porque a quantidade de concorrentes que também estão tentando se posicionar para aquela mesma palavra também é bastante alta.

Ao utilizá-las, portanto, é preciso levar em consideração a dificuldade de rankeamento.

  1. CPC

Caso seu objetivo seja fazer anúncios, outro ponto a ser levado em consideração é o custo por clique. Ou seja, a quantia que é cobrada por cada clique em sua campanha.

Pense bem antes de escolher o termo que será anunciado pois, embora o pagamento seja feito apenas por aqueles que os usuários clicaram, quanto maior o volume, maior a exposição. E, quanto mais pessoas encontrarem seu anúncio, maior a chance de alguém clicar.

Então, faça um cálculo para entender o valor máximo que está disposto a pagar para entender se é compatível com o potencial daquele termo.

  1. Escolha um nicho

Sim, muitas pessoas pesquisam “camisetas” no Google. Mas será que vale a pena somente por ter um alto volume de buscas? Será que todo mundo que busca essa palavra está procurando algo similar ao seu produto?

Para encontrar o seu cliente ideal, é importante utilizar palavras-chave mais específicas e que tenham mais a ver com o seu negócio.

  1. Use SEO local

Caso você ofereça serviços presenciais, uma ótima tática de posicionamento que aumenta não apenas a sua presença digital mas também ajuda a impulsionar no movimento da sua loja é apostar nas técnicas de SEO local.

Para isso, busque palavras-chave que estejam atreladas a sua localização, como “loja de camisetas em sp”, por exemplo.

  1. Universo de busca

Nem todos os termos usados em sua estratégia precisam ser literalmente sobre o seu produto. É essencial fazer uma busca sobre o universo temático que poderia levar os usuários a te encontrarem.

Por exemplo: por que não se posicionar em palavras-chave como “presente de aniversário”? Uma pessoa que esteja buscando dicas poderá encontrar uma camiseta do agrado do aniversariante e comprá-la!

Agora que já sabe como planejar o uso de palavras-chave, continue acompanhando o blog da GoDaddy para saber mais sobre marketing digital!